Está aqui

Governo entrega Centro de Reabilitação do Norte à Misericórdia

Entre as unidades de saúde que o Governo quer passar para as mãos das Misericórdias está o único centro de reabilitação do Norte, que espera há um ano pela abertura, integrado no SNS. O Bloco de Esquerda quer saber onde está o estudo a fundamentar a decisão da entrega.
Apesar de não haver alternativa em toda a região Norte, o Centro de Reabilitação está parado há um ano, desde a remodelação do seu edifício. Foto ARS Norte

O Governo prepara a entrega de 28 hospitais públicos às Misericórdias portuguesas, seis dos quais já este ano, revelou esta quinta-feira o Jornal de Notícias. Entre as unidades que vão mudar de mãos está o único centro de reabilitação do Norte do país, situado no antigo sanatório marítimo de Valadares em Vila Nova de Gaia. Mas o estudo que sustenta a decisão do Governo, pedido pelos deputados em três projetos de resolução aprovados no parlamento, nunca foi tornado público, havendo mesmo dúvidas acerca da sua existência.

Depois de verem chumbado um projeto de resolução que pedia a abertura urgente do Centro (ver vídeo no fim da notícia) , esta quarta-feira os deputados bloquistas João Semedo e Helena Pinto voltaram a insistir junto de Paulo Macedo para conhecer os estudos na origem da decisão do Governo de entregar a gestão do Centro à Santa Casa da Misericórdia. As novas instalações do Centro estão prontas desde agosto do ano passado, mas as portas permanecem encerradas, faltando os equipamentos e o quadro de pessoal para poder funcionar.

Nesta iniciativa junto do ministro da Saúde, o Bloco pretende ainda saber que destino tiveram as verbas do QREN destinadas ao Centro de Reabilitação do Norte. "Após uma diminuição, estas verbas eram de cerca de 6 milhões e meio de euros mas foram reduzidas a zero!", denunciam os bloquistas no requerimento dirigido a Paulo Macedo.

Fonte do Ministério disse ao Jornal de Notícias que a concessão da gestão por três anos à Misericórdia do Porto será feita sem concurso público e que o objetivo é abrir as portas do Centro de Reabilitação do Norte até novembro deste ano. 

Helena Pinto: "Não há nada que justifique a não abertura do Centro de Reabilitação do Norte"

Termos relacionados Política
Comentários (7)