Está aqui

Comunidade

Criança levanta cartaz de solidariedade com o jogador dinamarquês Christian Eriksen, durante o jogo Inglaterra-Croácia, 13 de junho de 2021 – Foto de Catherine Ivill/Epa/Lusa

O drama de Eriksen e os futebolistas-gladiadores

16 de Junho, 2021 - 16:27h

A posição da UEFA, que deu aos jogadores dinamarqueses a alternativa “democrática” de prosseguir o jogo ou realizá-lo às 12 horas do dia seguinte, mostra que, para as instâncias do futebol internacional, os jogadores são uma espécie de gladiadores romanos. Artigo de Jorge Martins.

Arraial da Iniciativa Liberal

O Arraial Liberal

14 de Junho, 2021 - 22:44h

À comunicação social, João Cotrim Figueiredo assumiu o uso do privilégio partidário para organizar a celebração popular e referiu que o arraial é uma forma de ajudar os comerciantes. Porém, 20% dos lucros irão parar aos cofres do partido. Por Luís Lisboa.

Edifício público degradado no centro de Portalegre - Foto de Higino Maroto

Norte do Alentejo, um regresso ao passado?

11 de Junho, 2021 - 22:30h

As mudanças verificadas nos campos do Sul nos últimos cem anos são abismais, há, no entanto, um traço comum – a exploração desenfreada dos assalariados. Artigo de Higino Maroto

Campanha no estado alemão da Saxónia-Anhalt

Eleições da Saxónia-Anhalt: Democratas-cristãos vencem, esquerda afunda-se

8 de Junho, 2021 - 22:58h

Em noite eleitoral de festa para a CDU, a extrema-direita da AfD perdeu votos, tal como o Die Linke e o SPD. Os Verdes pouco cresceram e os liberais do FDP voltaram a obter representação parlamentar. Texto de Jorge Martins.

Chipre: Partidos tradicionais descem, extrema-direita sobe

3 de Junho, 2021 - 22:02h

As eleições legislativas do passado domingo na República de Chipre mostraram uma erosão no apoio das forças políticas tradicionais e um crescimento da extrema-direita e de um novo partido do centro. Artigo de Jorge Martins.

famílias junto ao rio

Pela reapropriação do conceito de defesa da família pela esquerda

30 de Maio, 2021 - 09:51h

A direita conseguiu a façanha de ser virtualmente a única força política associada à defesa desta entidade humana, quando tudo o que faz consiste em atacá-la. Por Alexandre Frias Pinto.

“Quando chegamos perto de uma escola, em especial uma escola do ensino básico, a primeira coisa com que nos confrontamos é a presença de grades” – Foto de Paulete Matos

Atrás das grades

22 de Maio, 2021 - 09:26h

É fundamental debater que caminho seguir para construir uma escola melhor. Será que queremos uma escola "armazém/fábrica" ou uma escola de qualidade e com futuro? Até agora, não houve um Ministério da Educação capaz de investir na Escola Pública para o século XXI. Por Gonçalo Gonçalves.

Díaz Ayuso e Pablo Casado

Eleições em Madrid: Direita e extrema-direita reforçam maioria

5 de Maio, 2021 - 18:04h

O Partido Popular PP reforçou a sua posição à custa da hecatombe do centrista Cidadãos, seu ex-parceiro de coligação. Contudo, para governar, necessita do apoio do partido de extrema-direita Vox. Por Jorge Martins.

Estátua de Skënderbeu em Tirana,

Albânia: A História de um país instável

2 de Maio, 2021 - 12:01h

As recentes eleições legislativas na Albânia levaram-me a procurar na História alguns fenómenos que aquelas espelham, algo que não surpreende numa região onde a História está constantemente a vir ao de cima. Por Jorge Martins.

Edi Rama

Albânia: Socialistas obtêm terceira vitória consecutiva

30 de Abril, 2021 - 21:04h

Com a maioria absoluta alcançada no passado domingo, o primeiro-ministro Edi Rama irá para o seu terceiro mandato consecutivo à frente do governo albanês. Por Jorge Martins.

Cabo Verde: MpD mantém-se no poder, mas a estrutura do voto mudou

23 de Abril, 2021 - 16:01h

Apesar do triunfo, o MpD viu reduzir-se a sua votação. O PAICV, seu principal opositor, pouco ganhou. A UCID confirma-se como terceira força, apesar da fraca implantação na ilha de Santiago, onde está metade do eleitorado. Por Jorge Martins.

Boyko Borissov, primeiro-ministro búlgaro vota nas eleições legislativas. Foto do Gabinete de Imprensa do governo/EPA/Lusa.

Eleições na Bulgária: Vaga populista baralha jogo político

15 de Abril, 2021 - 09:11h

Os partidos conservador e social-democrata que alternavam no governo sofreram perdas significativas, a extrema-direita implodiu e os movimentos populistas e que apostaram na retórica do combate à corrupção tiveram um excelente resultado. Por Jorge Martins.

Eleições em Israel, mesa de voto em Jerusalem, 23 de março de 2021 – Foto de Abir Sultan/Epa/Lusa

Eleições em Israel: serão os islamitas a inesperada “boia de salvação” de Netanyahu?

9 de Abril, 2021 - 15:28h

A 23 de março, Israel foi a votos pela quarta vez em dois anos. O bloco de apoio a Benjamin Netanyahu - que integra partidos da direita e da extrema-direita - falhou, por dois lugares, a conquista da maioria no Parlamento. Artigo de Jorge Martins.

José Fernandes Alves.

Marxismo em Portugal: o contributo de José Fernandes Alves

6 de Abril, 2021 - 09:48h

Redator de jornais operários, tradutor e divulgador do marxismo, a ele se deve a primeira edição do Capital de Marx, em folhetim em A Voz do Operário. Feminista, também publicou A mulher e o socialismo de August Bebel. E, enquanto militante, usou o marxismo como referência teórica na sua ação. Por Luís Carvalho.

Assembleia de voto no Museu Van Gogh em Amsterdam, eleições legislativas na Holanda a 17 de março de 2021 – Foto de Jeroen Jumelet/Epa/Lusa

Eleições na Holanda: Anatomia de uma derrota da esquerda (2)

1 de Abril, 2021 - 18:59h

Publicamos aqui a segunda parte do artigo sobre as eleições na Holanda, realizadas a 17 de março, em que se registou o triunfo dos partidos liberais, a subida da extrema-direita e perdas nas principais forças políticas da esquerda. Artigo de Jorge Martins

Cartazes das eleições de 17 de março de 2021 na Holanda – Foto de Roel Wijnants/flickr

Eleições na Holanda: Anatomia de uma derrota da esquerda (1)

31 de Março, 2021 - 23:22h

Nas eleições gerais que decorreram na Holanda, a 17 de março, regista-se o triunfo dos partidos liberais, a subida da extrema-direita e perdas nas principais forças políticas da esquerda. Artigo de Jorge Martins

Pintura sobre a Comuna de Paris. Foto de Ittmust/Flick.

Viva a Comuna! Viva a classe destituinte: o proletariado!

28 de Março, 2021 - 18:10h

Quando a Comuna começa a disputar politicamente o velho mundo da burguesia, o sucesso dessa disputa existencial é como que proporcional à capacidade histórica da Comuna liquidar ou destituir as formas políticas do mundo burguês. O “programa” da Comuna é um “programa” radicalmente abolicionista. Por David Santos.

Mesa de voto nas eleições em Israel, 23 de março de 2021 – Foto de Atef Safadi/EPA/Lusa

Eleições em Israel: direita e extrema-direita vencem, esquerda sobrevive

24 de Março, 2021 - 11:01h

Nas eleições legislativas desta terça-feira, ainda não é claro se o bloco da direita nacional-liberal, religiosa e da extrema-direita, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, terá conseguido obter maioria absoluta no Parlamento. Por Jorge Martins

Videojogos: Um meio de propaganda?

23 de Março, 2021 - 12:39h

O mundo virtual continua em crescimento. Há vários movimentos orgânicos a formarem-se neste mundo, e alguns podem trazer danos reais. Acabemos com o ódio também no mundo virtual e aprendamos que a diversidade é desejável e maximiza o desenvolvimento sustentável desta indústria. Por Tiago Teixeira.

competição desportiva juvenil

O desporto como pilar da sociedade

12 de Março, 2021 - 17:02h

A pandemia da COVID-19 atingiu o coração do desporto, com um impacto negativo a vários níveis, desde o desportivo propriamente dito, como o económico e social. Por João Bárbara.

cabo ethernet

As assimetrias tecnológicas

11 de Março, 2021 - 18:00h

Encher a boca com o “ensino à distância", num país tão desigual tecnologicamente, entra nos limites do delírio se nos dermos ao trabalho de comparar, estudar, analisar e compreender como atingimos este nível de desequilíbrio. Por Rui Moreira.

A importância do 8 de março no contexto pandémico

8 de Março, 2021 - 09:16h

Muito mais que um dia festivo ou de lembranças, o 8 de março é um dia de luta contra o patriarcado. Deve, por isso, ser palco de reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade e de reivindicação dos direitos que ainda não foram conquistados. Por Beatriz Vieira e Iara Sobral. 

Raul Neves Dias. Foto : A Voz do Operário.

O sindicalista Raul Neves Dias, fundador do jornal A Batalha

3 de Março, 2021 - 14:50h

Operário gráfico, fundador e dinamizador de vários jornais operários, Raul Neves Dias foi militante do antigo Partido Socialista Português e marxista. O que ilustra a diversidade e complexidade do movimento sindical português no período da 1ª República. Por Luís Carvalho.

"Um acordo para destruir a Amazónia?" - imagem de Fridays for Future

Não ao acordo UE-Mercosul

1 de Março, 2021 - 17:12h

Ratificar este acordo é essencialmente dar um sinal verde para as aventuras políticas de uma extrema-direita crescente, que coloca o lucro acima de vidas humanas. É dar um sinal verde para uma lógica capitalista neocolonialista. Artigo de Abel Rodrigues.

Foto Nicolas Karim/Flickr

A importância das autarquias para o bem estar animal

27 de Fevereiro, 2021 - 19:45h

Num ano de eleições autárquicas, é imprescindível que o direito a viver com dignidade para todos os seres vivos faça parte da discussão política. Artigo de António Soares.

Páginas