Está aqui

Alta Voz

Homem caçador? Novas provas desafiam pressupostos sobre divisão do trabalho pré-histórica

Sarah Lacy e Cara Ocobock desfazem o mito de que só o homem pré-histórico era caçador e de que mulher que seria apenas coletora num artigo lido por Carlos Carujo.

O futuro que Manuel Gusmão abriu

Maria Leonor Figueiredo conta-nos como, em todas as dimensões da sua obra-ação, Manuel Gusmão militou pela ideia de futuro, combatendo ferozmente os arautos do fim da história. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Porque é que Israel quer apagar o contexto e a história da guerra em Gaza

O historiador israelita Ilan Pappé defende que a desistoricização do que está a acontecer ajuda Israel a prosseguir com as suas políticas genocidas em Gaza. Um artigo lido por Carlos Carujo.

O Pacto migratório europeu, um pacto de morte

Miguel Urbán defende que o acordo anunciado pela Comissão Europeia representa nova reviravolta na necropolítica da migração: mais detenções, mais restrições ao direito de asilo, mais deportações e mais justificações irracionais de políticas racistas, eurocêntricas e estigmatizantes. Um artigo lido por Carlos Carujo.

O 5 de Outubro e a repressão da oposição durante a ditadura

Álvaro Arranja conta-nos como a ditadura de Salazar e Marcello Caetano reprimia as comemorações da oposição do dia da implantação da República. Um artigo lido por Carlos Carujo.

O mito da meritocracia e o populismo de direita

Lisa Pelling mostra como a meritocracia redunda numa apologia desigualdade que espezinha os perdedores. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Diálogos entre marxistas e cristãos numa era de populismos de extrema-direita

Júlia Garraio analisa o diálogo e as alianças entre feministas seculares e feministas religiosas. E defendem que estes ensinam-nos muito sobre os termos em que os diálogos entre marxistas e cristãos podem operar. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Para abater o fascismo

50 anos depois, o coronel da Força Aérea reformado, Luís Alves de Fraga, conta a história do início do Movimento das Forças Armadas que derrubou a ditadura salazarista. Um artigo lido por Carlos Carujo.

A tragédia de J. Robert Oppenheimer e a atualidade do perigo das armas nucleares

A propósito do recente sucesso cinematográfico sobre o físico nuclear, Lawrence S. Wittner reflete sobre a corrida ao armamento e como as armas nucleares representam um perigo para toda a humanidade. Um artigo lido por Carlos Carujo.

O que um clássico marxista nos pode ensinar sobre a adoção da IA

Mark Allison lembra o trabalho do metalúrgico e economista Harry Braverman que há cerca de 50 anos mostrava como os patrões utilizam a tecnologia para retirar poder aos trabalhadores mas também como estes ao assumirem o controlo do processo de trabalho, se podem libertar da servidão e equaciona como isto se liga à Inteligência Artificial. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Emílio Costa, autor da primeira biografia portuguesa de Karl Marx

Luís Carvalho conta-nos a história deste anarquista, resistente antifascista, jornalista, colaborador de vários jornais e revistas como a Seara Nova, o República e O Diabo, secretário do criador do movimento Escola Moderna, professor, tradutor e escritor. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Lev Landau: A vida atribulada de um cientista soviético

Rui Borges conta-nos a história de um cientista crítico do estalinismo, que recebeu o Nobel da Física de 1962 e cujo génio o terá salvado de uma morte certa nas prisões da polícia política soviética. Um artigo lido por Carlos Carujo.

O extrativismo é a morte dos povos

Raúl Zibechi mostra como o extrativismo avança sobre as terras de indígenas, negros e camponeses na América Latina. Num artigo lido por Carlos Carujo.

Henry Kissinger é um criminoso de guerra repugnante

Ben Burgis pensa que o facto do ex-secretário de Estado de Nixon ter chegado aos cem anos como homem livre não é um lapso mas é um sintoma de uma patologia muito mais profunda nos Estados Unidos. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Abaixo @ capital!

Em janeiro de 1999, Eduarda Dionísio entretecia no jornal Combate uma série de reflexões sobre a palavra "capital" com o Porto Capital Europeia da Cultura como mote. O Esquerda.net republicou este artigo, lido aqui por Carlos Carujo, para evocar a sua memória.