Está aqui

Biblioteca

O seu aspecto infundia terror às crianças e repulsão aos adultos; não tanto pela sua altura e extraordinária magreza, mas porque a desgraçada tinha um defeito horrível: haviam-lhe extraído o olho esquerdo; a pálpebra descera mirrada, deixando, contudo, junto ao lacrimal, uma fístula continuamente porejante. 

Agitou-se no banco, envolveu-se melhor no dominó, que a noite ia-se pondo fria, e resolveu esperar com resignação. Passou, porém, uma hora, duas, e ela sem aparecer... A inquietação mordeu-lhe novamente a alma... Porque não viria? Onde estaria àquelas horas da noite?...

Levantei-me rapidamente da borda da cama, e, no mesmo instante, o capitão pôs-se também em pé, dando um grito de surpresa. Tinha-me voltado para apanhar a lanterna e examiná-la, quando lhe ouvi a exclamação e em seguida gritar por socorro.

– Pelo sangue de Cristo, sim, mimosa – responde o carmelita, atirando a sra. Rodin ao leito – sim, alma pura, fiz de seu marido um padre, e, enquanto o farsante celebra um mistério divino, apressemo-nos a levar a cabo um profano...

– Então nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa muito boa.

Responderam-lhe:

– Sempre queremos ver isso.

No cerne do alvoroço alarmado, os socorristas encontraram Joel num sono plácido, exalando como um corpo vivo há muito sem gel de banho exala. Há quanto tempo o vosso amigo está assim? Há um dia e meio, pelo menos... Conto inédito

Eu presenciei o espanta-diabo do princípio ao fim, graças a uma feliz sequência de circunstâncias, e quero descrever tudo para os verdadeiros conhecedores e para os amadores do sério e do elevado, de acordo com o gosto nacional.

Para aqueles que estudam a grande arte de viver na cama, devo de forma enfática incluir uma palavra de cautela: se ficar na cama até tarde, faça isso sem nenhuma justificativa.

Que horas podiam ser? Parecia que eu caminhava havia um tempo infinito, pois as minhas pernas amoleciam debaixo de mim, o meu peito arfava, e eu sofria terrivelmente de fome.

Uma modesta proposta para prevenir que, na Irlanda, as crianças dos pobres sejam um fardo para os pais ou para o país, e para as tornar benéficas para a República.

Páginas

Na cidade de São Paulo, Boulos superou a candidatura do PT em 2020. Por isso, a sua candidatura em 2024 é muito maior que uma tática eleitoral. Boulos concentra uma aposta estratégica.

Não deixa de ser interessante como o mundo liberal é engenhoso na hora de encontrar formas de compensar os funcionários das empresas com tudo e um par de botas que não seja dinheiro ao fim do mês.

Quem achou que se discutia um aumento das pensões mínimas para quase dois milhões de portugueses, ou alguma aproximação entre aquelas e o salário mínimo, desengane-se. É tudo fumo de campanha para tentar apagar da cabeça dos pensionistas a má memória da direita no poder.

Decidi que não serei candidato nas listas às próximas eleições legislativas. Cumpri uma das maiores honras da minha vida, dei tudo o que podia e sabia, ajudei a construir esquerda.

Os dois principais partidos orgânicos, PS e PSD, entenderam sempre que tinham o direito a governar por imposição paraconstitucional e que os que neles faziam carreira mereciam gratidão pública.

Javier Milei – Foto de Juan Ignacio Roncoroni/EPA/Lusa

O libertário lidera o quarto ensaio da intentona reacionária iniciada por Rafael Videla, retomada por Carlos Menem e recriada por Mauricio Macri. O principal limite que o bulldozer de Javier Milei enfrenta é a resistência popular. Artigo de Claudio Katz.

Enfrentar desde já o plano motosserra - Cartaz da Izquierda Socialista

Lamentavelmente, consumou-se o triunfo de uma variante de extrema-direita muito perigosa, que reivindica a ditadura e postula um plano de motosserra contra o povo trabalhador. Quem alimentou semelhante monstro que nega o aquecimento global? Artigo de Juan Carlos Giordano.

Javier Milei, foto CADTM

O longo processo eleitoral trouxe-nos várias surpresas e terminou com um resultado realmente inesperado. Não pela vitória de Javier Milei, mas pelo diferencial obtido, mais de 11 pontos. É também um triunfo da extrema direita internacional. Artigo de Eduardo Lucita.

Javier Milei, Foto Enrique Garcia Medina/Epa/Lusa, 19 novembro 2023

A vitória do líder libertário abre um cenário inédito na Argentina. Como compreender esta mudança política que levou ao poder um estranho da extrema-direita? Artigo de Mariano Schuster e Pablo Stefanoni.

Milei defende um Estado forte no domínio da segurança e da justiça - foto cadtm

O pensador estadunidense do anarcocapitalismo é uma das referências do candidato que venceu as eleições presidenciais na Argentina. O seu pensamento defende a ideia de uma sociedade sem Estado governada pelo capitalismo laissez-faire. Artigo de Romaric Godin