Está aqui

Alta Voz

O que diz Rossanda

Rossana Rossanda, a histórica militante comunista italiana e fundadora do jornal Il Manifesto deixou-nos em Setembro. Neste artigo de Salvatore Cannavò, lido por Carlos Carujo, reflete-se sobre o seu legado.

Os ciganos, por José Luís Peixoto

José Luís Peixoto regressa à sua infância e às experiências onde descobriu que na sua diferença os ciganos são iguais a nós, num artigo lido por Carlos Carujo.

E se envelhecer não fosse um drama?

Como pretendes usufruir da velhice? Queres ser sujeito das políticas de envelhecimento ou simplesmente estar sujeito a estas políticas? Perguntas e respostas dadas por Gustavo Sugahara neste artigo lido por Carlos Carujo.

Franco Turigliatto: “Não há nada de misterioso no desastre da esquerda italiana”

A necessidade de unidade para reconstruir a esquerda italiana neste momento de crise e a história do seu “desastre” nas últimas décadas são os temas desta entrevista a Franco Turigliatto, lida por Mariana Carneiro.

 

O que esconde a posição da Holanda contra os países do Sul da Europa

Não é verdade que a Holanda esteja a pagar a dívida dos países do sul da Europa. São os seus políticos que geram a nossa dívida para pagar as suas pensões, cada dia mais dependentes da dívida global e da especulação financeira, explica Juan Torres López neste artigo lido por Mariana Carneiro.

Nikias Skapinakis, o incontornável artista plástico e resistente antifascista

Neste artigo lido por Mariana Carneiro recordamos a vida de Nikias Skapinakis, o seu percurso artístico e a sua militância antifascista.

O trio da calamidade: Trump, Johnson e Bolsonaro

Os arrogantes líderes do EUA, Reino Unido e Brasil fracassaram “espetacularmente” no combate à covid-19. Alfredo Saad-Filho apresenta-nos algumas das razões num artigo lido por Carlos Carujo.

Srebrenica: das comemorações às interpretações

Há 25 anos, oito mil homens foram assassinados e enterrados em valas comuns no coração da Europa. Catherine Samary explica-nos o massacre e a paz que se lhe seguiu num artigo lido por Carlos Carujo.

Curso rápido para diretor de campanha de José Luís Peixoto

Quer ser um populista e não sabe como? Polarizar entre “nós” e “eles”, simplificar e provocar são algumas das manhas do ofício como explica José Luís Peixoto neste artigo lido por Carlos Carujo.

As feridas abertas da guerra colonial

 Há que garantir que não deixamos que um passado tão recente de fascismo, ditadura, tortura, colonialismo, esclavagismo, caia no esquecimento e seja branqueado. É o que defende Mariana Carneiro num artigo lido pela própria autora.

Wood'stown, um conto de Alphonse Daudet

A cidade nasceu porque se cortou parte da floresta que ali sempre esteve. Quem poderia imaginar que a floresta iria responder? Esta é a premissa do conto Wood'stown, de Alphonse Daudet, lido por Mariana Carneiro. 

Desinformação e crise dos Media: combatendo a profecia de Orwell

Como combater a desinformação? Como ter uma comunicação social crítica, plural e viável? Perguntas às quais Diana Andringa procura dar resposta neste artigo lido por Carlos Carujo.

A resposta climática só existe com uma transição justa

Uma transição energética e ecológica justa, não responde só à crise climática. Elimina fontes de poluição e causas de problemas na saúde pública; cria emprego e soluções de igualdade, nomeadamente mais transportes públicos e erradicação da pobreza energética. É o que defende Nelson Peralta neste artigo lido por Carlos Carujo.

Destemidas: mulheres que só fazem o que querem

Quem tem medo das mulheres sem medo? Marco Marques apresenta-nos o romance gráfico de Pénélope Bagieu num artigo lido por Carlos Carujo.

Vêm aí os robots. Isso é mau?

Vão os robots roubar-nos o trabalho? Irão ficar com as tarefas mais duras libertando-nos? António Brandão Moniz reflete sobre estas e outras questões neste artigo lido por Carlos Carujo.