Está aqui

António Costa quer refugiados a limpar florestas

A ideia que António Costa tem de bom acolhimento e de integração dos refugiados em Portugal é pô-los a limpar as florestas. Segundo o candidato a primeiro-ministro do PS, os refugiados estão "habituados a trabalho agrícola" e têm "capacidade de trabalhar na floresta"; portanto "temos aqui uma grande oportunidade".
"A área florestal da Síria é de 1% a 2,4%. (Só para comparar, a de Portugal é de 35,8%)"

A ideia que António Costa tem de bom acolhimento e de integração dos refugiados em Portugal é pô-los a limpar as florestas.

Segundo o candidato a primeiro-ministro do PS, os refugiados estão "habituados a trabalho agrícola" e têm "capacidade de trabalhar na floresta"; portanto "temos aqui uma grande oportunidade". (ver vídeo)

Então vamos lá ver se nos entendemos. 

  • A esmagadora maioria dos refugiados são sírios que fogem à bárbara guerra civil que devasta o país;
  • .A Síria tem 56% da sua população em áreas urbanas;
  • A área florestal da Síria é de 1% a 2,4%. (Só para comparar, a de Portugal é de 35,8%);

A pergunta óbvia é: de onde, senão de um estereótipo, tirou o secretário-geral do PS esta genial ideia de que isto é gente habituada ao trabalho agrícola e ainda por cima com experiência em florestas?

Em que boas práticas do Alto Comissariado para os Refugiados se baseou para achar "que é uma oportunidade" acolher os refugiados e espalhá-los pelas florestas?

Só para saber...

Artigos relacionados: 

Sobre o/a autor(a)

Jornalista do Esquerda.net
Termos relacionados Política
Comentários (3)