Está aqui

Biblioteca

O seu aspecto infundia terror às crianças e repulsão aos adultos; não tanto pela sua altura e extraordinária magreza, mas porque a desgraçada tinha um defeito horrível: haviam-lhe extraído o olho esquerdo; a pálpebra descera mirrada, deixando, contudo, junto ao lacrimal, uma fístula continuamente porejante. 

Agitou-se no banco, envolveu-se melhor no dominó, que a noite ia-se pondo fria, e resolveu esperar com resignação. Passou, porém, uma hora, duas, e ela sem aparecer... A inquietação mordeu-lhe novamente a alma... Porque não viria? Onde estaria àquelas horas da noite?...

Levantei-me rapidamente da borda da cama, e, no mesmo instante, o capitão pôs-se também em pé, dando um grito de surpresa. Tinha-me voltado para apanhar a lanterna e examiná-la, quando lhe ouvi a exclamação e em seguida gritar por socorro.

– Pelo sangue de Cristo, sim, mimosa – responde o carmelita, atirando a sra. Rodin ao leito – sim, alma pura, fiz de seu marido um padre, e, enquanto o farsante celebra um mistério divino, apressemo-nos a levar a cabo um profano...

– Então nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa muito boa.

Responderam-lhe:

– Sempre queremos ver isso.

No cerne do alvoroço alarmado, os socorristas encontraram Joel num sono plácido, exalando como um corpo vivo há muito sem gel de banho exala. Há quanto tempo o vosso amigo está assim? Há um dia e meio, pelo menos... Conto inédito

Eu presenciei o espanta-diabo do princípio ao fim, graças a uma feliz sequência de circunstâncias, e quero descrever tudo para os verdadeiros conhecedores e para os amadores do sério e do elevado, de acordo com o gosto nacional.

Para aqueles que estudam a grande arte de viver na cama, devo de forma enfática incluir uma palavra de cautela: se ficar na cama até tarde, faça isso sem nenhuma justificativa.

Que horas podiam ser? Parecia que eu caminhava havia um tempo infinito, pois as minhas pernas amoleciam debaixo de mim, o meu peito arfava, e eu sofria terrivelmente de fome.

Uma modesta proposta para prevenir que, na Irlanda, as crianças dos pobres sejam um fardo para os pais ou para o país, e para as tornar benéficas para a República.

Páginas

O processo a que o Governo quis chamar de descentralização está em crise. O acordo entre PS e PSD para a municipalização de competências descarrilou completamente, devido principalmente à falta de compromissos financeiros.

Tem a política que ser fria? Tem nela que prevalecer a razão instrumental?

Na última semana gerou-se, e bem, uma onda de solidariedade com Miguel Duarte, o jovem português acusado pelo governo italiano por “ajuda à imigração ilegal”.

Todos os dias somos confrontados com aberrações com as quais somos cúmplices por omissão. Basta olhar e exigir o confronto com o que existe como regular vazio, ao nosso lado, aquele que suportamos mesmo quando nos intima por voz própria.

Ficaríamos muito mais satisfeitos e felizes se, de vez em quando, e não apenas no 10 de Junho, os Governantes em Portugal se lembrassem de nós, levando a sério os nossos problemas.

"A China domina . Genes, chips, qubits1, foguetes, reatores, vigilância e areia – as ferramentas de uma superpotência em ascensão"

Revista tecnológica do MIT expõe o enorme salto tecnológico feito pela China nas últimas três décadas e mostra como não é só na tecnologia 5G que os chineses estão na vanguarda.

A guerra comercial movida pela administração Trump contra a China agravou-se no último mês e ameaça ter repercussões graves na economia mundial. Neste dossier, mostramos que o que está em causa não é uma questão de espionagem, mas uma disputa pela hegemonia tecnológica em que a China, em diversas áreas, procura superar os Estados Unidos. Dossier coordenado por Luis Leiria.

As redes 5G (quinta geração) vão mudar drasticamente a Internet que conhecemos.

Com o pretexto da espionagem, os EUA atacam a empresa chinesa líder da tecnologia das redes 5G. Disputa é considerada a mais importante desde a corrida espacial entre EUA e URSS, ganha pela NASA ao pôr o primeiro homem na Lua. Por Luis Leiria.

A Alibaba é uma das empresas chinesas que alcançou tecnologicamente os gigantes do Vale do Silício.

A ascensão de algumas importantes empresas chinesas de internet coloca sérios desafios às companhias norte-americanas líderes da digitalização nos últimos 20 anos. Estas empresas ocupam lugares chave num capitalismo digital com marca chinesa. Por Florian Butollo e Philipp Staab.

Eric Schmidt: "bifurcação numa Internet controlada pela China e outra não chinesa, controlada pelos EUA”. Foto de Guillaume Paumier, CC-BY

Ex-presidente da Google previu que a China poderá liderar uma “bifurcação” da rede mundial. Diferenças na tecnologia 5G podem acelerar essa tendência, acabando com a Internet tal como a conhecemos.