Está aqui

Escândalo nº1: A Televisão Digital Terrestre portuguesa é a pior da Europa

A TDT poderia e deveria significar uma ampliação significativa da oferta de canais abertos a toda a população. Em Portugal não foi isso que aconteceu. Mais uma vez, ficamos na cauda da Europa.
Portugal fica na cauda da Europa, como um dos países que menos canais oferece à sua população. Foto de LOPE - www.lphoto.es

A passagem da emissão analógica de televisão para a emissão digital poderia – e deveria – significar um enorme aumento de oferta de canais gratuitos a toda a população. Isto é assim porque a tecnologia da TDT permite um aproveitamento imensamente superior do espaço radioelétrico. A emissão analógica tinha graves limitações tecnológicas, permitindo a existência de muito poucos canais de televisão; com a passagem para o digital, tornou-se possível transmitir até seis canais digitais no mesmo espaço de frequências radioelétricas que antes era usado por um só canal analógico.

Em toda a Europa, a passagem para a TDT significou, assim, a multiplicação de canais nacionais, regionais e temáticos gratuitos. Para não ir mais longe, em Espanha são emitidos pela TDT, em sistema aberto, oito canais de TV pública, 29 canais privados, quatro canais de alta definição, 22 canais de rádio, além de existirem canais regionais e locais. E ainda há três canais de TDT paga.

Nem rádio digital, nem 5º canal, nem HD

Em Portugal, nada mais é oferecido além dos mesmíssimos quatro canais transmitidos pelo sistema analógico. Nem sequer há oferta de rádio digital. Em abril do ano passado, a RTP anunciou que iria encerrar a rede de radiodifusão sonora digital terrestre (T-DAB), argumentando com os "avultados custos que esta operação comporta". A emissora consolou os ouvintes lesados por já terem adquirido equipamentos de receção digitais argumentando que "a esmagadora maioria dos equipamentos que servem para ouvir rádio pelo sistema T-DAB também rececionam FM". O que equivale a dizer que os donos de aparelhos que não têm recetor FM podem deitá-los no lixo.

Havia a decisão de abrir um 5º canal generalista. Este canal foi muito contestado pela SIC e pela TVI, que nunca gostaram da ideia de ter mais concorrência. Ao concurso aberto pela Entidade Reguladora da Comunicação, porém, apenas se apresentaram duas candidaturas, da Zon e da Telecinco, que foram ambas chumbadas em 2009. A ERC alegou que a candidatura da Zon tinha falta de meios técnicos e humanos e que a da Telecinco tinha falta de viabilidade económico-financeira.

O caso arrastou-se em tribunal, até que em abril de 2010, quando um tribunal negou uma providência cautelar da Telecinco, o governo ficou livre para abrir novo concurso; mas nunca o fez.

Havia também o projeto de criar um canal de alta definição a ser administrado conjuntamente pela RTP, SIC e TVI, que foi igualmente abandonado.

Na cauda da Europa

O lançamento da TDT coloca assim, mais uma vez, Portugal na cauda da Europa, como um dos países que menos canais oferece à sua população. Somando os canais abertos e TDT paga (que não existe para já em Portugal), Portugal e a Irlanda têm a oferta mais pobre. Segue-se a Bélgica, a Áustria, a Eslovénia e a Eslováquia. Os países que mais oferta têm são a Itália (90 canais), a Grã-Bretanha (72), Malta e Lituânia, segundo dados do Observatório Europeu do Audiovisual.

No que se refere à oferta de canais públicos na TDT, Portugal tem dois e passará a ter um se forem para a frente os planos de privatização da RTP. O Reino Unido tem 16 canais públicos, a Alemanha 14, a Itália 13, a Grécia 9, incluindo um canal de filmes!, a Dinamarca tem oito (dados de um estudo do investigador Sérgio Denicoli)

Note-se ainda que sequer o canal Parlamento é oferecido em sinal aberto, o que significa que este canal é pago duas vezes pelos portugueses: por todos, através dos seus impostos, que pagam o orçamento da Assembleia da República, e pelos espetadores das redes de cabo, que pagam para o poder ver.

Sobre o/a autor(a)

Jornalista do Esquerda.net
Comentários (2)

Neste dossier:

Os escândalos da TDT

O processo de implantação da TV Digital Terrestre em Portugal só pode ser definido por uma palavra: escândalo. Na verdade, muitos escândalos. Neste dossier, o Esquerda.net lista 5, mas poderiam ser mais. Mostramos como muitos portugueses vão ser obrigados a pagar para ter a mesma televisão, num processo que só beneficiou as TVs privadas e as operadoras de telecomunicações. Dossier coordenado por Luis Leiria.

Escândalo nº1: A Televisão Digital Terrestre portuguesa é a pior da Europa

A TDT poderia e deveria significar uma ampliação significativa da oferta de canais abertos a toda a população. Em Portugal não foi isso que aconteceu. Mais uma vez, ficamos na cauda da Europa. Ler dossier "Os escândalos da TDT".

Escândalo nº 2: A TDT portuguesa representa um novo imposto para se ver televisão

Os portugueses que vêem os quatro canais de TV aberta terão de pagar para ver a mesmíssima programação. “É um absurdo técnico e uma chantagem económica sobre a população”, denuncia a deputada Catarina Martins, do Bloco de Esquerda.

Escândalo nº 3: O “dono” da TDT é a PT, que é dona de um concorrente

Deu-se à raposa o galinheiro, ao entregar-se à PT a licença da TDT e deixando que se mantivesse como operadora na TV Cabo, denuncia a Comissão de Trabalhadores da RTP.

Escândalo nº 4: cobertura da TDT não é total e cria “zonas sombra”

Sinal terrestre da TDT chega a menos lugares que o sinal analógico. PT procura economizar nos emissores e a cobertura é muito menor que em Espanha.

Escândalo nº 5: A TDT portuguesa tem a pior presença de serviço público

O Reino Unido tem 16 canais públicos – sendo um especialmente criado para a TDT, com interatividade –, a Alemanha 14, a Itália 13, a Grécia 9, incluindo um canal de filmes! Por que a RTP memória, a RTP Informação e o Canal Parlamento não estão na TDT?

“TDT não pode transformar-se num assalto à bolsa das pessoas”

Francisco Louçã afirmou no  sábado 7 de janeiro em Oliveira do Hospital que o processo de transição para a TDT é uma “oportunidade tecnológica”, que não pode ser transformada “num assalto à bolsa das pessoas”, e desafiou a PT a “cumprir já” a recomendação aprovada, na véspera, pela Assembleia da República.

“A implantação da TDT tem sido um grande incentivo às TVs pagas”

A TDT não trouxe novos canais, nem novos serviços; em contrapartida, deixou cerca de 1 milhão de portugueses excluídos da TV aberta, em “zonas de sombra”. Tudo isto beneficia os interesses das TVs privadas, diz o investigador brasileiro Sérgio Denicoli, professor da Universidade do Minho. A seguir, a entrevista que concedeu ao Esquerda.net.

CT da RTP entrega queixa ao Ministério Público sobre a TDT

Há falta de equidade a nível nacional no processo de implementação da TV Digital Terrestre, já que “todos pagamos a taxa de audiovisual, mas nem todos vão ter acesso da mesma forma e ao mesmo preço à televisão”.

“O que está a acontecer é criminoso”

O sociólogo Paquete de Oliveira, antigo Provedor do Telespectador da RTP afirma que forçar a população a pagar para não ter a televisão em branco é um “crime social”.