Está aqui

Breves

Cem anos de jazz para ouvir em Guimarães

Cem anos de jazz para ouvir em Guimarães

Este ano, o mundo celebra os 100 anos decorridos desde a gravação do primeiro registo discográfico de jazz e este é o mote para a programação da 26ª edição do Guimarães Jazz 2017, que decorrerá de 8 a 18 Novembro.

O jazz tem as suas raízes nas comunidades afro-americanas de Nova Orleães, nos EUA, e as suas origens remontam ao final do século XIX e início do século XX, tendo-se desenvolvido a partir da cultura dos blues e do ragtime.

“Apesar da irrelevância do acontecimento em termos estritamente musicais, a gravação da Original Dixieland Jass Band corresponde, numa dimensão simbólica, à fundação de uma linguagem musical autónoma. A partir desse momento, a história do jazz mudaria para sempre, até porque a documentação em registo sonoro teve importantes implicações no desenvolvimento de uma música intrinsecamente volátil e que foi sempre, desde a sua génese, baseado na improvisação e na execução em tempo real”, indica a organização do festival.

Os concertos, as oficinas de jazz, as jam sessions e as animações musicais ocuparão o Centro Cultural Vila Flor e outros locais da cidade. Ver programa e informações aqui.