Está aqui

Breves

Noam Chomsky encheu auditório da Gulbenkian

O linguista norte-americano deu uma conferência perante uma sala cheia no Congresso “No Coração do Mundo - ciências em rede num mundo global”, organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pelas Faculdades de Letras das Universidades de Lisboa, Coimbra e Porto. Chomsky sintetizou a evolução do seu pensamento, defendeu que “a natureza tem segredos que ficarão para sempre na escuridão” e atacou a “globalização neoliberal, que pretende limitar o desenvolvimento humano”.

A audição contará com especialistas em Direito.

Audição sobre a precariedade na advocacia

21 de Fevereiro 2018

A audição contará com especialistas em Direito e decorrerá na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, na Assembleia da República, Centro de Acolhimento ao Cidadão (CAC), às 17h30.

José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda, considera que este é “um debate cada vez mais inadiável”. Assim, o Bloco organizou esta audição, que, para além da presença de Pureza, conta com as de Vasco Barata (jurista), José João Abrantes (Professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa), Guilherme Figueiredo (Bastonário da Ordem dos Advogados), Joana Neto (advogada) e José Soeiro (deputado do Bloco de Esquerda).

Fotografia da página de Facebook do Bloco de Esquerda de Mafra

Morreu Paula Guerreiro

21 de Fevereiro 2018

Paula Guerreiro, representante do Bloco de Esquerda na Assembleia de Freguesia de Mafra, morreu esta terça-feira, 20 de fevereiro, vítima de doença prolongada.
Paula Guerreiro era uma acérrima defensora dos direitos dos animais.
Até sempre.

Bloco quer fim imediato de abate de animais em canis

19 de Fevereiro 2018

Bloco de Esquerda criticou esta segunda-feira que a adoção sem esterilização e o abate em centros de recolha oficial do animal se mantenham “passados dois anos do período transitório”, e defendeu uma lei contra maus-tratos “mais efetiva”.

Em declarações à agência Lusa após visitar o canil municipal de Valongo, e reunir com a autoridade veterinária municipal de Santo Tirso, a deputada bloquista Maria Manuel Rola considerou "não ser desculpável [que] passados dois anos do período transitório, se mantenha a adoção sem esterilização bem como o abate em centros de recolha oficial do animal".

Nesse sentido, o Bloco quer "alterações à lei dos maus tratos de animais" que a tornem ainda "mais efetiva, quer a nível de fiscalização, quer no reencaminhamento dos animais, da própria abrangência da legislação".

Fotografia da página de Facebook da Ordem dos Arquitetos

Morreu Raul Hestnes Ferreira

12 de Fevereiro 2018

Raul Hestnes Ferreira morreu este domingo, em Lisboa, com 86 anos. O arquiteto, filho do escritor José Gomes Ferreira, projetou, entre outros edifícios, a Casa da Cultura de Beja, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, o novo edifício do ISCTE, a Biblioteca de Marvila e a Casa de Albarraque.

Hestnes Ferreira fez ainda o projeto de renovação do café Martinho da Arcada e a remodelação do Museu de Évora. Esteve entre os finalistas a concurso para a Ópera da Bastilha, em Paris. Entre os projetos habitacionais, contam-se o do bairro das Fonsecas e Calçada, em Alvalade, em Lisboa, criado no âmbito das brigadas SAAL, e o das Cooperativas Unidade do Povo e 25 de Abril, que remonta a 1975.

Recebeu o Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo, o Prémio Nacional de Arquitetura da antiga associação de arquitetos (anterior à Ordem) e o Prémio Valmor.

Hestnes Ferreira foi também autarca na freguesia de Santa Catarina em Lisboa, eleito como independente pelo Bloco de Esquerda em 2005.

Sindicato dos Jornalistas alerta "falsos recibos verdes" sobre novos contratos

Sindicato dos Jornalistas alerta "falsos recibos verdes" sobre novos contratos

8 de Fevereiro 2018

A direção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) emitiu um comunicado, esta quinta-feira, aconselhando “todos os jornalistas em situação de falsos recibos verdes, e que neste momento estejam abrangidos pelo PREVPAP, a não assinarem qualquer contrato apresentado pela RTP”.

Em causa estão os novos contratos que a RTP está a propor a alguns jornalistas a recibos verdes, nos quais estes teriam de abdicar de usar indícios que pudessem comprovar a prestação de trabalho subordinado.

Além disto, a Direção do SJ “já exigiu à Empresa o cabal esclarecimento desta questão e a imediata alteração deste procedimento”.

Itália: Candidato de extrema-direita dispara sobre imigrantes

3 de Fevereiro 2018

O ataque terrorista com motivações racistas causou pelo menos seis feridos na cidade de Macerata. O líder do partido de extrema-direita reagiu sublinhando que a imigração é uma “invasão organizada” que “leva a confrontos sociais”.

De acordo com o jornal Corriere della Sera, quando Luca Traini, que foi candidato da Liga Norte no ano passado, foi preso estava enrolado numa bandeira italiana. Traini fez ainda a saudação fascista ao passar pelo Monumento aos Mortos.

O líder da Liga Norte, Matteo Salvini, reagiu ao ataque contra imigrantes de origem africana sublinhando que “qualquer um que dispare é um delinquente, independentemente da cor da pele". Contudo, Salvini avançou imediatamente que “é claro que a imigração está fora de controlo”. “Uma invasão organizada, desejada e financiada como a que se verificou nos últimos anos leva a confrontos sociais", avançou.

Artigo atualizado às 18h45 de 03.02.2018.

Madeira: Bloco congratula-se com transmissão do plenário em Língua Gestual Portuguesa

29 de Janeiro 2018

Na sequência da aprovação de uma resolução do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira vai passar a transmitir todas as sessões plenárias com tradução simultânea para Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Saiba mais em: madeira.bloco.org 

Presidenciais em Chipre: Conservador e comunista repetem duelo de há cinco anos

29 de Janeiro 2018

Na 1ª volta das eleições presidenciais cipriotas, que decorreram este domingo, o atual presidente Nicos Anastasiades, do partido conservador DISY, e o independente Stavros Malas, apoiado pelo partido comunista (AKEL), foram os mais votados e irão disputar a ronda decisiva no próximo domingo, dia 4 de fevereiro.

Eis os resultados:

Nicos Anastasiades (DISY, conservador)…………35,5%
Stavros Malas (AKEL, comunista)………………….30,2%
Nikolas Papadopoulos (DIKO, centrista)…………..25,7%
Christos Christou (ELAM, extrema-direita)………….5,7%
Giorgos Lillikas (SYPOL, nacionalista, populista)….2,2%
Outros…………………………………………………...0,7%
Registaram-se 2,4% de votos brancos e nulos.
Por sua vez, a participação eleitoral foi de 71,9%.

Curiosamente, em 2013, o 2º turno opôs os mesmos candidatos. Porém, Anastasiades partiu, então, com maior vantagem (45,5% contra 26,9%), tendo triunfado com 57,5% dos votos, contra os 42,5% de Malas. A posição dos eleitores de Papadopoulos, que, para além do seu partido, teve o apoio dos social-democratas do EDEK e pelos nacional-conservadores do Movimento Solidariedade (KA).

Sendo Chipre uma república presidencialista, estas eleições são fundamentais para definir as grandes opções políticas do país para os próximos cinco anos.

Foto de @emergency_ong.

Novo atentado em Cabul causou a morte de pelo menos 63 pessoas

27 de Janeiro 2018

Num atentado reivindicado pelos Talibã, na manhã deste sábado, um bombista suicida fez explodir uma ambulância, no centro da capital afegã. “É um massacre”, disse à Reuters Dejan Panic, coordenador afegão do Emergency, grupo italiano de ajuda humanitária que opera nas imediações da zona da explosão.

Segundo o Ministério da Saúde do Afeganistão, citado pela imprensa internacional, o número de morto pode subir. O Emergency refere, na sua conta do Twitter, que já chegaram 171 feridos, ao seu ponto de urgência hospitalar. As autoridades afegãs dizem que a explosão ocorreu num ponto de controlo da polícia, numa zona de edifícios governamentais e de embaixadas, como o Ministério do Interior e a delegação da União Europeia (UE) no Afeganistão.

Os alertas de segurança tinham sido reforçados nos últimos dias. Há cerca de uma semana, um outro atentado atingiu o Hotel Intercontinental, causando a morte a mais de 30 pessoas.

Governo da Colômbia cancelou as touradas no país e pediu ao parlamento que debata um projeto para acabar com as corridas de touros

Colômbia quer acabar com as touradas

21 de Janeiro 2018

O governo da Colômbia cancelou as touradas no país e pediu ao parlamento que debata um projeto para acabar com as corridas de touros. O ministério do Interior colombiano afirma que "tudo indica que a festa brava se está a extinguir por decisões judiciais e por uma mudança da cultura urbana".

Segundo a Lusa, o ministério pediu que as manifestações contra a festa brava "se façam de forma organizada e pacífica".

A Colômbia é um dos oito países no mundo onde são permitidas as corridas de touros.

Páginas