Está aqui

all

Porque é que George Santos não se demitirá

O caso deste "vendedor de banha da cobra sem par" é-nos trazido por Luke Savage que pensa que enquanto ele continuar a ser útil à apertada maioria Republicana, é provável que o congressista com desonestidade crónica não vá a lado nenhum. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Cristina Clara

Cristina Clara n' Os Cantos da Casa

Cristina Clara ― Lua adversa, 2021.

Azeitonas ― Reconstrução, 2022.

Maio Moço ― Inda canto, inda danço, 1987.

Trio Pangea ― Portuguese piano trios, vol. 2, 2019.

Beatriz Nunes, André Rosinha & Paula Sousa ― À espera do futuro, 2021

Edição nº 389, de 4 de fevereiro de 2023

Malta abre candidaturas para clubes sociais de canábis

No primeiro país europeu a legalizar a canábis, as associações podem candidatar-se às licenças a partir do fim de fevereiro. Ouve esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Aaron Swartz, guerrilheiro da internet livre

O programador genial e reconhecido ativista pelo acesso livre à internet foi encontrado morto há dez anos quando estava a ser processado por ter descarregado milhões de artigos científicos do JSTOR. Lembramos aqui o texto que então Rafael A. F. Zanatta escreveu em homenagem a quem via no conhecimento compartilhado um caminho para superar a mesquinhez capitalista. Um artigo lido por Carlos Carujo.

O que os artistas medievais nos ensinam sobre o sexo dos animais

Robert Mills mostra como algumas imagens da arte medieval chamam a atenção para o facto dos humanos serem estranhos e mais complicados do que por vezes supomos, o que considera uma lição com a qual quem persiste em encontrar reflexos na “natureza” de categorias humanas de género e sexualidade pode seguramente aprender. Um artigo lido por Carlos Carujo

 

Anaquim n' Os Cantos da Casa

Anaquim ― Amarras, 2022.

Orquestra Jazz de Leiria ― Dez, 2021.

Mafalda Veiga ― Pássaros do Sul, 1987.

Projecto Pouca Pena ― Largo da Memória, 2022.

Catarina Branco ― Vida plena, 2022.

Edição nº 388, de 21 de janeiro de 2023

Ressaca da indústria canábica já chegou a Portugal

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para os sinais da crise no mercado legal da canábis ao ver frustradas as expetativas de mudanças rápidas nas leis federais dos EUA e também na Europa.

Há 120 anos, Coimbra em estado de sítio

Jorge Costa conta como um protesto de vendedeiras contra impostos abusivos desencadeou a revolta e, em março de 1903, durante uma semana, Coimbra esteve em estado de sítio. Os detratores chamaram-lhe “a Revolta do Grelo”. Mas também houve quem a compreendesse como uma greve geral, ensaio para maiores feitos futuros, assinala. Um artigo lido por Carlos Carujo.

A economia em 2023: céu nublado com possibilidade de trovoada

O economista Alexandre Abreu explica que, para os trabalhadores e classes populares, 2023 é um ano de risco de um triplo embate: inflação, subida dos juros e risco de recessão num artigo lido por Carlos Carujo.

Helder Bruno n' Os Cantos da Casa

Katia Guerreiro ― Mistura, 2022.

António Manuel Ribeiro ― As canções da casa escura, 2022.

Opus Ensemble ― Esboços de câmara, 1987.

Hélder Bruno ― Under a water sky, 2022.

Ana Lua Caiano ― Cheguei tarde a ontem, 2022.

Edição nº 387, de 7 de janeiro de 2023

Investigação científica sobre canábis teve ano recorde em 2022

Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica no podcast quinzenal Quatro e Vinte.

O humor como forma violenta de fazer política

Não "é só uma piada". É uma estratégia que, de Trump a Bolsonaro, passando pelo fascismo europeu, é usada pela extrema-direita para desumanizar adversários políticos, desinibindo preconceitos e propagando a violência. É o que nos nos mostra Gabriel Bayarri num artigo lido por Carlos Carujo.

O que aconteceu no Peru? Crónica de uma crise política permanente

Johnatan Fuente mostra como o deposto presidente peruano, face ao assédio golpista da ultra-direita, optou por concessões constantes às classes dirigentes, sepultando as medidas mínimas do seu programa de mudança e como a sua sucessores quis normalizar o golpe parlamentar consumado. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Ana Moura n' Os Cantos da Casa

Ana Moura ― Casa Guilhermina, 2022.

Diogo Picão ― Palavras caras, 2022.

Anamar ― Almanave, 1987.

Trio de Guitarras Bracara Augusta ― Cantares do Alentejo, 2022.

Luísa Sobral ― DanSando, 2022.

Edição nº 386, de 23 de dezembro de 2022

“Os Anos” de Annie Ernaux

Este livro da Prémio Nobel da Literatura deste ano é "um instrumento de luta" pelo qual passa a história e as memórias da autora através das quais se olha para a situação das mulheres ao longo do século passado. Uma recensão de Almerinda Benta lida por Carlos Carujo.