Está aqui
Jornalista emigrado na Alemanha escreve carta aberta a Wolfgang Schäuble

“Sabe, por causa da sua política, que a sua ministra das Finanças em Lisboa tem seguido à risca, tive de sair do meu país há 18 meses. Todos os dias sinto saudades da família dos amigos. Além de mim, mais 400 000 pessoas tiveram que sair de Portugal nos últimos quatro anos para fugir à pobreza e miséria”, avança o jornalista e autor.
Referindo-se ao anúncio, por parte do governo português, do pagamento antecipado de 14 mil milhões de euros ao FMI, Miguel Szymanski frisa que Schäuble “e a sua ministra” devem “mostrar-se orgulhosos”.
“Terão assim mostrado aos gregos como é que se governa, como é que se governa contra a vontade e o bem estar das pessoas, só porque o entendimento que o senhor tem da economia assim o dita. Mesmo quando a decência e o intelecto lhe dizem, de todos os lados, que a verdade que defende é míope”, afirma o jornalista.
O Esquerda.net transcreve, na íntegra, a carta aberta do jornalista e autor Miguel Szymanski publicada, no passado dia 19 de fevereiro, no jornal alemão Taz;
“Excelentíssimo Senhor dr. Schäuble,
Por favor desculpe a minha ausência amanhã na Fundação Bertelsmann que me convidou para uma 'conversa à lareira' em Berlim consigo e com a sua ministra das Finanças para Portugal.
Acabei, no último momento, por decidir não ir Berlim. Desejo que a 'conversa à lareira', ou 'armchair discussion' como diz o convite da Fundação Bertelsmann, seja simpática e tranquila. Isso não aconteceria se eu estivesse presente.
Sabe, por causa da sua política, que a sua ministra das Finanças em Lisboa tem seguido à risca, tive de sair do meu país há 18 meses. Todos os dias sinto saudades da família dos amigos. Além de mim, mais 400 000 pessoas tiveram que sair de Portugal nos últimos quatro anos para fugir à pobreza e miséria.
A sua ministra das Finanças anunciou esta semana que vai reembolsar antecipadamente 14 mil milhões de euros da dívida pública portuguesa. Esse será um dos grandes temas do serão junto à lareira amanhã.
O senhor e a sua ministra irão mostrar-se orgulhosos. Terão assim mostrado aos gregos como é que se governa, como é que se governa contra a vontade e o bem estar das pessoas, só porque o entendimento que o senhor tem da economia assim o dita. Mesmo quando a decência e o intelecto lhe dizem, de todos os lados, que a verdade que defende é míope.
Nestas circunstâncias nada há, que eu lhe possa dizer, que o senhor não saiba já.
Nada sobre a pobreza a que o meu país foi condenado. Nada sobre idosos indefesos ou jovens sem futuro.
As suas manobras, senhor dr. Schäuble, são ilusões. O senhor sabe isso. Ilusões que todos os dias custam vidas de pessoas e pelas quais muitas crianças no meu país comem menos do que deviam. Em parte são ilusões, em parte manipulações estatísticas, como os números do desemprego ou das exportações.
Com esses 14 mil milhões de “pagamento antecipado” da dívida, anunciado pela sua melhor aluna, com essa riqueza espremida do país, Portugal poderia ter pago a todas as pessoas que tiveram de emigrar desde 2011 o ordenado mínimo nacional durante mais de seis anos.
Mas a sua ministra das Finanças seguiu as suas indicações e vendeu quase meio milhão de pessoas por um valor irrisório. Muitas dessas pessoas estão agora a trabalhar aqui, a enriquecer a Alemanha. No meu país morrem pessoas por causa da sua política. Não teria sido um serão agradável, senhor dr. Schäuble.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Szymanski
Jornalista emigrado para a Alemanha em 2013”
Comentários
Que estupidez, a maioria dos
Que estupidez, a maioria dos imigrantes desde 2009 ou 2010 poderia ter fica por cá a lutar como todos nós, poderiam não comprar o AUDI teriam de andar de transportes públicos, poderiam não ter dinheiro para as extravagancias que os vejo fazer todos os dias por essa Europa fora, teriam de se contentar com uma mini na tasca uma vez por outra, é isto que nos diferencia por exemplo dos alemães que depois da guerra ai invés de emigrarem reconstruíram o país que estava literalmente em ruínas. Não tenho pena nenhuma dos emigrantes e das saudadinhas bacocas. Trabalhem, produzam, lutem pelos vossos direitos em vez de irem à procura do el-dorado que ainda por cima muitas vezes nem sequer encontram.
A reconstrução da Alemanha
O Tiago Marques, escreveu o que quis e o que crê ser verdade, por isso, também eu vou escrever o que quero e o que julgo ser verdade.
A Alemanha foi reconstruida por Gastarbeiter que traduzido à letra significa trabalhador convidado, ou seja pessoas de outros países.
Eu regressei da Alemanha, na altura em que Sócrates foi forçado a abandonar o governo. Trouxera algumas poupanças que investi em animais e ferramentas no intuito de me dedicar à agro-pecuária. Estava eu a chegar e outros a partirem. Mal eu adquiri os animas, roubaram-mos. Não desisti de imediato. havia investimentos feitos e esperança. Mas roubaram-me as ferramentas. A polícia tomou conta do ocorrido e pronto. colocou-me à vontade porque jamais iria recuperar o que quer que fosse.
Fui ao IEFP para arranjar trabalho. Zero. Lá aceitei um curso EFA para ocupar a mente e repensar a minha situação. Que é esta: três anos de desemprego sem receber um tusto de apoio, o regresso à Alemanha mostrava-se pouco risonho porque estava com 50 anos, esses mesmos 50 anos que aqui me impedem de arranjar trabalho.
Agora, Tiago Marques, explica lá, como é que se fica neste país a lutar por ele! Só se for a partir as trombas a algumas pessoas que dizem o que querem, crendo ser donos da verdade.
Ah e o curso que fiz de técnico de desenho de construções mecânicas foi uma farsa criada pelos socretinos e continuada nos passo-portianos.
Estupidez é existirem animais
Estupidez é existirem animais que por certo andam pendurados nalgum membro do governo a mamar como sanguessugas o que foi retirado a quem trabalha !!!
Se o senhor tivesse 50 anos ,
Se o senhor tivesse 50 anos , sem emprego e sem subsidio de desemprego , com filhos ainda por criar fazia o quê ? Grande pai , sim senhor , deixava-os sofrer como sofrem milhares de crianças em Portugal ? Você fala em extravagâncias que vê fazer por essa Europa fora , ok , o senhor é muito viajado , serão as tais extravagâncias de que fala nos outros ? Eu sou emigrante , e tenho muito orgulho em beber uma mini da superbock no país onde trabalho , como bebia em Portugal . Só tenho pena das pessoas que não conseguem ter um pingo de humanidade e entender que existem mesmo pessoas que sofrem e crianças que passam fome . Eu é que tenho pena de si e das pessoas que o devem aturar todos os dias .
Somos um pais rico de ideias
Somos um pais rico de ideias e como tal a so senhor Tiago Marques embora inaceitáveis aceitam-se
Ter de emigrar é estupidez?
Comentário de quem não tem necessidades e por isso mesmo não faz a mínima ideia o que é viver e porquê viver fora do país. O ridículo e a infantilidade dos exemplos ( em vez de comprar um Audi andem de transportes públicos, as saudades bacocas e a procura do el dorado) demonstram uma ignorância dificil de classificar. Não sabe este senhor que as pessoas emigram não para ficar ricos mas terem trabalho e a DIGNIDADE que o país lhes tirou e até para andar de transportes públicos é preciso dinheiro que muitas vezes não há. Tem este senhor filhos formados à séria e com doutoramentos à séria a quem ofereceram 600 euros por mês para trabalhar no seu país? Que outra alternativa têm se não emigrar para países onde a competência vale mais do que o compadrio podre que assolou Portugal? Quando a evidência está nas coisas e a inteligência não está nas pessoas não há nada a fazer. É deixar andar.....
Deve ser dor de cotovelo...
Deve ser dor de cotovelo....quem fala assim, nunca teve oportunidades que outros tiveram de melhorar a sua vida!!...não seja primitivo caro Tiago Marques...evoluia, nesse país deixou-se de aprender...eu vivo fora desse país desde 1987 e bem feliz por o ter feito..graças a Deus!!
Amigo Tiago Marques..
Amigo Tiago Marques...estupidês é outra coisa!
O amigo fala de luta, qual luta?
considera que é uma luta ficar sentado num sofá em frente ao PC a escrever disparates sobre coisas que ignora completamente?
... Eu sai de portugal vai para 20 anos...perseguido por um governo do idiota que os portugueses como voce elegeram varias vezes para primeiro ministro e finálmente para presidênte da republica...
... foi isso essa a sua luta?
... e hoje meto em portugal 30 ou 40 mil euros por ano.... dinheiro que circula na economia e alimenta o estado pois se não fossem os milhões... sim milhões de emigrantes portugueses no estrangeiro, que compram casas e terrenos em portugal, que passam ferias e comem nos restaurantes, a sua luta já tinha terminado...!
.... Pessoas como o amigo engergonham todos os portugueses por todo o mundo...
O amigo é um pobre misserável...que se rebola no orgulho da propria incompetência... o amigo tenta colocar-se aqui como sendo um portugues lutador, mas não passa de um covarde perguiçoso que usa um falso patriotismo para justificar o seu comodismo.
... nenhum emigrante precisa nem da sua comprênção nem da sua piedade... mas voce precisa do dinheiro deles!!!
O amigo não passa de um pedinte mal agradecido!!!
comentário
Tiago Marques, infelizmente és a prova de que por esse país estar atascado de indíviduos de fazer comentáros dos do teu nível, é que muitos tiveram de emigrar. Também deves ser dos que andam a pedir facturas quando vão beber as mini, a ver se te calha o Audi no sorteio.
Tiago Marques, depois de ler
Tiago Marques, depois de ler comentários como o teu não me apetece emigrar, só me apetece mesmo é fugir desse país para fora; também deves ser dos que pedem a factura quando de vez em quando bebes a mini, a ver se te calha o carro de marca alemã, no sorteio dos tristes
Tiago Marques, mais um
Tiago Marques, mais um cretino ao serviço dos chulos ( grande capital/patrões ) que vem para aqui com mentiras e muita estupidez tentar desestabilizar o Povo Trabalhador com opiniões vagas e infundadas típicas dum autista.
Tiago Marques se você se pode permitir de andar por esta Europa fora a ver as extravagancias dos emigrantes é porque não precisa de estar a trabalhar em Portugal, pois se o tivesse que fazer forçosamente não teria tempo nem dinheiro para os seus ricos passeios pela Europa. Assim o seu discurso,Tiago Marques, é claramente o discurso de quem não sabe o que é trabalhar, nem sabe o que ter dificuldades na vida para pagar as suas facturas.
Você se tivesse um pingo de honestidade ou inteligência dentro da sua cabeça oca, reconheceria a vergonha que é um pais perder a sua população porque não lhe da condições para viver, ao mesmo tempo que aceita outros emigrantes para trabalharem em piores condições ainda. Tudo isto para grande prazer do grande capital/patrões que assim tem uma mão de obra mais barata, mas também menos competente...
Como é que se pode lutar sem armas ? Ou seja, como é que se pode ficar num pais onde não é possível ter um nível de vida minimamente aceitável, onde não se tem dinheiro para nada, onde não se pode pagar as suas facturas ?
Tiago Marques as suas palavras falsas e mentirosas, são como um cano de esgoto por onde só correm excrementos. E os excrementos que saem de sua cabeça só visam vir aqui desestabilizar quem Trabalha e dar uma imagem Falsa da Realidade.
De facto estou inteiramente de acordo com o José Fachada, nos tempos que correm e cada vez mais a forma de luta que, se calhar nos resta, será a de partir as trombas a todos os Chulos de Portugal e dos Portugueses que normalmente são os mesmos que defendem este sistema capitalista Podre, Nauseabundo e afundam e roubam o pais de dia para dia.
Trabalhar à Borla é o que a gente da sua laia quer Tiago Marques, mas duvido muito que seja o seu caso pessoal, a quem muito provavelmente lhe pagam ( lobbys pro-capitalistas ) para vir aqui, intoxicar, com a sua diarreia "intelectual".
Produzir o que ? Quando em Portugal, POLÍTICOS CORRUPTOS E INCOMPETENTES destroem a industria e outros, ao contrario da Alemanha ? Não seja Ignorante, Tiago Marques, nem Desonesto ao querer vir para aqui enganar o Povo.
E Lutar por quais direitos, Tiago Marques ? Pois nos tempos que correm os Portugueses já quase não têm direitos, a não ser os direitos a ter Fome e a ter Frio. Pois estes são os únicos direitos que este capitalismo de selvagens nos dá.
Em contra partida o El-dorado em Portugal e nesta Europa Capitalista Selvagem, continua e continua para todos os CHULOS DO POVO TRABALHADOR E LADROES DE PORTUGAL com os quais você, Tiago Marques, deve de comer à mesa...
Quem não terá pena, serei eu, do que acontecerá à gente da sua laia, quando este sistema cair !!
Ao Povo digo que comentários desta natureza, ataques deste género, vão se multiplicar cada vez mais da parte dos Lobbys Pro-Capitalistas, temos de estar Alerta, temos de Lutar contra esta intoxicação que visa enganar-nos ( Povo ) para eles poderem continuar a viver à nossa conta. Pois a grande ironia disto tudo, é que se o grande capital tem esse mesmo capital, é graças ao Povo Trabalhador, ou seja, a força, a riqueza é das mãos do Povo que sai para encher o rabo patronal indefinidamente. Quando o Povo se aperceber desta força e fechar a Torneira, todos os CHULOS DESTE PLANETA ESTARÃO CONDENADOS ( grande capital ). É por isto que devemos Lutar, o Povo tem de acordar ! Eles ( grande capital ) estão com medo pois sabem da nossa força ( Povo ), eles estão enfraquecidos e é o momento de acabar de uma vez por todas, com estes tempos de Retrocesso, Roubos e Mentiras em que vivemos. É o momento de atacar e acabar com este capitalismo selvagem !! É o momento de devolver a Dignidade merecida ao Povo Trabalhador !! É o momento de apoiar a Esquerda Revolucionaria !! É o momento de fazer o mundo andar para a Frente !!
Força Companheiros/as!
A Luta Continua !
Pelo que vejo não somos todos
Pelo que vejo não somos todos iguais de certeza
Adicionar novo comentário