Está aqui
all
Porque é que George Santos não se demitirá
O caso deste "vendedor de banha da cobra sem par" é-nos trazido por Luke Savage que pensa que enquanto ele continuar a ser útil à apertada maioria Republicana, é provável que o congressista com desonestidade crónica não vá a lado nenhum. Um artigo lido por Carlos Carujo.
Cristina Clara n' Os Cantos da Casa
Cristina Clara ― Lua adversa, 2021.
Azeitonas ― Reconstrução, 2022.
Maio Moço ― Inda canto, inda danço, 1987.
Trio Pangea ― Portuguese piano trios, vol. 2, 2019.
Beatriz Nunes, André Rosinha & Paula Sousa ― À espera do futuro, 2021
Edição nº 389, de 4 de fevereiro de 2023
Malta abre candidaturas para clubes sociais de canábis
No primeiro país europeu a legalizar a canábis, as associações podem candidatar-se às licenças a partir do fim de fevereiro. Ouve esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.
Aaron Swartz, guerrilheiro da internet livre
O programador genial e reconhecido ativista pelo acesso livre à internet foi encontrado morto há dez anos quando estava a ser processado por ter descarregado milhões de artigos científicos do JSTOR. Lembramos aqui o texto que então Rafael A. F. Zanatta escreveu em homenagem a quem via no conhecimento compartilhado um caminho para superar a mesquinhez capitalista. Um artigo lido por Carlos Carujo.
O que os artistas medievais nos ensinam sobre o sexo dos animais
Robert Mills mostra como algumas imagens da arte medieval chamam a atenção para o facto dos humanos serem estranhos e mais complicados do que por vezes supomos, o que considera uma lição com a qual quem persiste em encontrar reflexos na “natureza” de categorias humanas de género e sexualidade pode seguramente aprender. Um artigo lido por Carlos Carujo
Anaquim n' Os Cantos da Casa
Anaquim ― Amarras, 2022.
Orquestra Jazz de Leiria ― Dez, 2021.
Mafalda Veiga ― Pássaros do Sul, 1987.
Projecto Pouca Pena ― Largo da Memória, 2022.
Catarina Branco ― Vida plena, 2022.
Edição nº 388, de 21 de janeiro de 2023
Ressaca da indústria canábica já chegou a Portugal
Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para os sinais da crise no mercado legal da canábis ao ver frustradas as expetativas de mudanças rápidas nas leis federais dos EUA e também na Europa.
Há 120 anos, Coimbra em estado de sítio
Jorge Costa conta como um protesto de vendedeiras contra impostos abusivos desencadeou a revolta e, em março de 1903, durante uma semana, Coimbra esteve em estado de sítio. Os detratores chamaram-lhe “a Revolta do Grelo”. Mas também houve quem a compreendesse como uma greve geral, ensaio para maiores feitos futuros, assinala. Um artigo lido por Carlos Carujo.
A economia em 2023: céu nublado com possibilidade de trovoada
O economista Alexandre Abreu explica que, para os trabalhadores e classes populares, 2023 é um ano de risco de um triplo embate: inflação, subida dos juros e risco de recessão num artigo lido por Carlos Carujo.
Helder Bruno n' Os Cantos da Casa
Katia Guerreiro ― Mistura, 2022.
António Manuel Ribeiro ― As canções da casa escura, 2022.
Opus Ensemble ― Esboços de câmara, 1987.
Hélder Bruno ― Under a water sky, 2022.
Ana Lua Caiano ― Cheguei tarde a ontem, 2022.
Edição nº 387, de 7 de janeiro de 2023
Investigação científica sobre canábis teve ano recorde em 2022
Ouça esta e outras notícias da atualidade canábica no podcast quinzenal Quatro e Vinte.
O humor como forma violenta de fazer política
Não "é só uma piada". É uma estratégia que, de Trump a Bolsonaro, passando pelo fascismo europeu, é usada pela extrema-direita para desumanizar adversários políticos, desinibindo preconceitos e propagando a violência. É o que nos nos mostra Gabriel Bayarri num artigo lido por Carlos Carujo.
O que aconteceu no Peru? Crónica de uma crise política permanente
Johnatan Fuente mostra como o deposto presidente peruano, face ao assédio golpista da ultra-direita, optou por concessões constantes às classes dirigentes, sepultando as medidas mínimas do seu programa de mudança e como a sua sucessores quis normalizar o golpe parlamentar consumado. Um artigo lido por Carlos Carujo.
Ana Moura n' Os Cantos da Casa
Ana Moura ― Casa Guilhermina, 2022.
Diogo Picão ― Palavras caras, 2022.
Anamar ― Almanave, 1987.
Trio de Guitarras Bracara Augusta ― Cantares do Alentejo, 2022.
Luísa Sobral ― DanSando, 2022.
Edição nº 386, de 23 de dezembro de 2022
“Os Anos” de Annie Ernaux
Este livro da Prémio Nobel da Literatura deste ano é "um instrumento de luta" pelo qual passa a história e as memórias da autora através das quais se olha para a situação das mulheres ao longo do século passado. Uma recensão de Almerinda Benta lida por Carlos Carujo.
- 1 de 77
- seguinte ›