Está aqui

Marcelo vence à primeira, Marisa obtém resultado histórico

Quando já foram contabilizados 99.4% dos votos, Marisa Matias tem 10.12% dos votos e é terceira mais votada.
Foto de António Cotrim/Lusa

Com o apuramento da quase totalidade dos votos, Marcelo Rebelo de Sousa é o claro vencedor das eleições presidenciais. Obteve 52.15% dos votos, dispensando, perante este resultado, uma segunda volta. Sampaio da Nóvoa ultrapassou um milhão de eleitores e obteve 22.82% dos votos.

Marisa Matias ficou em terceiro lugar, com 10.12% dos votos. A candidata apoiada pelo Bloco obteve mais de 460 mil votos, o melhor resultado registado por um/a candidato/a da área política do Bloco de Esquerda em eleições presidenciais. Este resultado coloca Marisa Matias na história também por ter ficado acima dos 419 mil votos de Maria de Lourdes Pintasilgo em 1986, tornando-se, assim, maior resultado obtido por uma mulher em eleições presidenciais.

Maria de Belém obteve 4.24% dos votos e Edgar Silva 3.91%. Numas eleições em que a abstenção continua em níveis alarmantes (51.28%), os cinco candidatos menos votados obtiveram 6.8% dos votos. Houve 1.24% de votos em branco e 0.92% de votos nulos.

As eleições decorreram sem incidentes de maior. Nos Estados Unidos, vários cidadãos não puderam votar, mas terão oportunidade de o fazer no futuro próximo. Na freguesia de Muro, no Concelho da Trofa, houve boicote às eleições, que não se realizaram.

Termos relacionados Marisa 2016, Política
Comentários (1)