Está aqui

Biblioteca

O seu aspecto infundia terror às crianças e repulsão aos adultos; não tanto pela sua altura e extraordinária magreza, mas porque a desgraçada tinha um defeito horrível: haviam-lhe extraído o olho esquerdo; a pálpebra descera mirrada, deixando, contudo, junto ao lacrimal, uma fístula continuamente porejante. 

Agitou-se no banco, envolveu-se melhor no dominó, que a noite ia-se pondo fria, e resolveu esperar com resignação. Passou, porém, uma hora, duas, e ela sem aparecer... A inquietação mordeu-lhe novamente a alma... Porque não viria? Onde estaria àquelas horas da noite?...

Levantei-me rapidamente da borda da cama, e, no mesmo instante, o capitão pôs-se também em pé, dando um grito de surpresa. Tinha-me voltado para apanhar a lanterna e examiná-la, quando lhe ouvi a exclamação e em seguida gritar por socorro.

– Pelo sangue de Cristo, sim, mimosa – responde o carmelita, atirando a sra. Rodin ao leito – sim, alma pura, fiz de seu marido um padre, e, enquanto o farsante celebra um mistério divino, apressemo-nos a levar a cabo um profano...

– Então nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa muito boa.

Responderam-lhe:

– Sempre queremos ver isso.

No cerne do alvoroço alarmado, os socorristas encontraram Joel num sono plácido, exalando como um corpo vivo há muito sem gel de banho exala. Há quanto tempo o vosso amigo está assim? Há um dia e meio, pelo menos... Conto inédito

Eu presenciei o espanta-diabo do princípio ao fim, graças a uma feliz sequência de circunstâncias, e quero descrever tudo para os verdadeiros conhecedores e para os amadores do sério e do elevado, de acordo com o gosto nacional.

Para aqueles que estudam a grande arte de viver na cama, devo de forma enfática incluir uma palavra de cautela: se ficar na cama até tarde, faça isso sem nenhuma justificativa.

Que horas podiam ser? Parecia que eu caminhava havia um tempo infinito, pois as minhas pernas amoleciam debaixo de mim, o meu peito arfava, e eu sofria terrivelmente de fome.

Uma modesta proposta para prevenir que, na Irlanda, as crianças dos pobres sejam um fardo para os pais ou para o país, e para as tornar benéficas para a República.

Páginas

Metade da população mundial vai votar no próximo ano e, pela primeira vez na história da Humanidade, pode vir a ser alvo de tecnologias que determinem o discurso da eleição.

O acesso a um espaço condigno não pode ser limitado apenas a quem possui mais rendimentos. É preciso investimento público que dê respostas às necessidades da população, para que o salário e a pensão de reforma cheguem para a renda e todas as outras despesas.

Pela ideia de casa, pela sua materialidade, pela liberdade de atravessar o umbral, pela liberdade de construir rua: dia 30 é dia de afirmar que casa é para viver e que para a vida é fundamental a casa.

Quem acredita numa política ambiental e climática responsável, quem leva a sério o bem-estar animal, quem levanta a bandeira arco-íris contra todas as discriminações, terá uma voz no parlamento regional que não abandonará nenhuma das causas, nenhuma das lutas. Será a voz do Bloco de Esquerda.

António Costa anunciou a devolução das propinas no Ensino Superior, mas as suas palavras não passam de marketing eleitoralista. O PS sempre rejeitou acabar com as propinas e continua a fazê-lo com maioria absoluta.

No dia 11 de setembro assinala-se o cinquentenário do golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allende e abriu caminho a 17 anos de ditadura violenta de Pinochet, alimentada pela cartilha económica neoliberal. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Salvador Allende em 1971.

Cronologia dos principais acontecimentos desde o Governo de Unidade Popular ao golpe militar de Pinochet e suas consequências (1970/1975).

Palácio La Moneda a ser bombardeado.

O golpe militar que derrubou, em 11 de setembro de 1973, o governo da Unidade Popular, esmagou de forma trágica uma aposta na via pacífica e legal para o socialismo. Até ao último dia, o presidente Salvador Allende acreditou que as concessões que fizera à direita e aos militares seriam suficientes para evitar um golpe de Estado. Enganou-se. Por Waldo Mermelstein.

Waldo Mermelstein, no regresso ao Brasil, dezembro de 1973.

Fugindo da repressão dos ditadores brasileiros depois do golpe militar de 1964, o jovem Waldo Mermelstein, então com 18 anos, foi para Santiago do Chile estudar economia e engajou-se intensamente nas lutas sociais, militando no MIR. Aqui, o seu relato do dia 11 e seguintes. Por Waldo Mermelstein.

O governo de Allende tinha um ambiciosos programa, que passava por reforma agrária e nacionalizações. As minas de cobre, que representavam 80% das receitas de exportação do país, figuravam nessa lista. As massas trabalhadoras e camponesas mobilizaram-se para que o programa fosse aplicado. Por Waldo Mermelstein.