Está aqui

Novo movimento de aposentados, pensionistas e reformados

Foi apresentado, nesta quarta feira em Coimbra, um novo movimento cívico de aposentados e pensionistas (APRE!), que apela aos órgãos de soberania que travem os cortes nas pensões inscritos na proposta de Orçamento de Estado para 2013. Maria do Rosário Gama, líder do movimento, diz que o "APRE!" vai constituir-se de imediato como associação e que serão criados núcleos distritais.

“APRE!” é a sigla do novo movimento e constitui um acrónimo de aposentados, pensionistas e reformados.

O novo movimento irá solicitar audiências, "com caráter de urgência", ao Presidente da República, à presidenta da Assembleia da República e aos grupos parlamentares. Pretende o "APRE!" ser recebido antes da aprovação do Orçamento de Estado para 2013 (OE), para apresentar as razões da sua oposição aos cortes, sublinhando que foram declarados inconstitucionais em acórdão do Tribunal Constitucional.

"Vamos tentar, por todos os meios que nos é possível, levar para a frente a defesa dos nossos direitos", afirmou à Lusa Maria do Rosário Gama, que em 2011 se aposentou do cargo de diretora da Escola Secundária D. Maria, em Coimbra e que é a líder do novo movimento.

"Vamos-lhe dizer [à presidenta da Assembleia da República] que estamos a ser alvo de um corte nas nossas pensões, que pensamos que será inconstitucional, na medida em que as pensões não podem ser cortadas. As pensões foram-nos atribuídas em função dos nossos descontos", sublinhou Maria do Rosário Gama.

A "APRE!" vai também fazer consultas jurídicas tendo em vista a apresentação, por grupos de pensionistas, de providências cautelares nos tribunais administrativos, para suspender os cortes.

A Lusa salienta que na reunião desta quarta feira, durante a fase das intervenções, vários pensionistas apelaram à luta contra os cortes, pela "defesa da dignidade humana", "pela justiça", "contra o enxovalho".

Refere ainda agência, que um momento de humor, que alastrou às cerca de três centenas de presentes na reunião, foi protagonizado por um dos participantes ao propor para "sócios de honorários" da "APRE!" a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e o Presidente da República, Cavaco Silva, por ambos "serem também reformados".


O email da APRe! é [email protected]. Mais informações no blogue da associação: http://apre-associacaocivica.blogspot.pt/ 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (42)