Está aqui

Teleperformance: trabalhadores pediram esclarecimentos e foram ameaçados

O Sindicato dos Trabalhadores de Call Center (STCC) emitiu um comunicado onde denunciou a intenção manifestada pela empresa em cortar no prémio de assiduidade para compensar o valor que vai dispender na sequência do aumento do salário mínimo nacional. A empresa distribuiu um panfleto, não assinado, onde ataca os sindicatos e o direito à greve.
Administração da Teleperformance não esclareceu os trabalhadores, optando por emitir um panfleto com ameaças.

O comunicado sindical, que foi distribuído à porta das instalações da empresa, refere que a situação já ocorreu após a actualização do salário mínimo (em Janeiro de 2014) uma vez que os trabalhadores contratados nessa altura deixaram de receber aquele prémio, uma situação que o sindicato considera ser de “legalidade duvidosa”.

Para saber quais as reais intenções da empresa, representantes do STCC pediram uma audiência à administração. Como resposta a empresa distribuiu um panfleto, não assinado, com diversas ameaças.

Os funcionários desta empresa manifestam, no entanto, a sua disposição em não aceitar aquilo que consideram ser um “atropelo” aos seus direitos alertando que a TP “não tem bases legais para cortar no prémio de assiduidade, dado que se trata de um falso prémio”.

“Prémios, são comissões que recebemos por vendas, já o chamado “prémio” de assiduidade é na verdade um subsídio como o de alimentação que não pode ser cortado, dado que faz parte do vencimento habitual”, sublinham os trabalhadores, acrescentando que “ não será difcil provar, caso seja necessário, que se trata de uma parte regular do salário recebida anos a fio pelos trabalhadores”.

A finalizar, o sindicato refere que está a aguardar esclarecimentos da parte da Teleperformance não deixando, no entanto, de sublinhar que este corte, a ser adotado, será “contestado” pelos trabalhadores”.

Após a distribuição do comunicado do sindicato, a Teleperformance respondeu com um panfleto não assinado, onde usou a greve da TAP como exemplo para criticar os trabalhadores e as organizações sindiciais.

Um manancial de provocações

No panfleto não assinado diz-se que "mais uma vez temos uma distribuição ilegal de panfletos sindicais à nossa porta", como se em Portugal não houvesse liberdade de expressão e direitos constitucionalmente garantidos.

Neste panfleto, distribuído aos funcionários da empresa, pode ler-se : “este panfleto sindical, uma vez mais está carregado de ódio, mentiras, maledicência e preconceito. E acrescenta: “Aqueles que o escrevem mostram-se confiantes de que poderiam fazer muito melhor. Porque não o fazem então?”

Mais à frente, a resposta da empresa às inquietações dos trabalhadores vai buscar exemplos de outras empresas para criticar todos aqueles que lutam pelos seus direitos.

Desta forma, criticam as paralisações na CP e no Metropolitano de Lisboa considerando que aqueles que "dizem defender os trabalhadores são frequentemente os coveiros de tantas e tantas empresas, empenhados em denegrir publicamente a imagem corporativa pelo mais ínfimo pormenor”.

O panfleto lança ainda uma interrogação sobre os “custos para o país de uma tão estranha quanto longa greve dos pilotos da transportadora aérea TAP e os benefícios que colheram os abstencionistas”.

As ameaças e censuras sucedem-se. Transpondo as fronteiras, os responsáveis da Teleperformance referem que “na sequência de greves ocorridas no setor em Espanha muitos clientes de contact centers optaram por uma deslocalização para a América do Sul, onde mão-de-obra qualificada, com muita vontade de novos projetos e carreiras, agradeceu a oportunidade”.

E finaliza lembrando que “esta área já representa para o país 50 mil postos de trabalho e a dinâmica que se está a criar é de criação de novos empregos no litoral e no interior”.

Apesar da ser extenso e rico em exemplos, os autores do panfleto da Teleperformance “esqueceram-se” de responder de forma clara aos seus trabalhadores: vai ou não promover cortes no prémio de assiduidade por causa do aumento do salário mínimo?

Texto atualizado às 22.20h de 3 de janeiro de 2016, corrigindo a sigla do sindicato de STT para STCC

AnexoTamanho
PDF icon Comunicado sindical460.75 KB
PDF icon Panfleto da Teleperformance2.89 MB
Termos relacionados Sociedade
Comentários (10)