Está aqui

all

A primeira década do processo revolucionário árabe

A 17 de dezembro de 2010, um jovem vendedor ambulante imolou-se no centro da Tunísia causando uma tempestade política a que chamaria “a primavera árabe”. Dez anos depois, Gilbert Achcar analisa os avanços e recuos do processo num artigo lido por Carlos Carujo.

Indústria canábica foi a exceção ao disparar do desemprego nos EUA

Enquanto a pandemia destruía 10 milhões de postos de trabalho, o setor canábico nos estados norte-americanos que legalizaram superou no ano passado os 320 mil empregos a tempo inteiro. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

A Tricontinental

Em 1966, representantes de movimentos de libertação nacional de três continentes - África, Ásia e América Latina - reuniram-se em Havana para discutir os desafios comuns que o (neo)colonialismo e o imperialismo colocavam às suas lutas. Neste episódio, convidámos a investigadora Raquel Ribeiro para nos falar da Conferência Tricontinental e do seu legado.

Gentrificação das cidades

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Leo Panitch (1945–2020)

O intelectual canadiano deixou-nos no final do ano passado. Vivek Chibber lembra-nos as ideias e compromissos centrais de quem considerava um pilar da esquerda internacional. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Miguel Araújo n' Os Cantos da Casa

Miguel Araújo ― Peixe azul, 2021.

Cardo-Roxo ― Volto já, 2017.

Fernando Lopes-Graça ― Canções regionais portuguesas, 1984.

Daniel Reis ― Pensamento, 2016.

Sara Correia ― Do coração, 2020.

Edição nº 340, de 13 de fevereiro de 2021

Trabalho Forçado

O colonialismo português assentou num sistema de ocupação e exploração de terras e na utilização do trabalho forçado como fonte de acumulação. Para falar sobre este tema, convidámos para a conversa desta semana José Pedro Monteiro.

Como se muda a escola?

Ouve aqui a conversa sobre a escola e o ensino com Alexandra Vieira e Adelino Calado. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Quando os social-democratas mandaram matar Rosa Luxemburgo

Há 101 anos, Rosa Luxemburgo era assassinada a mando dos seus antigos companheiros do partido social-democrata alemão. António Louçã conta-nos os contornos do crime e explica a importância da revolucionária polaca num artigo lido por Carlos Carujo.

Doentes britânicos conseguem exceção ao Brexit para manter canábis medicinal

O governo holandês concordou em prolongar até julho a aceitação de receitas médicas do óleo de canábis para dezenas de crianças britânicas com formas raras de epilepsia. Ouça esta e outras notícias canábicas no podcast Quatro e Vinte.

Massacre de Batepá

O início de Fevereiro de 1953 ficou marcado por uma intensa repressão em São Tomé, que viria a ficar conhecida como o massacre de Batepá. O acontecimento é o pretexto para uma conversa com Inês Nascimento Rodrigues, que estudou o massacre e as suas reverberações desde aquele momento até à atualidade.

50 anos após Stonewall

Ouve aqui a conversa sobre os 50 anos da revolta de Stonewall e o movimento LGBTI com Paulo Jorge Vieira e Fabíola Cardoso.

200 anos de Engels: Sobre as contribuições e limites do “Segundo Violino”

Engels nasceu há 200 anos. A discussão sobre o seu legado dividiu-se por vezes entre quem lhe imputou todos os males teóricos do marxismo e quem se limitou a louvá-lo como pai fundador. Marcello Musto traça-nos o retrato do revolucionário alemão num artigo lido por Carlos Carujo.

Animais n' Os Cantos da Casa

Animais ― 15 anos sem Paredes, 2019.

Taleguinho ― Costurar cantigas e histórias, 2020.

La Batalla ― Cantigas d'amigo, 1984.

Fernando Lopes-Graça ― Músicas festivas, 2012.

Noiserv ― Uma palavra começada por N, 2020.

Edição nº339, de 30 de janeiro de 2021

Militão Bessa Ribeiro morre na prisão a 2 de janeiro de 1950

As suas cartas da prisão, algumas escritas com o próprio sangue, e a imagem cadavérica do seu corpo são, porventura, o mais forte libelo de acusação contra o regime fascista português. Luís Farinha conta-nos a sua história num artigo lido por Mariana Carneiro.