Está aqui

Alta Voz

Meloni não nasceu do nada

A neofascista ganhou as legislativas italianas. Já antes das eleições Alba Sidera advertia que beneficiou de um processo de branqueamento que envolveu desde os grandes meios de comunicação social até aos principais partidos do país. Um artigo lido por Carlos Carujo.

23 de julho de 1993: Massacre da Candelária e a impunidade policial que grassa no Brasil

Há 29 anos um grupo de polícias militares assassinou oito crianças e jovens, pobres e racializados, que dormiam na rua junto à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Mariana Carneiro conta essa história e mostra como os massacres e a impunidade policial são uma realidade cada vez mais gritante no Brasil.

Imigrantes versus refugiados: dividir para reinar

A conceção liberal de refugiado segrega, deixa poucos direitos aos refugiados e nenhuns aos migrantes económicos, defende Mariana Carneiro.

“Che” Abdelkrim: o Leão do Rif

Nos anos 1920, acontece no Rif a primeira centelha da revolta dos povos colonizados da época. Abdelkrim tentou organizar os territórios libertados, apesar da hostilidade de dois exércitos imperialistas e da utilização de todo o tipo de armas sofisticadas, incluindo armas químicas. Uma história contada por Hamadi Aouina e lida por Carlos Carujo.

Há 180 anos, os trabalhadores britânicos faziam a primeira greve geral

A onda grevista das primeiras duas semanas de agosto de 1842 envolveu cerca de meio milhão de trabalhadores e as mulheres estiveram no coração da luta. A repressão que se seguiu não teve precedentes no século XIX. Uma história contada por Judy Cox e lida por Carlos Carujo.

A caminho de uma nova guerra mundial permanente?

O novo conceito estratégico da NATO aumenta e agrava as múltiplas crises que já enfrentávamos antes da injustificável e inaceitável guerra de ocupação da Ucrânia pela Rússia através de uma ameaça crescente do uso da força militar contra uma lista indefinida de inimigos e ameaças. É o que defende Jaime Pastor neste artigo lido por Carlos Carujo.

Florbela Espanca, a primeira mulher na Seara Nova

A revista progressista apresentava-se como um "núcleo de homens" e demorou quase um ano a publicar o primeiro texto escrito por uma mulher, um poema de Florbela Espanca, então com 27 anos de idade. Nunca mais voltará a publicar aí e a Seara Nova demora anos a ter participação feminina regular. Uma história contada por Miguel Pereira e lida por Carlos Carujo.

Frantz Fanon: “A guerra da Argélia e a libertação dos homens”

Neste artigo de novembro de 1958, publicado no dossier do Esquerda.net sobre os 60 anos da independência da Argélia e lido por Carlos Carujo, Frantz Fanon analisa o papel emancipatória da luta de libertação nacional argelina.

Nancy Fraser: por um ecossocialismo transambiental

Para salvaguardar o planeta é preciso construir uma contra-hegemonia. O novo senso comum deve ser capaz de orientar um projeto de transformação amplamente compartilhado e só pode ser anti-capitalista defende Nancy Fraser neste artigo lido por Carlos Carujo.

Os crimes da Guerra Fria dos Estados Unidos ainda moldam o nosso mundo

No século XX, os Estados Unidos envolveram-se em intervenções brutais  em todo o mundo, da Indonésia ao Brasil, para impedir o avanço da esquerda. Jacob Sugarman recorda esses factos a partir do livro "O Método Jacarta", recentemente traduzido para português num artigo lido por Carlos Carujo.

Melilla: a tragédia e a morte geradas pelas políticas de controlo migratório

A 25 de junho, cerca de 30 migrantes morreram e centenas ficaram feridos por causa do abuso da polícia marroquina em cooperação com forças espanholas. Irene Graíño Calaza mostra que isso prova que a Europa Fortaleza recebe quem foge de massacres com mais massacre, num artigo lido por Carlos Carujo.

O 17 de fevereiro de 1934: A morte do operário conserveiro Fernando Pedro Gil

O salazarismo impôs o defeso nas indústrias conserveiras mas atrasou-se no pagamento do subsídio respetivo aos operários, causando fome. Milhares protestaram e em Setúbal um operário foi morto pela polícia. Uma história contada por Diogo Ferreira e lida por Carlos Carujo.

Colapso contagioso, por George Monbiot

O sistema alimentar global está com mais problemas do que pensamos. Precisamos urgentemente de diversificar a produção, quebrar o domínio das grandes empresas e especuladores financeiros, criar sistemas de segurança alternativos e introduzir capacidade de reserva, defende George Monbiot neste artigo lido por Carlos Carujo.

Dez circunstâncias que podem conduzir a uma nova pandemia

Guerras e fomes, alteração do uso dos solos, desflorestação, urbanização descontrolada, alterações climáticas, globalização, comercialização de carne de animais selvagens, tráfico destas espécies, evolução microbiana e colapso dos sistemas de saúde aumentam o risco de novas pandemias expplica-nos o professor de Microbiologia Raúl Rivas González num artigo lido por Carlos Carujo.

Como a polícia britânica infiltrou a esquerda e os movimentos sociais durante décadas

Um novo relatório mostra a dimensão da infiltração num pequeno partido de esquerda, o SWP. Mas o caso envolve mais de mil organizações. Roubo de identidades de crianças mortas, manipulação de relações íntimas durante anos, tudo valeu para a espionagem político-policial como conta Carlos Carujo.