Está aqui

COP 22 em Marraquexe

Um ano após o acordo de Paris, o tempo esgota-se para o planeta conseguir travar o aumento da temperatura neste século. A COP 22 foi mais uma oportunidade perdida para tornar vinculativos os compromissos de cada país e a fiscalização das emissões poluentes. Dossier organizado por Luís Branco.
COP 22 em Marraquexe
COP 22 em Marraquexe. Foto Takver/Flickr

Neste dossier, publicamos o apelo de 400 organizações para impedir novos projetos de combustíveis fósseis e a Declaração dos Movimentos Sociais em Marraquexe, as opiniões de Pedro Soares e João Camargo, que também fez reportagens no local, e o balanço da cimeira por uma ativista pelo decrescimento. Lembramos as manifestações “Salvar o Clima, Travar o Petróleo” de Lisboa e Porto e a cronologia das cimeiras do clima desde 1979 até hoje.

Comentários (1)

Neste dossier:

COP 22 em Marraquexe

COP 22 em Marraquexe

Reportagens, análises e a voz dos movimentos sociais na recente Conferência do Clima.

Nenhum novo projeto de combustíveis fósseis!

Leia aqui a carta aberta subscrita por mais de 400 organizações de todo o mundo no âmbito da campanha global "Keep it in the Ground".

“Mais um passo para um clima incompatível com a vida digna”

Se queremos a alteração climática abaixo de 1.5ºC ou pelo menos 2ºC enquanto asseguramos os direitos humanos, a justiça social e as hipóteses de uma vida digna para todos, é melhor não confiar nas promessas do processo oficial. Artigo de Christiane Kliemann.

Manifestação em Marraquexe, durante a COP-22

Declaração de Marraquexe dos Movimentos Sociais

O esquerda.net publica na íntegra a declaração de Marraquexe dos movimentos sociais.

Ban Ki-Moon

Cronologia das cimeiras do Clima

Da primeira Conferência do Clima em 1979 até à COP 22 em Marraquexe, a comunidade científica avançou bastante na definição da ameaça climática. Mas as lideranças políticas mundiais nunca mostraram nem vontade nem eficácia para travar as alterações climáticas.

Marcha pela Justiça Climática em Marraquexe, 13 de novembro de 2016

Manifestação em Marraquexe pela justiça climática

Manifestantes dizem que o futuro do clima será decidido pelos povos e não pelas Nações Unidas. Artigo de João Camargo, em Marraquexe.

Uma desilusão chamada Marraquexe

A presidência marroquina da COP 22 vai apresentar uma declaração cheia de saudações e de retórica, mas vazia de ação e de medidas. Artigo de Pedro Soares, em Marraquexe.

Manifs em Lisboa e Porto pelo fim da prospeção de gás e petróleo

Centenas de pessoas saíram às ruas de Lisboa e Porto enquanto decorre a COP 22, sob o lema "Salvar o Clima, Parar o Petróleo".

O empreendedorismo climático

Entre os gigantescos problemas que a eleição de alguém como Trump traz, está a sua promessa de rasgar o Acordo de Paris, não por ser insuficiente, mas por não acreditar nas alterações climáticas. Artigo de João Camargo, em Marraquexe.

A 22ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP22) começou nesta segunda-feira, 7de novembro de 2016 - Foto de stopcorporateabuse.org

No arranque da COP-22 monstros de negro escondem-se na sombra do monstro laranja

O espectro da possível eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos garante que durante os primeiros dias será difícil perceber o que será esta cimeira. Artigo de João Camargo, em Marraquexe.