Está aqui

Alta Voz

9 de dezembro de 1985: Maria de Lourdes Pintasilgo formaliza candidatura presidencial

Engenheira química, dirigente eclesial, primeira mulher a ser ministra em Portugal e única mulher a ser primeira-ministra, Pintasilgo protagonizou uma candidatura presidencial histórica. Conheça aqui a sua história de vida contada e lida por Mariana Carneiro.

Goa, ou o princípio do fim

Fernando Rosas conta-nos a história da queda de Goa, Damão e Diu geralmente pressentida, com esperança ou temor, como o princípio do fim do último “império” colonial europeu. Um artigo lido por Mariana Carneiro.

Cândido de Oliveira, das torturas da PVDE ao Tarrafal

Selecionador nacional, treinador, jogador e jornalista desportivo, Cândido de Oliveira é um nome conhecido no mundo do futebol. Álvaro Arranja, neste artigo lido por Mariana Carneiro, conta-nos o resto da história deste lutador pela liberdade que enfrentou a tortura da polícia política de Salazar e o Tarrafal.

“Concerning Violence” e os desafios da obra e pensamento de Frantz Fanon

O filme sueco de 2014 torna-se o pretexto para revisitar a obra do revolucionário marxista e anticolonialista num artigo de Mariana Carneiro lido pela própria.

Chico Buarque e a geração que lutou contra a ditadura

Chico Buarque completou, em 2020, 76 anos. Viveu dignamente a desesperança da ditadura e ajuda a atravessar a tormenta do Brasil atual. É o que nos conta o escritor Urariano Mota num artigo lido por Joana Louçã.

19 de novembro de 1933: Os “150 mais perigosos” saem para Angra do Heroísmo

Uma leva de prisioneiros políticos estreia a nova prisão da PIDE em 1933. Esta é uma antecâmara experimental do Tarrafal. Luís Farinha conta-nos esta história num artigo lido por Joana Louçã.

Keith Jarrett: a magia do piano

O genial pianista de jazz anunciou o fim da sua carreira. Luís Leiria conta-nos alguns episódios da sua vida num artigo lido por Jorge Costa e acompanhado pela música do próprio Keith Jarrett.

Ecossocialismo e/ou decrescimento

Serão incompatíveis estas duas correntes da ecologia? Que pontos e caminhos em comum poderão existir? Michael Löwy responde neste artigo lido por Carlos Carujo.

As cinzas vivas do colonialismo português

O lastro duradouro do lusotropicalismo e o peso da história colonial negada criam um caldo de imperiofilia que marca parte dos discursos sobre identidade nacional e história. É o que nos explica Miguel Cardina neste artigo lido por Carlos Carujo.

E. P. Thompson contemporâneo

O pensamento de um dos historiadores mais importantes do século XX é-nos apresentado neste artigo de Jesús Jáen lido por Carlos Carujo.

Walter Benjamin

Dez teses sobre a contribuição de Walter Benjamin para a teoria crítica

No 80º aniversário da morte de Walter Benjamin, Michael Löwy analisa o seu pensamento num artigo lido por Carlos Carujo.

Mário Castelhano morreu no Tarrafal há 80 anos

Mário Castelhano era um trabalhador ferroviário, militante anarco-sindicalista, diretor do jornal A Batalha e um anti-fascista que lutou por uma frente comum de opositores ao regime salazarista. Foi um dos 32 portugueses que morreram no campo de concentração do Tarrafal. Uma história contada por Álvaro Arranja e lida por Carlos Carujo.

O que diz Rossanda

Rossana Rossanda, a histórica militante comunista italiana e fundadora do jornal Il Manifesto deixou-nos em Setembro. Neste artigo de Salvatore Cannavò, lido por Carlos Carujo, reflete-se sobre o seu legado.

Os ciganos, por José Luís Peixoto

José Luís Peixoto regressa à sua infância e às experiências onde descobriu que na sua diferença os ciganos são iguais a nós, num artigo lido por Carlos Carujo.

E se envelhecer não fosse um drama?

Como pretendes usufruir da velhice? Queres ser sujeito das políticas de envelhecimento ou simplesmente estar sujeito a estas políticas? Perguntas e respostas dadas por Gustavo Sugahara neste artigo lido por Carlos Carujo.