Breves

Ministros do Interior de Alemanha e Itália querem reforçar fronteiras exteriores da UE

Segundo avança o diário alemão Suddeutsche Zeitung, Thomas de Maiziere e Angelino Alfano enviaram uma carta à Comissão Europeia (CE) na qual pedem uma reforma do sistema de asilo na Europa.

A par de defenderem a criação de uma agência de asilo europeia, os ministros do Interior da Alemanha e de Itália assinalam a necessidade de promover uma “reforma ambiciosa” do Acordo de Dublin.

Por forma a diminuir o número de refugiados que chegam à Europa, Maiziere e Alfano reivindicam o reforço das fronteiras exteriores da União Europeia (UE). Os responsáveis defendem ainda a existência de mecanismos comuns na Europa para registar refugiados.

De acordo os ministros do Interior da Alemanha e de Itália, os refugiados devem ser distribuídos por toda a UE, através do sistema de quotas anuais, e deve ser elaborada uma lista de "países seguros" de origem e ativado um "mecanismo de repatriação forte coordenado a nível europeu "para enviar de volta os chamados "migrantes económicos".