Está aqui
Teleperformance: trabalhadores pediram esclarecimentos e foram ameaçados

O comunicado sindical, que foi distribuído à porta das instalações da empresa, refere que a situação já ocorreu após a actualização do salário mínimo (em Janeiro de 2014) uma vez que os trabalhadores contratados nessa altura deixaram de receber aquele prémio, uma situação que o sindicato considera ser de “legalidade duvidosa”.
Para saber quais as reais intenções da empresa, representantes do STCC pediram uma audiência à administração. Como resposta a empresa distribuiu um panfleto, não assinado, com diversas ameaças.
Os funcionários desta empresa manifestam, no entanto, a sua disposição em não aceitar aquilo que consideram ser um “atropelo” aos seus direitos alertando que a TP “não tem bases legais para cortar no prémio de assiduidade, dado que se trata de um falso prémio”.
“Prémios, são comissões que recebemos por vendas, já o chamado “prémio” de assiduidade é na verdade um subsídio como o de alimentação que não pode ser cortado, dado que faz parte do vencimento habitual”, sublinham os trabalhadores, acrescentando que “ não será difcil provar, caso seja necessário, que se trata de uma parte regular do salário recebida anos a fio pelos trabalhadores”.
A finalizar, o sindicato refere que está a aguardar esclarecimentos da parte da Teleperformance não deixando, no entanto, de sublinhar que este corte, a ser adotado, será “contestado” pelos trabalhadores”.
Após a distribuição do comunicado do sindicato, a Teleperformance respondeu com um panfleto não assinado, onde usou a greve da TAP como exemplo para criticar os trabalhadores e as organizações sindiciais.
Um manancial de provocações
No panfleto não assinado diz-se que "mais uma vez temos uma distribuição ilegal de panfletos sindicais à nossa porta", como se em Portugal não houvesse liberdade de expressão e direitos constitucionalmente garantidos.
Neste panfleto, distribuído aos funcionários da empresa, pode ler-se : “este panfleto sindical, uma vez mais está carregado de ódio, mentiras, maledicência e preconceito. E acrescenta: “Aqueles que o escrevem mostram-se confiantes de que poderiam fazer muito melhor. Porque não o fazem então?”
Mais à frente, a resposta da empresa às inquietações dos trabalhadores vai buscar exemplos de outras empresas para criticar todos aqueles que lutam pelos seus direitos.
Desta forma, criticam as paralisações na CP e no Metropolitano de Lisboa considerando que aqueles que "dizem defender os trabalhadores são frequentemente os coveiros de tantas e tantas empresas, empenhados em denegrir publicamente a imagem corporativa pelo mais ínfimo pormenor”.
O panfleto lança ainda uma interrogação sobre os “custos para o país de uma tão estranha quanto longa greve dos pilotos da transportadora aérea TAP e os benefícios que colheram os abstencionistas”.
As ameaças e censuras sucedem-se. Transpondo as fronteiras, os responsáveis da Teleperformance referem que “na sequência de greves ocorridas no setor em Espanha muitos clientes de contact centers optaram por uma deslocalização para a América do Sul, onde mão-de-obra qualificada, com muita vontade de novos projetos e carreiras, agradeceu a oportunidade”.
E finaliza lembrando que “esta área já representa para o país 50 mil postos de trabalho e a dinâmica que se está a criar é de criação de novos empregos no litoral e no interior”.
Apesar da ser extenso e rico em exemplos, os autores do panfleto da Teleperformance “esqueceram-se” de responder de forma clara aos seus trabalhadores: vai ou não promover cortes no prémio de assiduidade por causa do aumento do salário mínimo?
Texto atualizado às 22.20h de 3 de janeiro de 2016, corrigindo a sigla do sindicato de STT para STCC
Anexo | Tamanho |
---|---|
![]() | 460.75 KB |
![]() | 2.89 MB |
Comentários
Atenção o nome do Sindicato é
Atenção o nome do Sindicato é STCC!
Qualquer dia temos que pagar
Qualquer dia temos que pagar para trabalhar, uma vergonha! A Teleperformance faz realmente um grande favor ao pagar os ordenados aos trabalhadores, pois na mente deste fascistas o trabalho não deve gerar recompensas mas sim obrigações e de preferência com ordenados cada vez mais miseráveis ou melhor se der para ser estágio sem ordenado melhor. Depois queixam se da falta de produtividade e dizem que os alemães são mais produtivos, infelizmente o ordenado que pagam aqui na Alemanha nem dá para uma semana de trabalho, mas claro que para essas bestas isso não tem nada haver pois já é uma sorte as pessoas terem empregos. É com pensares salazaristas como estes é que o país está na miséria, 4 anos a sermos governados por fascistas deu nisto, mas na realidade o que mais me mete nojo são esse pessoal que perdem o emprego e vivem na miséria e no final vão votar Psd/CDs para continuarem a serem lixados. Está na hora de abrir os olhos, a força do voto é das melhores arma democráticas para decidir o nosso futuro, caso contrário não haverá futuro apenas sobrevivência e precariedade!
Fui trabalhador de Call
Fui trabalhador de Call center na PT, sei bem do que aqui se fala e o mal é existir falsos contratos temporários que são renovados quinzenalmente, a teleperformance Randstad e outras fazem parte do lobi trabalho sem direitos e precariedade isto é uma vergonha e só possível a coberto do ordoliberalismo.
Podem publicar o meu testemunho se assim acharem útil.
A melhor Empresa? ?
Essa Empresa diz ser considerda a melhor empresa para se trabalhar considerada por varias revistas inclusive a da OAB empresa campeã em processos trabalhistas, vive mandando jovens trabalhadores por justa causa e aplicando varias advertências e suspensão para poder ter o direito a justa causa. Como e onde essa empresa se considera tudo isso a DRT deveria averiguar essas denúncias e não ficar dormindo em seus grandes salários porque enquanto essa crise perdurar Empresas maliciosas que não respeitam os Direitos dos Trabalhadores vão continuar abusando de seu auto poder pois assim acham que o Brasil e um País sem leis Trabalhistas. E os mesmos ridiculos que ficam a puxar o saco dessa medíocre Empresa serão os nesmos a chorarem nas homologações dentro do Sindicato. Eis a minha pergunta aqueles que a declararam a melhor empresa pra se trabalhar? ?
Considerada a melhor empresa
Considerada a melhor empresa para trabalhar... claro que sim... isto porque nós trabalhadores da TP, quando estamos a responder a inqueritos de qualidade da empresa, somos convocados em reuniões, onde o discurso é no sentido nos pressionarem dar avaliaçoes maximas, para que os nossos postos de trabalho não fiquem em risco. Muitas das vezes temos os nossos chefes a controlar as nossas respostas a estes mesmos inqueritos.
E está previsto o
E está previsto o encerramento de mais um Call Center. Desta vez o Call Center da PT em Évora (com trabalhadores contratados por empresas de trabalho temporário, claro, mesmo que estejam lá há 10 anos). Cerca de 200 trabalhadores irão ficar sem trabalho em Março/2016. Triste país, que deixa as empresas usar ao ponto de escravidão e depois descartar os trabalhadores.
50 mil postos de trabalho de
50 mil postos de trabalho de mão de obra qualificada e de baixo custo para a empresa, e já agora os argumentos (muito fraquinhos) dados pela Teleperformance, muito longe da verdadeira questão que está em causa.
O panfleto da TP para além de
O panfleto da TP para além de ser duma covardia extrema que nem assinado está, é de arrogância e ressabiamento tamanha que me custa comentar sem o recurso ao palavrão.
Um verdadeiro ataque ao sindicalismo no nosso país!
Haja vergonha!
Por ter trabalhado na TP,
Por ter trabalhado na TP, posso confirmer que são aldrabões e mentirosos, não respeitam a lei e há quem diga que é a melhor empresa em Portugal. Devem ter pago a alguém do jornal para fazer tal publicidade enganadora. Portugueses ganham menos do que os estrangeiros, nao tem as mesmas condições laborais, nem regalia, nem respeito nem nada.... Ja trabalhei em varias empresas e nenhuma era assim tao má. Na minha vida, la passei 6 meses ate chegar ao ponto em que nao aguentava mais. Fiz bem em sair de lá.... Perdi mais dinheiro do que outra coisa. .
call-center-denuncias
Denúncias relacionadas com Call-Centers em Portugal para efeitos de Tese:
Proibição de idas à casa de banho; humilhações; chefias autoritárias; falarem consigo aos gritos; faltas de respeito; não cumprimento com as pausas...
E-mail: [email protected]
A tua denúncia fará a diferença na luta pelos direitos, para uma maior dignidade humana nas funções daqueles que trabalham em call-center!
Adicionar novo comentário