Está aqui

Três gerações de maio

41 anos depois, a minha geração está mais perto de trabalhar à jorna do que a da minha mãe. E já esteve mais longe de não ter nada como a do meu pai.

A geração da minha mãe foi, provavelmente, a primeira a viver melhor do que a dos seus pais. Foi, necessariamente, a mais preparada para ver o futuro para além dos quatro muros de onde antes só se saía a salto. A geração da minha mãe foi, certamente, a única que ficou presa à liberdade e não precisou, por isso, da liberdade forçada de quem tem de fugir de onde quer estar. É a geração dos jovens de 74, da aliança entre estudantes e trabalhadoras, dos cadernos de educação popular, do PREC e da festa (pá!) que foi abril em maio.

Antes dela, a geração do meu pai foi a “sede da espera que só se estanca na torrente”. A geração dos que só podiam querer tudo porque nunca tiveram nada, dos que viveram metade da vida a lutar por sobreviver e sonhar poder viver coisa melhor. Presos, calados ou clandestinos, pobres, desenrascados ou emigrados, foram elas e eles os primeiros construtores de abril e de maio.

41 anos depois, a minha geração está mais perto de trabalhar à jorna do que a da minha mãe. E já esteve mais longe de não ter nada como a do meu pai. É a geração que perde, junto com os direitos, a memória das lutas que os conquistaram e a sua tangibilidade. É a geração que, em breve, deixará de ter saudades do que nunca conheceu: contratos de trabalho, salário digno, direito a um horário, ao Trabalho. É a geração que terá de reconstruir maio e, provavelmente, abril.

São três gerações que se cruzaram numa linha cronológica para nos provar – uma vez mais- que a história não é linear, que os avanços e recuos se fazem na luta, que as classes ainda ditam a diferença entre o passado e a semente.

Somos três gerações que se encontraram, cada uma à sua maneira, nos direitos do trabalho como fator de futuro. Fosse quando a exploração foi a outra face da violência fascista. Fosse quando a liberdade ganhou as cores do socialismo. Seja agora quando a minha geração volta a cantar a emigração (“este parte, aquele parte”).

Somos três gerações que aprenderam, cada uma à sua maneira, que abril só floresce em maio.

Sobre o/a autor(a)

Deputada e dirigente do Bloco de Esquerda, licenciada em relações internacionais.
Comentários (1)