Está aqui

Mariana Mortágua

Deputada. Dirigente do Bloco de Esquerda. Economista.

Artigos do Autor(a)

22 de Setembro, 2021 - 10:13h

Escândalo repetido, a Comissão Europeia cede aos piores lobbies económicos e financeiros mundiais, em prejuízo de todos os povos. Sabendo disto, o que vai fazer o Governo português?

16 de Setembro, 2021 - 14:10h

O Porto perdeu população, mais de 5500 pessoas nos últimos dez anos, a maior percentagem entre as grandes cidades. O preço das casas disparou, sem que os salários o consigam acompanhar. Habitação pública, nem vê-la. O Porto ganharia com mais pluralidade na Câmara.

9 de Setembro, 2021 - 00:09h

Não faz sentido creditar aos consumidores a transição energética, enquanto se mantiverem as absurdas taxas de rentabilidade das grandes produtoras, protegidas tanto por Bruxelas como pelo Governo em Lisboa.

1 de Setembro, 2021 - 11:15h

O Garantir Cultura foi lançado pelo Governo para financiar a criação e programação culturais. Tudo corria bem até os beneficiários do financiamento começarem a ser confrontados com um conjunto de exigências ausentes do regulamento.

14 de Agosto, 2021 - 11:33h

Os direitos laborais que hoje consideramos condições de civilização são o produto de séculos de resistência e luta. Foram consagrados pelas forças progressistas em momentos de conflito com os poderes instituídos.

7 de Agosto, 2021 - 16:06h

Para a Pfizer, para a BioNTech ou para a Moderna, as boas notícias parecem não ter fim. No extremo oposto estão os Estados, os que podem pagar as vacinas e ainda mais os que não as podem pagar, sendo impedidos de defender a sua população.

28 de Julho, 2021 - 13:10h

Parece contraditório que sociedades que tanto prezam o segredo bancário e profissional, facilmente concebam a transformação de informações pessoais e políticas em produtos comerciais. A contradição é apenas aparente, já que tudo é, afinal, um negócio ao serviço dos grandes poderes.

26 de Julho, 2021 - 17:37h

“Na verdade, o que o Parlamento fez ao longo da última década foi um grande e contínuo inquérito ao poder económico sob a modernização conservadora — e à parcial decomposição desse poder”. Artigo de Mariana Mortágua

22 de Julho, 2021 - 16:57h

Desta vez, o desastre chegou ao centro do poder europeu. O que mais será necessário para que se entenda que estas catástrofes são previsíveis, que têm causas e responsáveis?

14 de Julho, 2021 - 22:44h

O currículo de Vítor Fernandes na Caixa deveria ter sido suficiente para afastá-lo de qualquer nomeação pública, logo em fevereiro. Que a pressão pública contribua para que o Governo trate depressa de encontrar para o Banco de Fomento quem ofereça melhores referências.

Páginas