Está aqui

Jornal Público dispensa três colunistas

Alexandra Lucas Coelho "regista" o facto de "os três estarmos claramente à esquerda do que é o posicionamento" de David Dinis.
David Dinis por António Pedro Santos - Lusa
David Dinis por António Pedro Santos - Lusa

A José Vítor Malheiros, cuja saída foi anunciada pelo próprio no início do mês, juntam-se agora os jornalistas Paulo Moura e Alexandra Lucas Coelho que publicaram hoje simultaneamente no facebook uma nota onde confirmam o fim da relação com o jornal Público. Os três deixam claro que esta decisão acontece por decisão de David Dinis, nomeado diretor do jornal em outubro, e que os nomes estão relacionados.

Segundo Alexandra Lucas Coelho "isto acontece na sequência de David Dinis ter dispensado José Vitor Malheiros e Paulo Moura, nomes fundamentais na história do Público." E acrescenta, "registo ainda o facto de os três estarmos claramente à esquerda do que é o posicionamento do recém-empossado diretor".

José Vítor Malheiros, que no início de janeiro publicou a sua última crónica no jornal, tinha já esclarecido que "a minha saída não se deve de forma alguma a uma decisão pessoal." Agora, acrescenta que "a recente dispensa de Alexandra Lucas Coelho e de Paulo Moura - dois dos melhores repórteres e dos mais originais autores da sua geração - pode ser sinal de muitas coisas quanto à orientação editorial do Público. Mas é certamente sinal de uma: a aposta na qualidade e na diversidade de pontos de vista não é um dos eixos da nova estratégia do Público."

Em baixo transcrevemos as notas do facebook de cada jornalista.

Paulo Moura

A minha colaboração com o Público termina este mês, por iniciativa da actual direcção, de David Dinis. Estou no jornal desde a sua fundação. Saí dos quadros da empresa em 2013, por minha decisão, mas mantive um acordo de colaboração regular. Chega agora ao fim uma intensa e fecunda relação de 27 anos, no mesmo momento em que são dispensados do jornal nomes tão fundamentais da imprensa portuguesa como Alexandra Lucas Coelho e José Vítor Malheiros. 
Continuarei a fazer reportagem, a escrever e a publicar onde quer que o Jornalismo seja valorizado.

Alexandra Lucas Coelho

O recém-empossado director do “Público”, David Dinis, propôs reduzir a minha crónica semanal a mensal e cortar para metade a remuneração de cada crónica. Recusei por considerar que essa proposta esvazia o diálogo com o leitor e reduz a remuneração a algo indigno. Nenhuma outra proposta foi feita. Cumprirei, pois, o contrato que tenho até 31 de Março, e a partir daí encerra-se a minha relação de 19 anos com este jornal. Registo que isto acontece na sequência de David Dinis ter dispensado José Vítor Malheiros e Paulo Moura, nomes fundamentais na história do “Público”, e do jornalismo português. Registo ainda o facto de os três estarmos claramente à esquerda do que é o posicionamento do recém-empossado director.

José Vítor Malheiros

A recente dispensa de Alexandra Lucas Coelho e de Paulo Moura - dois dos melhores repórteres e dos mais originais autores da sua geração - pode ser sinal de muitas coisas quanto à orientação editorial do Público. Mas é certamente sinal de uma: a aposta na qualidade e na diversidade de pontos de vista não é um dos eixos da nova estratégia do Público.

Título corrigido às 23.25h de 16 de janeiro de 2017, substituindo a palavra "colaboradores" por "colunistas"

Termos relacionados Sociedade
Comentários (4)