Está aqui

“Pedimos ao país que se levante contra este ataque ao Estado Social”

Comentando o novo plano do FMI, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, apelou: "Nós pedimos ao país que se levante contra este ataque contra o Estado que nós conhecemos, porque não ficará pedra sobre pedra deste brutal ataque ao Estado social, aos direitos, aos salários e às pensões".
Pedro Filipe Soares apelou: "Nós pedimos ao país que se levante contra este ataque contra o Estado que nós conhecemos” - Foto de Tiago Petinga/Lusa

Pedro Filipe Soares fez estas declarações à comunicação social no parlamento, exortou o Governo a "não se esconder atrás deste relatório do FMI" e a assumir "as suas responsabilidades" e anunciou a entrega de um requerimento ao Governo, solicitando ao ministério das Finanças a divulgação do relatório aos deputados. O Governo terá recebido o documento do FMI no passado mês de dezembro.

Segundo a agência Lusa, o líder parlamentar do Bloco considerou também que "quem faz o relatório com esta brutalidade para as pessoas não pode ser ouvido pelo Governo português", que acusou de querer "afundar o Estado social" ao falar da sua refundação.

Pedro Filipe Soares frisou ainda: "Afundar o Estado social, cortar salários, cortar pensões, cortar aqueles que são os direitos de todos, obrigando a pagamentos mais abusivos na saúde e obrigando a pagamentos na educação é não deixar pedra sobre pedra no Estado que nós conhecemos e naquilo que demorou décadas a construir".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (3)