Está aqui

all

O que é que o capitalismo tem a ver com isto?

O mito de que a globalização capitalista iria dissuadir as guerras pode finalmente ser posto de lado. O economista David F. Ruccio analisa algumas das perspetivas que mostram as relações entre o sistema económico dominante e o conflito na Ucrânia num artigo lido por Carlos Carujo.

Lisboa acolhe primeira exposição internacional da canábis e cânhamo

Depois do sucesso dos últimos anos da Cannadouro no Porto, Lisboa acolhe a CannaPortugal 2022 a 18 e 19 de junho. Para ouvir esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Transnístria, a história da república separatista apoiada pela Rússia

A Rússia usou a república separatista para forçar a Moldávia a ficar na sua órbita, através do controlo sobre centrais elétricas, gasodutos, da fraude eleitoral recorrente a favor dos candidatos pró-russos, da constante pressão militar e do crime organizado explica Vlad Iaviță num artigo lido por Carlos Carujo.

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Por um Decrescimento Ecosocialista

Michael Löwy, Bengi Akbulut, Sabrina Fernandes e Giorgos Kallis defendem que o "socialismo" produtivista da antiga URSS e o capitalismo "verde", defendido por empresas e principais "partidos verdes", são becos sem saída. Em alternativa, apresentam outra proposta, o decrescimento ecossocialista, neste artigo lido por Carlos Carujo.

Canábis medicinal: Farmácias só venderam duas embalagens por dia

Ùnico produto à venda nas farmácias portuguesas vendeu apenas 548 embalagens no primeiro ano. Ouça esta e outras notícias canábicas no podcast Quatro e Vinte.

Roman Abramovich, o Chelsea e a origem do dinheiro russo

Nos anos 90, fez valer a proximidade com Yeltsin para fazer fortuna. Nos 2000, irrompeu pelo futebol britânico com milhões e as autoridades não questionaram a origem do dinheiro. Tornou-se próximo de Putin e a história continuou com negócios obscuros e vistos gold. Só com a guerra se investigou tudo isto denuncia Xabier Rodríguez num artigo lido por Carlos Carujo.

Moisés n' Os Cantos da Casa

Aldina Duarte ― Tudo recomeça, 2022.

Moisés ― Primeiro solo, 2021.

Dany Silva ― Lua vagabunda, 1986.

João Vasco ― 2016, 2019.

Quarteto Moritz ― Machitz: O machete do Moritz, 2020.

Edição nº 369, de 30 de abril de 2022

Salgueiro Maia - Das guerras em África à Revolução dos Cravos

O historiador Moisés Cayetano Rosado conta-nos alguns aspetos da vida do Capitão de Abril, começando a sua história pela campa rasa em que este escolheu ser enterrado no cemitério de Castelo de Vide. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Legalização fez baixar preço da canábis nos EUA

Estudo comparativo entre os estados norte-americanos conclui que onde a venda ao público é legal tende a ficar mais barata. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Seguros de saúde privados como modelo de saúde? É melhor não ir por aí

Os liberais de hoje repetem argumentos que já nos debates sobre a criação do SNS eram utilizados. Mas apesar do do nosso país gastar menos três vezes do que os EUA em saúde tem muito melhores resultados. O farol do capitalismo só é uma referência nos ganhos à custa da saúde mostra-nos Moisés Ferreira  num artigo que integra o nº1 da Revista Esquerda Saúde e que é lido por Carlos Carujo.

Amélia Muge n' Os Cantos da Casa

Amélia Muge ― Amélias, 2022.

Helena Sarmento ― Liberdade, liberdade, 2022.

Eugénia Melo e Castro ― III, 1986.

Carlos Bica ― I am the escaped one, 2019.

Stereossauro ― Desghosts & Arrayolos, 2021.

Edição nº 368, de 16 de abril de 2022

Sessão: Fim à invasão da Ucrânia, uma história de imperialismos

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Comunismo sim, putinismo não!

Michael Löwy defende que a invasão da Ucrânia nos colocou perante opções irreconciliáveis: ou comunismo ou putinismo, ou Vladimir Ilitch ou Vladimir Putin, ou direito de autodeterminação das nações ou direito dos impérios de invadir e procurar anexar outros países. Um texto lido por Carlos Carujo.