Está aqui

all

Sistemas agroflorestais e soberania alimentar, a PAC para quê e para quem?

Sessão com Ricardo Vicente e Raul Jorge subordinada ao tema "Sistemas agroflorestais e soberania alimentar, a PAC para quê e para quem?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Abertura do Campo do Tarrafal

Num momento em que passam 85 anos da abertura do Campo de Concentração do Tarrafal, convidámos o investigador Víctor Barros para nos falar das diferentes vidas de um local que se tornou símbolo da repressão, mas também da resistência, à ditadura e ao colonialismo. Conversa com Víctor Barros conduzida por Fernando Rosas e Miguel Cardina. 

Canábis no Parlamento: Grupo de trabalho já reuniu

O deputado Moisés Ferreira conta como foi o arranque dos trabalhos do debate parlamentar da regulação da canábis na especialidade. Esta e outras notícias canábicas para ouvir no podcast Quatro e Vinte.

 

Jaime Rebelo e o anarquismo ibérico

A história do anarquismo português está intimamente ligada à história do anarquismo espanhol desde as suas origens. Desde o início do movimento operário, as relações entre os anarquistas portugueses e espanhóis foram muito estreitas. 

O que resta da aliança Macron?

Sessão com Marisa Matias subordinada ao tema "O que resta da aliança Macron?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Helena Oliveira n' Os Cantos da Casa

Helena Oliveira ― Helena cant'autores açorianos, 2007.

Maro ― Maro & Manel, 2018.

GNR ― Os homens não se querem bonitos, 1985.

Duo Raposo ― Pouca terra, 2019.

Trio Fado ― Com que voz, 2005.

Edição nº 355, de 16 de outubro de 2021

Movimento LGBTQI+ em Portugal, origem e evolução

A potência e as encruzilhadas do movimento LGBTQI+ em análise e debate. Como e por que surge o movimento? Que acolhimento teve/tem no nosso país? Como se articula, se se articula, com os outros movimentos sociais? O que são o pinkwashing e o pink money? A sigla do movimento representa fragmentação caleidoscópica ou inclusão exigente? Qual a agenda atual do movimento? Conversa com Ana Cristina Santos moderada por Fernando Rosas e Andrea Peniche.

O que é o capitalismo?

Estou empenhada em expandir a nossa compreensão do capitalismo de modo a incluir género, ecologia, raça e império. E isso requer trazer as partes que foram negligenciadas da história para o interior das nossas periodizações. Artigo de Nancy Fraser lido por Mariana Carneiro.

Como nos preparamos para uma nova pandemia?

Sessão com Moisés Ferreira e Henrique Barreto Nunes subordinada ao tema "Como nos preparamos para uma nova pandemia", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Noite Sangrenta de 19/10/1921

Na noite de 19 para 20 de outubro de 1921, sob o comando de um grupo desmandado de marinheiros, soldados da GNR e revolucionários civis, uma “Camioneta Fantasma” percorreu a cidade de Lisboa e procedeu à “matança” de seis figuras gradas da República. Pelo horror social que provocou, abriu brechas por onde entraram os generais que puseram termo à República em 1926/27. Conversa com Alice Samara, conduzida por Fernando Rosas e Luís Farinha. 

Notas dos subterrâneos de Myanmar

Myanmar torna-se uma nação subterrânea onde milhares de ativistas vivem na clandestinidade, jogando com os militares um jogo das escondidas potencialmente fatal.

GNR destrói produção de agricultores de cânhamo

Agricultores de cânhamo industrial responsabilizam a Direção Geral de Agricultura e Veterinária pela falta de diálogo e arbitrariedade nas autorizações de cultivo. Bloco vai questionar Ministério da Agricultura. Este é um dos temas em destaque no regresso do podcast Quatro e Vinte.

 

Como travar os despedimentos?

Sessão com José Soeiro subordinada ao tema "Como travar os despedimentos?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Que avanços e retrocessos na América Latina?

Sessão com Luís Leiria subordinada ao tema "Que avanços e retrocessos na América Latina?", no Fórum Socialismo 2021, que decorreu em Braga, no dia 28 de agosto, e em Almada, no dia 29 de agosto. 

Lisboa, Lugares de Memória Colonial

O debate sobre a articulação entre a memória colonial e o território é hoje um tema incontornável. Partindo do caso de Lisboa, conversámos com Beatriz Gomes Dias sobre a necessidade de descolonizar essas marcas e legados. Com Fernando Rosas e Miguel Cardina.