Está aqui

Quatro e Vinte

Câmara dos Representantes autoriza bancos a trabalharem com setor da canábis

Num dia especial para a comunidade canábica, a aprovação do Safe Banking Act é um passo importante para a legalização a nível federal nos EUA. Mesmo nos estados onde são legais, as empresas do setor canábico são obrigadas a funcionar sobretudo com dinheiro vivo, pois os bancos estão proibidos de lhes abrir contas ou conceder crédito.

Médicos já podem receitar canábis em Portugal

Desde o início de abril que a canábis medicinal já pode ser receitada e aviada nas farmácias portuguesas. Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica nesta edição do Quatro e Vinte.

Revista canábica vai chegar às bancas esta semana

Vem aí a Cannadouro Magazine e o Quatro e Vinte foi saber o que podemos esperar do primeiro número da revista. Ouça estas e outras notícias da atualidade canábica neste edição do podcast.

Canábis legal em Marrocos? Cultivadores esperam para ver

A proposta de lei do governo marroquino vai concentrar o comércio numa agência governamental e só será autorizado o cultivo em seis regiões. Ouça estas e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Indústria canábica foi a exceção ao disparar do desemprego nos EUA

Enquanto a pandemia destruía 10 milhões de postos de trabalho, o setor canábico nos estados norte-americanos que legalizaram superou no ano passado os 320 mil empregos a tempo inteiro. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Doentes britânicos conseguem exceção ao Brexit para manter canábis medicinal

O governo holandês concordou em prolongar até julho a aceitação de receitas médicas do óleo de canábis para dezenas de crianças britânicas com formas raras de epilepsia. Ouça esta e outras notícias canábicas no podcast Quatro e Vinte.

Votação histórica na ONU abre caminho ao uso terapêutico da canábis

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para a retirada da canábis da tabela de substâncias mais perigosas e sem valor medicinal na Convenção Internacional que rege o controlo de estupefacientes.

Albert Tió é o primeiro preso político canábico em Espanha

Esgotados os vários recursos e sem resposta ao pedido de indulto, o ativista pró-legalização e um dos impulsionadores da lei de regulação dos clubes sociais na Catalunha entrou esta semana na cadeia para cumprir uma pena de cinco anos de prisão. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Canábis legal vence em todos os referendos nos EUA

A partir de agora há mais quatro estados norteamericanos com canábis legal para fins recreativos e mais dois para fins medicinais. Ao todo, são mais 21 milhões de pessoas a dizerem adeus a um século de proibicionismo nos EUA. Para ouvir nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Nas Presidenciais dos EUA, a canábis vai a votos em cinco estados

Este fim de semana a legalização da canábis foi a referendo na Nova Zelândia e no dia 3 é a vez dos eleitores de Nova Jérsia, Arizona, Dakota do Sul, Montana e Mississippi se pronunciarem. É o destaque desta edição do Quatro e Vinte.

Associações canábicas lutam pela regulação em Espanha

Outros temas em destaque nesta edição do podcast: ativista catalão Albert Tió perde recurso no TC espanhol; Presidente da Câmara de Bruxelas apela ao governo para legalizar canábis; o que diz o relatório 2020 do Observatório Europeu das Drogas; nos EUA, as detenções por posse de canábis caíram e há mais uma cidade a descriminalizar o uso de plantas enteógenas.

Suíça vai distribuir canábis a cinco mil voluntários

Outros temas em destaque nesta edição do podcast: Testes a THC no sangue a consumidores habituais não são fiáveis; Parlamento da Colômbia discute regulação; Repetem-se os recordes de vendas de canábis legal nos EUA.

Canábis legal bate recorde de vendas nos EUA e Canadá

O podcast das notícias canábicas está de volta com outros temas em destaque nesta edição: Madeira acolhe este sábado as PTMC Talks; Nova Zelândia dividida a um mês do referendo; Financiamento à investigação científica privilegia aspetos negativos sobre potencial da planta na medicina.

A longa espera dos produtores de cânhamo pela regulamentação do setor em Portugal

Um vazio legal deixou os produtores de cânhamo sem forma de certificar as suas plantações em Portugal. Ao fim de duas colheitas perdidas, continuam à espera que o governo publique a nova regulamentação. O Quatro e Vinte falou com João Costa, da associação Cannacasa, sobre o impasse e as perspetivas do setor.

 

Proibicionismo sempre foi um instrumento do racismo estrutural

A revolta que encheu as ruas dos EUA não poupou os dispensários de canábis. Mas os seus proprietários estão ao lado dos manifestantes e dizem que a justiça e as vidas valem mais do que os prejuízos e as montras partidas. Esta edição do Quatro e Vinte recorda a ligação entre o racismo e as origens da proibição da canábis.