Está aqui

Despesas de manutenção de contas bancárias aumentam 56% em 7 anos

Se o valor médio pago pelos clientes em 2007 se fixava em 42 euros, no ano passado, o valor já ascendia a mais de 65 euros. Os aumentos anuais impostos pela banca estão, inclusive, bastante acima da inflação. Bloquistas defendem a eliminação de qualquer comissão bancária sobre os serviços compreendidos na contratação de uma conta base.
Foto de Paulete Matos.

No ano passado, a subida nas comissões de manutenção de contas cobradas pelos bancos em Portugal chegou aos 10%.

Segundo a Deco, nos últimos sete anos, as comissões dispararam 56%. Se o valor médio pago pelos clientes em 2007 se fixava em 42 euros, no ano passado, o valor já ascendia a mais de 65 euros. Os aumentos anuais impostos pela banca estão, inclusive, bastante acima da inflação.

A Deco alerta ainda que as comissões penalizam mais quem tem menos dinheiro na conta. Em 2014, foram cobrados 65 euros anuais nas contas com um saldo médio de 500 euros. Por sua vez, as comissões aplicadas às contas com um saldo médio de 2000 euros rondaram os 42 euros. Já no que respeita às contas com um saldo médio de 3500 euros, foram cobrados perto de 20 euros anuais.

Bloco defende que contas à ordem devem ser totalmente gratuitas

Defendendo que “os valores cobrados por serviços bancários básicos são perfeitamente abusivos”, os bloquistas propõem a eliminação de qualquer comissão bancária sobre os serviços compreendidos na contratação de uma conta base.

Durante a sessão plenária de 19 de março, o líder parlamentar bloquista Pedro Filipe Soares lembrou que, em 2013, os cinco maiores bancos cobraram um total de 2,6 mil milhões de euros, o equivalente a 40% do produto bancário. Em 2014 tudo se manteve idêntico.

No que toca a comissões de contas à ordem, o dirigente do Bloco recordou ainda que os valores cobrados são na ordem dos 10 milhões de euros por dia, sendo que há poucos anos atrás eram os bancos quem pagava aos cidadãos para terem contas à ordem com a remuneração de uma taxa de juro.

Termos relacionados Política
Comentários (1)