Está aqui

Editora oferece livro de Rafael Marques para download gratuito

Mediante a perseguição ao ativista angolano e o início do seu julgamento em Angola, Bárbara Bulhosa, responsável da editora Tinta da China, disponibiliza o livro “Diamantes de Sangue” em formato digital “para que todos possam lê-lo e perceber o que está na base de um processo que pode vir a colocar o autor atrás das grades”.

Numa mensagem publicada no site Maka Angola, Bárbara Bulhosa, responsável da editora da Tinta da China, explica que publicou o livro “Diamantes de Sangue – Corrupção e Tortura em Angola” por acreditar que “o papel de um editor é também este: dar voz a quem ousa dizer a verdade em circunstâncias absolutamente adversas, com base em centenas de relatos de vítimas e familiares, todos - vítimas, testemunhas e jornalista - correndo risco de vida”.

Em vez de “atenuar a violência quotidiana nas zonas de exploração diamantífera em Angola”, tal como esperava Bárbara Bulhosa, a obra veio “desencadear uma perseguição ao seu autor” e a si própria.

Perante o início do julgamento de Rafael Marques em Angola, a responsável da editora da Tinta da China decidiu disponibilizar o livro "Diamantes de Sangue" em formato digital, “para que todos possam lê-lo e perceber o que está na base de um processo que pode vir a colocar o autor atrás das grades”.

O Esquerda.net transcreve, na íntegra, a mensagem de Bárbara Bulhosa, editora da Tinta da China, publicada no site Maka Angola:

Em 2011, publiquei o livro “Diamantes de Sangue – Corrupção e Tortura em Angola”, uma investigação do jornalista Rafael Marques, que considerei um dos mais importantes trabalhos para denunciar flagrantes crimes de violação dos direitos humanos nos nossos dias. Para mim, a questão não era se se passava em Angola, na China ou em Portugal. Acredito que o papel de um editor é também este: dar voz a quem ousa dizer a verdade em circunstâncias absolutamente adversas, com base em centenas de relatos de vítimas e familiares, todos - vítimas, testemunhas e jornalista - correndo risco de vida.

Na altura pensei, ingenuamente, que este livro serviria pelo menos para atenuar a violência quotidiana nas zonas de exploração diamantífera em Angola. Enganei-me. O livro serviu, ao invés, para desencadear uma perseguição ao seu autor. Passados dois anos, soube que eu própria era arguida num processo criminal. Fui submetida à medida de coação de termo de identidade e residência, justamente por ter publicado “Diamantes de Sangue”. Rafael Marques e eu fomos processados em Portugal por nove generais e duas empresas visadas na investigação. O processo foi arquivado pelo Ministério Público Português no mesmo ano.

Amanhã começa o julgamento de Rafael Marques em Angola. Estou naturalmente apreensiva quanto ao seu desfecho.

Enquanto responsável pela editora, a melhor forma que encontro para apoiar Rafael Marques na sua luta é disponibilizar, a partir de hoje, o livro em formato digital, para que todos possam lê-lo e perceber o que está na base de um processo que pode vir a colocar o autor atrás das grades.

Bárbara Bulhosa

Editora da Tinta da China

"Diamantes de Sangue” disponível em pdf:

http://www.makaangola.org/images/files/Diamantes%20de%20Sangue_Rafael%20Marques.pdf

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (9)