Está aqui

WikiLeaks associa-se a Varoufakis para obter texto do TTIP

Organização oferece uma recompensa de cem mil dólares a quem lhe entregar o texto do segredo mais bem guardado do mundo: o Tratado Transatlântico. Personalidades internacionais, como o ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis associam-se à iniciativa e contribuem para o prémio.
Julian Assange quer pôr fim ao secretismo que rodeia o Tratado.
Julian Assange quer pôr fim ao secretismo que rodeia o Tratado.

A Wikileaks lançou uma campanha que passa por oferecer um prémio de cem mil dólares a quem conseguir obter o texto do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) que continua a ser negociado entre a administração Obama e a União Europeia.

Entre as personalidades que já anunciaram a sua adesão e contribuição para o prémio, estão o ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis, o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, o jornalista e documentarista australiano John Pilger, o histórico ativista que divulgou os Documentos do Pentágono, Daniel Ellsberg, o realizador Terry Gillian, a desenhadora de moda e ativista ambiental Dame Vivenne Westwood, o filósofo bielorrusso Evgeny Morozov, o filósofo esloveno Slavoj Žižek, e o editor-chefe da Wikileaks, Julian Assange.

Um novo regime legal internacional para privilegiar as transnacionais

No anúncio da campanha, a Wikileaks considera que o TTIP, junto com o TPP (Acordo de Parceria Transpacífico) e o TISA (Acordo Internacional sobre Comércio e Serviços), constituem uma tríade de “acordos de comércio” que têm como objetivo criar um novo regime legal internacional que permita às transnacionais “passarem por cima dos tribunais dos países, desconhecerem as proteções ambientais, policiarem a Internet a mando da indústria de conteúdos, limitarem a disponibilização dos medicamentos genéricos, e limitarem drasticamente a soberania legislativa de cada país”.

Dois destes três tratados supersecretos já foram publicados, em grande parte, pela Wikileaks, mas o TTIP tem resistido às tentativas de furar o segredo e chegar ao seu texto.

Uma sombra sobre o futuro da democracia europeia”

“O secretismo do TTIP projeta uma sombra sobre o futuro da democracia europeia”, afirmou Julian Assange. Sob esta cobertura, os interesses especiais estão a tornar-se selvagens, como vimos com o recente cerco financeiro contra o povo da Grécia. O TTIP afeta a vida de todos os europeus e empurra a Europa para um conflito de longo prazo com a Ásia. O tempo do seu secretismo chega agora ao fim”.  

WikiLeaks is raising €100,000 reward for the Transatlantic Trade and Investment Partnership 'TTIP'

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (2)