Está aqui

Marisa Matias é candidata à Presidência da República

“Não me candidato para subtrair. Candidato-me para somar. Somar novas forças às outras forças, porque todas são necessárias para que o candidato da direita não ganhe a presidência”, afirma a eurodeputada ao esquerda.net. A candidatura de Marisa Matias foi aprovada neste domingo pela mesa nacional do Bloco de Esquerda.

Em declaração ao esquerda.net, Marisa Matias afirma:

“Sim, sou candidata.

Vivemos momentos de expectativa e de esperança e, em momentos como estes, devemos saber interpretá-los e correr riscos.

A minha preferência - e a aposta para a qual o Bloco trabalhou - foi a de que existisse uma única candidatura à esquerda que juntasse forças. Se há três meses isso era viável, hoje esse cenário infelizmente não existe.

Ouvi muitas pessoas antes de tomar esta decisão.

Não me candidato para subtrair. Candidato-me para somar. Somar novas forças às outras forças, porque todas são necessárias para que o candidato da direita não ganhe a presidência, muito menos sem passar por um exigente debate democrático. Para que este país de nova esperança não volte para trás.

Há outras candidaturas que têm alguns objectivos comuns.

E eu tenho, como é natural, muitas coisas em comum com elas e, por mim, haverá debate franco mas nunca conflito com essas candidaturas.

Mas a verdade é que somos diferentes. E cada candidatura terá os seus apoios.

O que eu farei ou, pelo menos, tentarei fazer é mobilizar muitos votos que porventura não se mobilizariam por nenhuma das outras candidaturas. Assim, vou tentar somar votos que podem vir a revelar-se decisivos para que todo este vasto sector consiga ultrapassar os 50%

O que eu farei ou, pelo menos, tentarei fazer é mobilizar muitos votos que porventura não se mobilizariam por nenhuma das outras candidaturas. Assim, vou tentar somar votos que podem vir a revelar-se decisivos para que todo este vasto sector consiga ultrapassar os 50%.

Se conseguirmos, certamente estaremos todos/as unidos/as a apoiar aquele ou aquela que conseguir passar à segunda volta. E, assim, dotar Portugal de um/a Presidente que não seja uma mera continuação de Cavaco Silva.

Apresento-me para ampliar, apresento-me para mobilizar.

A seu tempo, farei a apresentação formal.

Esta será uma candidatura com pouca pompa, mas com muita circunstância.

Da minha parte contem com toda a clareza e com toda a força”.

Candidatura para mobilizar o eleitorado e desmascarar o conservadorismo do candidato da direita

A mesa nacional do Bloco de Esquerda aprovou uma resolução (leia aqui o seu conteúdo na íntegra), onde se aponta que “a três meses das eleições presidenciais registamos que não se afirmou nenhuma candidatura à esquerda suficientemente mobilizadora e abrangente para fazer frente à direita nestas eleições” e que, por isso o partido promoverá uma candidatura própria e indicou o nome de Marisa Matias para essa candidatura.

Candidatura de Marisa Matias contribuirá para mobilizar o eleitorado e desmascarar o conservadorismo do candidato da direita

O documento aponta que a candidatura da eurodeputada contribuirá para mobilizar o eleitorado e desmascarar o conservadorismo do candidato da direita, Marcelo Rebelo de Sousa, que “representa o PSD e os grandes grupos económicos, bem como o conservadorismo que se opôs a conquistas essenciais de direitos humanos como a despenalização da interrupção voluntária da gravidez”.

O documento aponta como temas essenciais no debate das eleições presidenciais: “as questões da soberania face aos tratados e acordos comerciais internacionais não referendados e aos poderes sem legitimidade que atentam contra a democracia e a decisão nacional; o combate ao conservadorismo e a defesa dos direitos humanos, da igualdade e da liberdade; a mobilização popular para a participação política e decisões democráticas”.

Marisa Matias é eurodeputada desde 2009

Marisa Matias tem 39 anos, é socióloga, doutorada na área do ambiente e da saúde pública e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É da mesa nacional e da comissão política do Bloco de Esquerda.

Eurodeputada desde 2009, quando foi eleita pela primeira vez, Marisa Matias foi reeleita em 2014.

Marisa Matias é eurodeputada desde 2009 e vice-presidente do Partido da Esquerda Europeia

No Parlamento Europeu (PE), Marisa preside à delegação para as relações com os países do Maxereque, que inclui o Líbano, a Jordânia, a Síria e o Egito, e que é responsável pela manutenção e desenvolvimento das relações entre o PE e aqueles países, nomeadamente no que se refere à aplicação da chamada política de vizinhança.

Atualmente, a eurodeputada é também uma das vice-presidentes da comissão especial que investiga as “práticas fiscais agressivas” nos Estados-membros, é coordenadora da comissão de assuntos económicos e monetários e integra ainda as comissões de indústria, investigação e energia.

Marisa Matias é ainda vice-presidente do Partido da Esquerda Europeia.

Aceda aqui aos documentos necessários para apoiar a candidatura de Marisa Matias.

 

Termos relacionados Política
Comentários (8)