Está aqui

2 de Março: Manifestações em mais cidades e com mais marés

“Que se lixe a troika! O povo é quem mais ordena!” é o lema que ganha relevo na sociedade portuguesa e que se irá ouvir em 37 cidades, pelo menos, no próximo sábado - num momento em que a troika está em Portugal. Em Lisboa, a Maré da Educação irá juntar-se à Maré da Saúde. Diversas marés estão a organizar-se também no Porto. A Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) participa nas manifestações de Lisboa, Porto, Coimbra, Leiria e Faro.
Num momento em que a troika está em Portugal, “Demissão do Governo” e “Que se lixe a troika! O povo é quem mais ordena!” serão lemas gritados no próximo sábado em 33 cidades, pelo menos.

A manifestação do próximo sábado, 2 de Março, já está marcada para 37 cidades, como pode ver na notícia Manifestação de 2 de março convocada para 37 cidades do esquerda.net, que tem atualização permanente. Destacamos também diversas notícias e adesões individuais e coletivas.

Maré da Educação vai juntar-se à Maré da Saúde

No sábado 2 de Março em Lisboa, a Maré da Educação vai formar-se junto ao ministério da Educação na avenida 5 de Outubro, de onde partirá para se juntar à Maré da Saúde, junto à Maternidade Alfredo da Costa, onde se concentram os profissionais da saúde. A defesa da Escola Pública e do SNS unirá estas duas marés.

Os representantes da Maré da Educação estão a apelar a “todos os que estão ligados à escola pública” que se manifestem no próximo sábado.

Belandina Vaz professora e uma das organizadoras da Maré da Educação disse nesta quarta-feira à comunicação social: “Estamos a pedir às pessoas que venham defender a escola pública. O ensino está a ser fortemente afetado”.

Belandina Vaz alerta que as escolas estão “a entrar em rutura” e salienta: “Não vemos uma luz ao fundo do túnel com este Governo e com a troika cá”.

Mariana Gomes, aluna na Escola Superior de Teatro e Cinema e também organizadora da Maré da Educação, defende que a motivação para participar na manifestação é muito alta: “Nos últimos anos, temos visto a escola pública a degradar-se cada vez mais”.

A “Maré da Educação” junta professores, funcionários não docentes, estudantes, pais e encarregados de educação.

Reformados e Pensionistas manifestam-se contra os cortes nas pensões

A Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) vai juntar-se à manifestação de 2 de março por estar contra os cortes nas pensões e defende que o Estado não tem legitimidade para mexer nas reformas. A APRe! estará representada nas manifestações marcadas para Lisboa, Porto, Coimbra, Leiria e Faro.

Em declarações à Lusa, Vítor Ferreira da APRe! considera que o Estado não tem legitimidade para cortar nas pensões, já que está apenas a devolver aquilo que todos os pensionistas entregaram ao longo das suas carreiras contributivas.

“O que temos são reformados e pensionistas com longuíssimas carreiras contributivas e essas pessoas entendem que fizeram uma transferência para o Estado de um determinado montante ao longo das suas carreiras, valor esse que foi capitalizado e que foi em cúmulo com aquilo que era a quota dos nossos patrões e entendemos que esse dinheiro é propriedade nossa, logo o Estado só está como fiel gestor desse dinheiro”, refere Vítor Ferreira.

“Aquilo que legitimamente o Estado determinou, que era o contrato que fez connosco, nós entendemos que o Estado o deve cumprir e reclamamo-nos credores do Estado desse valor”, sublinha Vítor Ferreira.

Marés no Porto

No Porto, têm-se multiplicado as ações de divulgação e mobilização da manifestação de 2 de Março, tendo já aderido ao protesto as associações AJA, APRE, ACP - Precários Inflexíveis e SOS Racismo.

Estão previstas Marés da Educação, Reformados, Cultura, Direitos Humanos, Precários e Desempregados.

A concentração dos manifestantes será na Praça da Batalha às 15 horas, seguindo depois os manifestantes para a Avenida dos Aliados, ao Som dos "Mareantes do Rio Douro" e dos "Retimbrar". A Maré da Educação partirá da DREN e seguirá diretamente para a Avenida dos Aliados. Estão previstas intervenções das Marés na Batalha e microfone aberto na Avenida dos Aliados.

Artigos relacionados: 

Comentários (4)