Está aqui

Uma grande família

O casamento foi sempre uma forma de coesão da classe dominante portuguesa. No dia em que o livro é lançado em Braga e no Porto, publicamos a árvore geneológica essencial da grande família dos Donos de Portugal.
Árvore genealógica - Livro "Donos de Portugal"

Aceda aqui à árvore genealógica

Imagine a leitora ou o leitor que tinha a hipótese de espreitar um jornal de economia português publicado num futuro longínquo. Uma edição, digamos, do ano 2150. É difícil arriscar hoje o que ali se encontraria, muito menos quais seriam os protagonistas de relatos cujas forma e suporte são ainda mais difíceis de antecipar. Pois imagine então um seu antepassado, leitor das crónicas de negócios dos meados do século XIX que, regressado à Lisboa do futuro em 2010, pegasse no Jornal de Negócios ou no Diário Económico. Que lhe causaria maior impressão?

As fotos coloridas em vez das gravuras de tinta ainda fresca? O descuido dos senhores, sem bigode e sem cartola? Ou essa espécie de avaria da máquina do tempo que mantém no sítio os nomes, as grandes famílias que, no tempo de onde vinha, povoavam a Baixa ou a Lapa? Os mesmos Espírito Santo, os mesmos Ulrich, os mesmos Mello.

E se eles ainda lá estivessem em 2150?

A árvore geneológica resumida que aqui apresentamos é um mapa das principais ligações matrimoniais entre as famílias que têm constituído as maiores fortunas de Portugal. O resultado dá uma das explicações fortes para a avaria da máquina do tempo deste visitante do século XIX: o casamento foi uma forma de concentração de propriedade, de reforço da conexão de interesses, de organização de relações sociais e portanto da coesão essencial do segmento mais poderoso da classe dominante.

Ao longo do livro que tem nas mãos, são referidos alguns dos casamentos que asseguraram a continuidade da rota das fortunas, alianças que configuraram a economia e a permanência de um centro na transmissão da grande propriedade. No centro desse centro, está a família Mello, como o gráfico mostra, o mais importante ponto de confluência da endogamia que caracteriza a burguesia portuguesa.

Mello: matrimónio e património

Na primeira metade do século XX, os Mello ligam-se ao fundador da CUF, Alfredo da Silva (a sua filha, Amélia, casa com Manuel de Mello, filho de Jorge de Mello e de uma filha de Adolfo Lima Mayer). Na geração seguinte, como veremos, os Mello vão ligar-se aos Sommer Champalimaud (casamento da filha de Manuel de Mello com António Champalimaud). É também daquele período a ligação aos Ulrich (Fernando Ennes Ulrich casa sucessivamente com uma sobrinha e com uma filha do conde do Cartaxo), aos d’Orey (por via de dois sobrinhos de Jorge de Mello, casados com filha e neta de Frederico Mouzinho de Albuquerque d’Orey) e aos Pinto Basto (pelo casamento de Maria da Conceição, sobrinha de Manuel de Mello, com António d’Orey Pinto Basto). Já em 1960, Madalena Espírito Santo, irmã do anterior presidente do BES, Manuel Ricardo, casa com Frederico Mendonça de Menezes, filhode um primo direito de Manuel de Mello. Em suma, os Mello posicionam-se, como hoje se diz, no código genético da burguesia portuguesa. Com vantagem para todas as partes.

Outro dos casamentos do século uniu o futuro presidente do BES, Manuel Ricardo Espírito Santo, e Maria do Carmo Moniz Galvão, filha única do maior accionista individual deste banco antes da nacionalização e de uma prima direita de Champalimaud. Em 2009, Maria do Carmo chegou ao quarto lugar no ranking das fortunas portuguesas (JN, 29.07.2009). Nas suas mãos, além de 16% do BES, tem 100% da Santocar, empresa de comércio automóvel que factura 450 milhões de euros por ano (S, 29.11.2007). Curiosamente, a sua cunhada, Madalena Espírito Santo Silva, é casada com um primo direito de João Pereira Coutinho, outro dos grandes comerciantes portugueses de automóveis, com negócios também noutros sectores.

Lima Mayer, Mello, Champalimaud, Espírito Santo, Pinto Basto, Bensaúde, Ulrich, são portanto todos da mesma grande família. Concorrentes e mesmo por vezes adversários, mas a história teceu uma teia de alianças familiares que foi falando alto, como veremos nos capítulos seguintes. É certo que, pelo caminho, saíram da ribalta alguns dos apelidos da árvore: Lima Mayer, Pinto Basto, Burnay: matrimónios no estrangeiro, desventura nos negócios, heranças dispersas.

Mas não há razão para cuidados: não se trata de um inusitado fenómeno de proletarização da alta burguesia… Por muito que a descendência destas famílias perca espaços de cooperação ou rostos que a representem, ela emerge abundantemente em órgãos sociais de empresas ou em elencos governativos. Um exemplo é o de Francisco van Zeller, presidente da CIP até 2010, ele próprio bisneto de Eduardo Burnay (irmão de Henry, o Conde de Burnay) e de Maria Feliciana Ramalho Ortigão, filha do autor de As Farpas.

Os tempos mudaram. A direcção dos negócios não é parte da herança. O «mérito», agora, é que conta. Assim falavam, em entrevistas antigas (Mónica; Lisboa, 1990), os empresários ascendentes dos anos 90, Soares dos Santos, Belmiro de Azevedo, Américo Amorim. Vinte anos depois, a associação da família à propriedade passa, como sempre, pelo exercício do poder. Alexandre Soares dos Santos abre alas para o seu filho José; Belmiro já instalou Paulo; Amorim não desiste de procurar soluções dentro de continuidade na família.

De resto, apesar de rarearem os vistosos matrimónios do século XX, ainda hoje os donos de Portugal se cruzam nas suas bodas. Lá estão eles: Janeiro de 2006, casamento da filha de Ricardo Salgado, Catarina (presentes: Durão Barroso, Marcelo Rebelo de Sousa, Manuela Ferreira Leite, Marques Mendes, Manuel Pinho, Rui Vilar, Joaquim Oliveira). Outubro de 2008, casamento da filha de Luís Champalimaud, Inês (presentes: Joe Berardo, Paulo Teixeira Pinto, Fernando Ulrich, Ricardo Salgado). Agosto 2009, casamento do filho de Vasco Pereira Coutinho, Vasco (presentes: Durão Barroso, Ricardo Salgado), Maio de 2009: casamento da filha de Fernando Ulrich, Margarida (além dos habitués, as colunas do jet-set dão nota da presença de uma super-estrela: Isabel dos Santos, a filha do presidente de Angola).

Termos relacionados Sociedade
Comentários (11)