Está aqui

Breves

Nova Iorque: Ataque causa 8 mortos e 12 feridos

Uma carrinha abalroou várias pessoas em Nova Iorque, causando oito vítimas mortais - cinco argentinos, uma belga e dois americanos – e doze feridos. O condutor acabou por abandonar a viatura com duas armas, uma de 'paintball' e outra pressão de ar, tendo sido atingido pela polícia no abdómen.

Sayfullo Saipov, de 29 anos, natural do Uzbequistão, vive nos Estados Unidos desde 2010 e trabalhava para a UBER. Segundo as autoridades norte-americanas, Saipov, que atualmente se encontra hospitalizado, trazia na carrinha um bilhete no qual sinalizava que o ataque era cometido em nome do Daesh (Estado Islâmico).

O Presidente dos EUA já veio dizer que é tempo de “deixar o politicamente correto“ e que “temos de ser mais duros e mais inteligentes”. Donald Trump serve-se deste ataque para reforçar que é preciso restringir ainda mais a imigração.

Questionado pelos jornalistas sobre se iria enviar o autor do ataque para Guantánamo, Trump afirmou: “Certamente que vou considerar isso. Certamente vou considerar isso. Manda-lo para o ‘Gitmo’. Certamente vou considerar isso”.