Está aqui

"Falam, falam, mas não fazem nada"

João Sem Medo do Humor Negro

Outros já se referiram ao percurso político e profissional do João. Deixem-me antes referir-me ao que mais apreciava nele.

Crónica de Ana Bárbara Pedrosa

O futebol também é política?

A claque do Celtic de Glasgow foi multada por envergar bandeiras da Palestina e Pep Guardiola por ter o laço amarelo pela libertação dos presos políticos catalães. Apenas alguns exemplos de como, através do futebol, foi possível, em poucos minutos de emissão mundial, fazer passar uma mensagem a milhões de pessoas.

Crónica de Isabel Pires

O jardim judaico

Israel já não pode ser mais claro no seu projecto de uma limpeza étnica, de arrancar ervas daninhas.

Crónica de Ana Bárbara Pedrosa

Reações pontuais que empolam os problemas do SNS

Fechar os olhos a problemas estruturais do SNS é dizer que, então, não está disposto a avançar com soluções estruturantes. Dizer que todo e qualquer problema é meramente pontual, é dizer que apenas responderá, enquanto Ministro, com respostas avulsas e limitadas.

Crónica de Moisés Ferreira

Europa: um abraço à extrema-direita e as costas voltadas à Humanidade

A Europa faz o jogo da extrema-direita. É ingénua se pensa que com isto neutraliza o recrudescimento do fascismo; ou, pior do que isso, é colaboracionista com a agenda de violência e ódio contra os desapossados da sociedade.

Crónica de Moisés Ferreira

Tempo de sermos o outro

O que ficará para a História destes tempos em que deixamos que a política internacional se baseie na relação de alteridade que é estabelecida na procura da diferença?

Crónica de Ana Bárbara Pedrosa

Coimbra disse “Não”, e ainda bem

A Universidade de Coimbra disse finalmente “Não à Fundação”. Nada é inevitável e assim se impediu uma das maiores universidades de se tornar numa verdadeira Universidade-empresa.

Crónica de Mafalda Escada

Como eles nos tratam da saúde

Que tem a EDP a ver com saúde? Nada. Qual é o conhecimento que tem de prestação de cuidados de saúde? Nenhum. Então qual é a motivação? Essa é a pergunta que interessa. Não é a pergunta para 1 milhão de dólares. É a pergunta para 10 mil milhões de euros.

Crónica de  Moisés Ferreira

Direitos humanos ao fundo

As decisões da União Europeia estão longe da solidariedade internacional e do respeito pelos direitos humanos.

Crónica de Isabel Pires

Quanto vale enjaular crianças nos EUA e na Europa?

O aspeto financeiro do internamento de crianças migrantes nos EUA passou mais ou menos desapercebido perante a brutalidade das imagens das crianças separadas dos pais. Trata-se de uma indústria de caridade com milhares de milhões de dólares nos dois lados do Atlântico.

Crónica de Tiago Ivo Cruz

Marchar por direitos iguais

A violência é um dos temas mais transversais às lutas que no sábado passado defendemos, porque é a dimensão extrema de uma sociedade que ainda tem muito que marchar para acabar de vez com estereótipos e discriminações.

Crónica de Isabel Pires

O sublime da crueldade

Os campos de crianças raptadas por Trump deixaram-nos em perplexidade. Não é possível explicar isto por racismo ou xenofobia formal. Trata-se de crueldade em total liberdade.

Crónica de Tiago Ivo Cruz.

Os cretinos

A Europa que nos últimos tempos se ocupou a discutir a imposição da austeridade, a política securitária de fronteiras, o patrulhamento do Mediterrâneo e a antecâmara da criação do um exército comum é a Europa que criou o ambiente e as condições para o reaparecimento dos fascismos.

Crónica de Moisés Ferreira