Está aqui

Reunião PCP-Bloco: “abre-se um amplo espaço”

À saída de um encontro entre delegações do PCP e do Bloco de Esquerda, Jerónimo de Sousa destaca a convergência em torno dos objetivos de luta e da necessidade de construir uma política alternativa, ponderando que o que está em causa “não é um arranjo eleitoral”. João Semedo, citando o líder do PCP, diz que “cada partido vai na sua bicicleta”, mas “a estrada é a mesma, e às vezes a bicicleta tem dois selins”.
As duas delegações. Foto de Paulete Matos
As duas delegações. Foto de Paulete Matos

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou que a reunião entre delegações do seu partido e do Bloco de Esquerda realizada na sede deste último partido na manhã desta sexta-feira, foi de grande importância. “Abre-se um amplo espaço que corresponde às inquietações dos portugueses”, disse, ponderando que o que está em causa “não é um arranjo eleitoral”, mas sim uma convergência em torno dos objetivos de luta e da necessidade de construir uma política alternativa, porque “a alternância é uma opção esgotada”.

O líder do PCP fez um elenco de tópicos abordados e que foram objeto de convergência, como a renegociação da dívida, as condições necessárias para o desenvolvimento económico, a necessidade de uma reflexão sobre o Euro, a devolução do que foi roubado pelo governo aos trabalhadores e pensionistas, a defesa dos Serviços Públicos, entre outros.

Mas a convergência mais importante é, para o líder do PCP, o acordo em relação à necessidade de derrotar o governo e romper com a sua política.

Uma bicicleta com dois selins

Por seu lado, João Semedo, coordenador nacional do Bloco de Esquerda, sublinhou que a coincidência mais importante que saiu da reunião é a da necessidade da saída deste governo e da realização de eleições gerais antecipadas, apontando como exemplo de resultados da convergência entre os dois partidos o recurso ao Tribunal Constitucional que teve como consequência a revogação dos cortes de salários e pensões.

Questionado sobre Jerónimo de Sousa ter dito que não estavam em causa “arranjos eleitorais”, João Semedo citou o líder do PCP para dizer que “cada partido vai na sua bicicleta”. Mas precisou: “a estrada é a mesma, e às vezes a bicicleta tem dois selins”.

Em conclusão, João Semedo enfatizou que o Bloco de Esquerda não desiste de trabalhar com outras forças de esquerda e personalidades para construir uma alternativa política e de governo.

ESQUERDA.NET | Bloco de Esquerda reúne com o PCP

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (2)