Está aqui

Quatro e Vinte

Nas Presidenciais dos EUA, a canábis vai a votos em cinco estados

Este fim de semana a legalização da canábis foi a referendo na Nova Zelândia e no dia 3 é a vez dos eleitores de Nova Jérsia, Arizona, Dakota do Sul, Montana e Mississippi se pronunciarem. É o destaque desta edição do Quatro e Vinte.

Associações canábicas lutam pela regulação em Espanha

Outros temas em destaque nesta edição do podcast: ativista catalão Albert Tió perde recurso no TC espanhol; Presidente da Câmara de Bruxelas apela ao governo para legalizar canábis; o que diz o relatório 2020 do Observatório Europeu das Drogas; nos EUA, as detenções por posse de canábis caíram e há mais uma cidade a descriminalizar o uso de plantas enteógenas.

Suíça vai distribuir canábis a cinco mil voluntários

Outros temas em destaque nesta edição do podcast: Testes a THC no sangue a consumidores habituais não são fiáveis; Parlamento da Colômbia discute regulação; Repetem-se os recordes de vendas de canábis legal nos EUA.

Canábis legal bate recorde de vendas nos EUA e Canadá

O podcast das notícias canábicas está de volta com outros temas em destaque nesta edição: Madeira acolhe este sábado as PTMC Talks; Nova Zelândia dividida a um mês do referendo; Financiamento à investigação científica privilegia aspetos negativos sobre potencial da planta na medicina.

A longa espera dos produtores de cânhamo pela regulamentação do setor em Portugal

Um vazio legal deixou os produtores de cânhamo sem forma de certificar as suas plantações em Portugal. Ao fim de duas colheitas perdidas, continuam à espera que o governo publique a nova regulamentação. O Quatro e Vinte falou com João Costa, da associação Cannacasa, sobre o impasse e as perspetivas do setor.

 

Proibicionismo sempre foi um instrumento do racismo estrutural

A revolta que encheu as ruas dos EUA não poupou os dispensários de canábis. Mas os seus proprietários estão ao lado dos manifestantes e dizem que a justiça e as vidas valem mais do que os prejuízos e as montras partidas. Esta edição do Quatro e Vinte recorda a ligação entre o racismo e as origens da proibição da canábis.

Quatro e Vinte

Canábis em Portugal: do estigma ao “paradoxo do louro prensado”

Nesta edição, o podcast Quatro e Vinte destaca o debate canábico online promovido este mês pela Kosmicare com a participação do músico Manuel Cruz, os ativistas Dinis Dias, Ana Barbosa e Helena Valente, a psicóloga Purificação Anjos e o jurista João Taborda da Gama.

Observatório Europeu lança inquérito online aos utilizadores de drogas

Nesta edição do podcast, conversámos com João Matias, epidemiologista e analista científico do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência, acerca deste projeto que avalia os efeitos da pandemia nos consumos e também sobre os 25 anos de existência do OEDT.

Diretor do SICAD diz que a legalização canadiana seria a “mais adequada” à realidade portuguesa

João Goulão discutiu a legalização da canábis num debate online e diz esperar para ver os estudos sobre a experiência em vigor no Canadá. Neste podcast ouvimos também os conselhos do psiquiatra Alfredo Frade aos consumidores de drogas em tempo de pandemia.

E quando a droga acabar?

Nesta edição do podcast canábico, destacamos os efeitos da pandemia na população consumidora de drogas. Ricardo Fuertes, da Câmara Municipal de Lisboa, fala dos riscos acrescidos com o consumo de substâncias ainda mais perigosas.

Dispensários de canábis declarados “serviços essenciais” na quarentena

À semelhança das farmácias e dos supermercados, as lojas que vendem a canábis para uso medicinal em Nova Iorque, São Francisco e noutras cidades norte-americanas continuarão abertas durante a quarentena. Saiba mais no Quatro e Vinte, o podcast quinzenal da atualidade canábica em português.

Sessão sobre canábis legal no Uruguai juntou dezenas em Lisboa

A sessão realizada no Fórum Lisboa contou com o ex-diretor da Junta Nacional de Drogas do Uruguai e serviu também para fazer o ponto da situação em Portugal. O podcast Quatro e Vinte conta como foi.

Tribunal suíço acaba com imposto sobre a “canábis light”

Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica internacional — EUA, Canadá, Nepal e não só — nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

 

Ex-presidente do Infarmed soma empregos na indústria da canábis

Em outubro, Eurico Castro Alves foi contratado para a direção da Symtomax. Esta semana foi contratado para o conselho consultivo da canadiana EXMCeuticals, a quem ajudou a conseguir a primeira licença concedida pelo Infarmed para investigação da canábis.

Bernie Sanders promete legalizar canábis nos primeiros 100 dias do mandato

O candidato à nomeação democrata para as presidenciais norte-americanas apresentou o seu plano para regular a canábis a nível federal. Saiba mais nesta edição do Quatro e Vinte.