Está aqui

"Eleição de Trump é um perigo global"

A Comissão Política do Bloco de Esquerda emitiu comunicado em que considera que a vitória eleitoral de Donald Trump é uma péssima notícia para os Estados Unidos e para o mundo.
Declaração de Trump na noite eleitoral, 8 de novembro de 2016 – Foto de Shawn Thew/Epa/Lusa
Declaração de Trump na noite eleitoral, 8 de novembro de 2016 – Foto de Shawn Thew/Epa/Lusa

Transcrevemos na íntegra o comunicado da Comissão Política do Bloco de Esquerda:

A vitória de Donald Trump é uma péssima notícia para os Estados Unidos e para o mundo.

É uma vitória da política do ódio - ódio à igualdade de direitos, à imigração e ao primado dos direitos humanos.

A eleição de Trump é um perigo global, pela sua declaração de guerra contra o planeta, feita logo na campanha eleitoral. Os EUA, a segunda maior economia do mundo, têm agora um presidente que nega a existência de alterações climáticas e quer cancelar o acordo de Paris.

Trata-se do caso mais impressionante no ciclo de desintegração dos sistemas políticos depois da crise financeira. A permanência do domínio da finança globalizada e o agravamento das desigualdades nos Estados Unidos e na Europa produz convulsões sociais e terramotos políticos como este.

A inexistência de uma alternativa mobilizadora, como a que poderia ter sido protagonizada por Bernie Sanders, também abriu caminho a este resultado.

Enfrentar o projeto de Donald Trump, que é a resposta errada aos impasses da globalização financeira, exige o encontro sem fronteiras de quem nunca desiste dos objetivos da democracia contra a barbárie, dos direitos humanos e da viabilidade do planeta.

Lisboa, 9 de novembro de 2016

Artigos relacionados: 

Comentários (9)