Está aqui

Jornal oficial do regime angolano volta a atacar Bloco

A propósito do caso dos presos políticos, diretor do Jornal de Angola lança críticas a vários responsáveis e deputados do Bloco e destaca que “a ingerência desabrida que Portugal faz nos assuntos da soberania de Angola está a ultrapassar todos os limites”.

Num editorial intitulado “De Portugal nada se espera”, publicado este domingo, o diretor do Jornal de Angola sublinha que “a cruzada anti-angolana já não pode ser ignorada”.

Assinalando que “os ataques diários e injustos desferidos a partir de Portugal surgem agora revestidos da fina película da luta pelos direitos humanos”, José Ribeiro assinala que “a crise social profunda”, que tende a “agravar-se com a falta de patriotismo e de entendimento entre os políticos”, “explica a operação de guerra feroz, lenta mas sistemática, que vem diariamente de Portugal contra o Estado angolano e que se aproveita agora do caso judicial que envolve o angolano Luaty Beirão”.

O jornal oficial do regime angolano desfere críticas a vários responsáveis e deputados do Bloco de Esquerda, “que hoje voltam a envenenar as relações entre os dois países”.

Os alvos são Catarina Martins, Mariana Mortágua, Luís Fazenda e Francisco Louçã, sendo este último identificado como o “autor da maior falta de respeito que se pode fazer a um Chefe de Estado”, ao abandonar o Parlamento português à entrada de José Eduardo dos Santos.

José Ribeiro critica ainda o grupo de comunicação social portuguesa Impresa e afirma que a recente visita do embaixador português em Luanda a Luaty Beirão abriu "um precedente grave". 

"O diplomata português acaba de legitimar toda a ingerência personificada nas manifestações em Portugal”, lê-se no artigo, que avança que a "ingerência desabrida" portuguesa "nos assuntos da soberania de Angola está a ultrapassar todos os limites". 

“O nível que atinge a ingerência portuguesa nos assuntos estritamente angolanos só encontra paralelo em duas ocasiões: quando Angola proclamou a sua independência em 1975 e quando se aproximava a derrota da UNITA de Jonas Savimbi, antes de 4 Abril de 2002”, escreve José Ribeiro.

O diretor do Jornal de Angola acrescenta que "esperar pela compreensão dos portugueses para se trilhar um caminho comum de cooperação mutuamente vantajosa é pura perda de tempo e prova que foi correta a decisão tomada pelo Governo de Angola de suspender a construção dessa parceria estratégica com Portugal".

"Hoje nada mais resta a fazer senão trabalhar com o poder de Bruxelas, que é quem manda de facto em Lisboa. São os próprios portugueses que o dizem. Para Portugal, está apenas reservado o papel de caixa-de-ressonância dos diferentes interesses que se digladiam”, lê-se no editorial. 

Problema de Luaty Beirão é pretexto para "diabolizar Angola”

Na capa do Jornal de Angola é ainda publicado um artigo intitulado "Forte Contestação em Portugal" no qual é citado o embaixador de Angola em Portugal.

José Marcos Barrica condena a “insistente diabolização de Angola” por parte de alguns “sectores maléficos” da sociedade portuguesa.

“O problema do cidadão Luaty Beirão apenas é um pretexto para fazer ressurgir aquilo que em Portugal sempre se pretendeu: diabolizar Angola”, avança o embaixador Marcos Barrica.

O diplomata frisa ainda que assistimos atualmente em Portugal, “a uma campanha para denegrir a imagem de Angola e abafar as suas conquistas alcançadas ao longo dos 40 anos de independência, por causa de um indivíduo que em Portugal é mais falado que o Papa”.

Termos relacionados Internacional
Comentários (2)