Está aqui

Manuel Alegre divulga mandatários

Candidato à Presidência anuncia os nomes de 20 mandatários regionais e distritais, na sua maioria independentes e de origem plural. Metade foram já mandatários em 2006; a outra metade reflecte o alargamento dos apoios.

“O movimento cívico e de cidadania é a génese e a matriz da minha candidatura, que se vai preservar [na campanha presidencial de 2011]. Esta candidatura é supra partidária, embora tenha agora o apoio de outras forças políticas”, acentuou Manuel Alegre.

Manuel Correia Fernandes, vice-presidente do MIC, arquitecto e professor catedrático da FAUP, vereador da câmara do Porto, é novamente mandatário por essa cidade. Também Jorge Leite Ginja, que foi coordenador Distrital da Campanha de 2006 em Vila Real, é agora mandatário pelo mesmo distrito. O neurocirurgião Carlos Alegria é mandatário por Braga; Dinis Cortes, igualmente médico, Subdelegado e Responsável Clínico Regional do IDT Alentejo, é novamente mandatário por Beja; António Neto Brandão, advogado, primeiro Governador do Distrito de Aveiro após o 25 Abril, volta a ser mandatário por essa capital de distrito.

Entre os novos mandatários encontram-se figuras que reflectem os novos apoios recebidos, partidários e não só. É o caso de Luís Filipe Madeira, mandatário por Faro, governador dessa cidade em 1974/75, secretário de Estado do Turismo do I Governo Constitucional e dirigente nacional do PS vários anos; ou de Violante Saramago Matos, entre 2005 e 2006 deputada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Legislativa da Madeira, agora mandatária pela mesma região autónoma. Ainda entre os novos mandatários, registe-se Alberto Marques Midões, por Viana de Castelo, militante do PCP desde 1978 e ex-membro do Comité Central desse partido.

Mandatário de Manuel Alegre por Évora em 2006 que volta a sê-lo agora é o capitão de Abril José Luís Cardoso. Também ligado ao movimento dos capitães de Abril, José Niza, médico e compositor, é novamente mandatário por Santarém.

O ex-deputado constituinte Manuel João Vieira é mandatário de Castelo Branco, e António Arnault, fundador do PS e autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde em 1979, é o mandatário de Coimbra.

O psiquiatra Daniel Sampaio é o mandatário por Lisboa, Fernando Serra Lourinho, dirigente da crise académica de 1962, militante comunista, é mandatário por Leiria e Júlio Barbosa, hoje médico, é mandatário por Viseu.

Fernando António Aires Ferreira, engenheiro, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo de 1985 a 2009, é o mandatário por Bragança; Alípio Mendes de Melo, Presidente da 2ª Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Gouveia em 1976, presidente da mesma autarquia até 1983, é novamente mandatário desta candidatura pela Guarda. Jorge Martins de Jesus, presidente da Câmara Municipal da Gavião desde 1995, é o mandatário por Portalegre.

Luís Machado Luciano, médico e cirurgião que nos anos de 74, 75 e 76 integrou várias comissões instaladoras no Hospital de Setúbal, é o mandatário por Setúbal.

Sexta feira, à noite, Manuel Alegre arrancará em Setúbal com o primeiro jantar de apoiantes da pré-campanha. A partir deste momento, todas as semanas haverá um tema em foco por parte da candidatura, sendo o primeiro o da economia, seguindo-se a saúde.

“No terreno, vamos procurar estar em contacto com casos e situações reais relacionados com esses temas”, referiu Duarte Cordeiro, director de campanha.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (9)