Está aqui

Todos iguais, e o Deutsche Bank é o mais igual de todos

Para ajudar o banco alemão nos testes de stress, o BCE aceitou contabilizar mais-valias de uma grande operação que ainda não tinha sido concluída.

"O tamanho não salvou os dinossauros da extinção". Foram estas as palavras usadas pelo responsável da supervisão do Banco Central alemão para se referir à frágil situação do Deutsche Bank. Do ponto de vista histórico, a afirmação é factual, mas não parece ser intenção das instituições alemãs e europeias assistir a esse fim.

John Cryan, o CEO do Deutsche Bank, escreveu há semanas uma comovente carta em que explicava aos mil trabalhadores em vias de despedimento que o banco estava a ser alvo de "especulação" e vítima de uma "perceção distorcida". É irónico, no mínimo, tendo em conta que a principal atividade deste banco tem sido... especular. Especular com bens agrícolas, com dívidas públicas, com taxas de juro. Especular sem olhar a regras e a consequências.

Esta é, na verdade, uma das razões da queda a pique do valor do banco em bolsa. Em causa está uma multa exigida pelo Estado norte-americano no valor de 14 mil milhões de dólares por irregularidades na comercialização de produtos financeiros complexos.

O ministro das Finanças alemão, sempre tão preocupado em disciplinar os incumpridores do Sul, parece não ter problemas em mexer uns cordelinhos para safar o Deutsche Bank da multa devida. Mais, depois de ter feito várias declarações incendiárias sobre a situação portuguesa, o mesmo senhor Schäuble vem agora queixar-se de que se fala demasiado do Deutsche Bank.

Para o fim, como sempre, fica a cereja. Não é que o Banco Central Europeu, o arauto da intransigência, responsável por desastres como o do desfecho do Banif ou da chantagem contra o Governo grego, resolveu dar uma borlazinha ao Deutsche Bank? Para ajudar o banco alemão nos testes de stress, o BCE aceitou contabilizar mais-valias de uma grande operação que ainda não tinha sido concluída.

Banco ou Governo, nesta União são todos iguais. O Deutsche Bank é o mais igual de todos.

Artigo publicado no “Jornal de Notícias” em 11 de outubro de 2016

Sobre o/a autor(a)

Deputada. Dirigente do Bloco de Esquerda. Economista.
Comentários (2)