Está aqui

"Tenham vergonha, senhores deputados do CDS!"

Intervenção de José Soeiro sobre o aumento do Complemento Solidário para Idosos, na discussão na especialidade do debate do Orçamento do Estado para 2016.
José Soeiro

Os pensionistas que em Portugal têm rendimentos na ordem dos 300 euros, dos 310 euros, dos 350 euros ou mesmo dos 400 euros, 415 euros são pobres, os pensionistas que têm este tipo de rendimentos viram as suas pensões congeladas nos últimos quatro anos pelo PSD e pelo CDS, e continuariam a ver as suas pensões congeladas se PSD e o CDS estivessem no governo.

Qual é a proposta que o PSD e do CDS trouxeram para este Orçamento do Estado? O congelamento de pensões de 274,79 euros, o congelamento de pensões de 303 euros, uma proposta do CDS, o congelamento de pensões de 379 euros por mês, outra proposta do CDS. Senhores deputados, tenham vergonha! Com as vossas propostas qualquer um destes pensionistas continuaria a viver abaixo do limiar da pobreza, sobretudo, continuariam a viver abaixo do limiar de pobreza as 70 mil pessoas a que o CDS e o PSD retiraram o Complemento Solidário para Idosos.

Com esta maioria, pelo contrário, estes pensionistas viram as suas pensões descongeladas, mas, sobretudo, com esta proposta do Bloco de Esquerda relativamente ao Complemento Solidário para Idosos, deixaram de estar completamente condenados a viver abaixo do limiar de pobreza, que atualmente se situa nos 421,50 euros por mês.

É pouco, estamos sempre a falar de valores muitos baixos para uma vida digna ao fim de tantos anos de trabalho, mas é muito mais do que qualquer proposta do CDS. Faz diferença, há um progresso, e esse progresso é o mínimo de justiça que se pode fazer com estas pessoas.

O Bloco de Esquerda orgulha-se de ser garantia de recuperação de rendimentos, mas sobretudo orgulhamo-nos de com esta proposta do Bloco, que o parlamento agora aprovará e que significará mais 150 euros por ano de aumento do valor de referência do Complemento Solidário para Idosos. Mostramos, com esta proposta, e o parlamento que a aprovará mostrará, com esta proposta, que há uma forma de cuidado com os outros que rompe com o passado.

O que desejo é que essa forma de cuidado com os outros que rompe com o passado seja apenas um primeiro passo, que seja um progresso que pode, e deve, ir nos próximos anos muito longe.

J. Soeiro: "Se o CDS governasse, os pensionistas continuariam abaixo do limiar da pobreza"

Termos relacionados Orçamento do Estado 2016, Política
Comentários (1)