Está aqui

Comunidade

Parque Aquático Oásis, Galveias

12 de Agosto, 2020 - 14:08h

Na entrada do caminho que hoje liga a rua de São João ao Parque Aquático Oásis, havia um portão de ferro enferrujado. Na distância desse terreno, pastavam rebanhos de ovelhas. Por José Luís Peixoto, no seu blogue de viagens.

Eusebio Leal Spengler – Foto da Academia Cubana de la Lengua

Morreu uma figura de culto de Cuba. Um herói da Revolução!

5 de Agosto, 2020 - 12:31h

Quando para receber a visita de importante ministra soviética resolveram alindar a “Plaza de armas” calcetando de novo a “rua de madeira” do tempo colonial, sem se preocuparem com o facto de estarem a destruir um importante património histórico da cidade de Havana, um jovem deitou-se no chão frente às máquinas: Só por cima do meu cadáver! Por José Manuel do Carmo em Havana

Cemitério Caju, Rio de Janeiro, 14 de julho de 2020 – Foto de António Lacerda/Lusa/Epa

Que solidariedade com o povo irmão brasileiro vitima de negação da covid-19?

3 de Agosto, 2020 - 10:49h

Qualquer manifestação de solidariedade, desde logo institucional no seio da CPLP, seria expectável para com todo este sofrimento do povo brasileiro. Texto de José Carlos Lopes

Racismo não é opinião, é crime (faixa) - Foto de Ana Mendes

O racismo começa na lei

1 de Agosto, 2020 - 17:04h

O problema começa na lei, e nos elementos do tipo do artigo 240º do código penal, uma redação voltada para o racismo orgânico e direto, negligenciando o facto de se tratar de uma opressão na maioria das vezes velada e indireta. Por Luís Martinho

Tartu, Estónia. Fotos de Julius Jansson, Jacques Bopp e José Luís Peixoto

Tartu, Estónia

31 de Julho, 2020 - 14:37h

O que estarão a dizer? Neste canto da Europa, o que saberão sobre o nosso canto? Por José Luís Peixoto, no seu blogue de viagens.

Educação especial - imagem retirada de Blog deAr Lindo

Incluir não é diluir os alunos com deficiência em respostas genéricas

31 de Julho, 2020 - 11:29h

É inegável a prioridade que deve ser dada aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, NEE, na frequência de ensino presencial, constituindo um grupo vulnerável ao ensino à distância, com consequências no seu desenvolvimento e aprendizagem. Texto de Jorge Humberto Nogueira

Fotografia de Patrícia Santos Pinto.

Badajoz, Espanha

30 de Julho, 2020 - 13:04h

Tinha 9 anos na primeira vez que atravessei esta fronteira. Na época, as formalidades aduaneiras eram um pouco mais exigentes. As diferenças entre um e outro lado eram muito maiores.

 

Por José Luís Peixoto, no seu blogue de viagens.

Está o património cultural indiano seguro na Índia hindu?

Está o património cultural indiano seguro na Índia hindu?

25 de Julho, 2020 - 17:25h

A reinvenção da "nacionalidade" e da "religião" é o principal objetivo do nacionalismo cultural hindu – que tem vindo a aumentar desde que Narendra Modi se tornou primeiro-ministro. Modi está a mudar a crença fundadora da Índia ao substituir o pluralismo religioso pela homogeneidade hindu – sob a bandeira do nacionalismo Hindutva. Artigo de Amit Singh.

Mesa de voto na cidade de Strumica, Eleições na Macedónia do Norte, 15 de julho de 2020 – Foto de Georgi Licovski/Epa/Lusa

Macedónia do Norte: um país com história conturbada

24 de Julho, 2020 - 16:02h

As eleições na Macedónia do Norte mostraram um país dividido com uma “salada” de divisões inter e intraétnicas e com uma tradicional fratura entre eslavos macedónios e a numerosa minoria albanesa. Artigo de Jorge Martins

José Luís Peixoto em Miami. Foto de Patrícia Santos Pinto.

Miami, Estados Unidos

24 de Julho, 2020 - 10:06h

Viva cada palmeira ao longo da Ocean Drive, as suas folhas aceitam a brisa, recebem-na com uma espécie de dança! Viva os óculos de sol e tudo o que são capazes de refletir! Vivam as veredas que levam à praia e que, ao fim do dia, trazem da praia, como se a derramassem pela cidade! Por José Luís Peixoto, no seu blogue de viagens.

Zoran Zaev líder da SDSM celebra a vitória nas eleições da Macedónia do Norte, 16 de julho de 2020 – Foto de Georgi Licovski/Epa/Lusa

Eleições na Macedónia do Norte: partidos albaneses sobem, esquerda entra no parlamento

23 de Julho, 2020 - 12:04h

A coligação Modjemo, formada em torno da SDSM (evolução da ex-Liga dos Comunistas), foi a mais votada, obtendo 35,9% dos votos e 46 lugares parlamentares. A coligação integrou, pela primeira vez, uma formação albanesa, o movimento BESA, conservador, mas pró-UE.  Artigo de Jorge Martins. 

Presidenciais na Polónia: o triunfo do “país profundo”

16 de Julho, 2020 - 13:20h

O atual presidente Andrzej Duda foi reeleito na segunda volta com 51,0% dos votos. Estas eleições mostravam o confronto entre uma Polónia moderna e outra conservadora, que acabou por vencer o ato eleitoral. Por Jorge Martins.

Escola Pública- Foto de Paulete Matos

(In)competência a metro

15 de Julho, 2020 - 13:03h

Avizinham-se mudanças na Escola Pública. Subtis, mas impactantes. A redução do distanciamento físico nas escolas a 1 metro sempre que possível é, porventura, a determinação mais chocante do Ministério da Educação. Texto de Luís Miguel Pereira

Andrzej Duda

Polónia: Duda reeleito com vitória apertada

13 de Julho, 2020 - 16:47h

O presidente reeleito apenas venceu em seis das 16 províncias do país, as do Leste e Sudeste, mas a sua superioridade nessas zonas foi suficiente para compensar as derrotas no resto do território. Por Jorge Martins.

Revolução, continuidade ou como as mudanças subtis por vezes são profundas

13 de Julho, 2020 - 13:43h

O bloqueio continua ativo e cada dia (literalmente) mais feroz. Mas Cuba deixou de o entender como desculpa para os seus problemas e compreendeu que tem condições para não ficar refém do que os EUA decidam. Por José Manuel do Carmo, em Havana.

Ana Pontón

Galiza e Euskadi: Esquerdas nacionalistas a subir, Unidas Podemos em forte queda

13 de Julho, 2020 - 12:21h

Numas eleições que mantiveram os governos regionais hoje em funções, a principal mudança foi o crescimento do Bloco Nacionalista Galego e do EH Bildu e a queda da Unidas Podemos, que perde representação no parlamento galego. Por Jorge Martins.

Foto de Jeffrey Riley, via www.joseluispeixotoemviagem.com

"Janelas Fechadas", por José Luís Peixoto

11 de Julho, 2020 - 15:00h

Vou no banco de trás, não estou atento à estrada, não ouço as conversas das pessoas que vão comigo na carrinha. Não sei se parámos por causa de um semáforo, se o carro da frente abrandou, se alguém ia a atravessar a estrada e tivemos de parar. Por José Luís Peixoto, no seu blogue de viagens.

Cartazes das eleições presidenciais na Polónia. Foto via Flickr de Timon91, licença creative commons: https://www.flickr.com/photos/timon91/

Presidenciais na Polónia: "Dois países” em renhido confronto

10 de Julho, 2020 - 23:01h

No próximo domingo, disputar-se-á a 2ª volta das eleições presidenciais na Polónia, opondo o atual presidente Andrzej Duda, do partido governamental Direito e Justiça (PiS), da direita reacionária, ao “marszalek” de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, da liberal-conservadora Plataforma Cívica (PO). Nela estarão em confronto duas visões do país, com clara tradução na sua Geografia Eleitoral. Por Jorge Martins.

A adaptação súbita e repentina para o Ensino à distância constatou-se um dos maiores entraves ao Ensino universal e igualitário, pondo a nu as desigualdades materiais e familiares dos alunos

A quem serve o ranking das escolas?

8 de Julho, 2020 - 08:57h

É no mínimo tragicómico o timing na divulgação do já habitual Ranking das Escolas, numa altura em que termina um ano letivo que consistiu num dos maiores desafios à Educação das últimas décadas. Texto de Afonso Silva.

Evolução das assimetrias regionais em Portugal

7 de Julho, 2020 - 23:35h

É corrente considerar que existe, em Portugal, um padrão de desigualdade regional opondo um litoral rico e desenvolvido a um interior pobre e subdesenvolvido. Não deixando essa perceção de ter um fundo de verdade, o certo é que a realidade não é assim tão linear. Por Jorge Martins.

Autocarro das carreiras urbanas suspensas adstrito a carreira específica para recolher o pessoal da saúde junto a um dos Centros de Saúde.

A pandemia vista de Havana

19 de Junho, 2020 - 17:36h

Casos iniciais importados por turistas, fronteiras fechadas e fortes medidas de confinamento, foi esta a resposta inicial de Cuba. Por José Manuel Carmo.

O Ensino à Distância não é a Escola, nem tão pouco a pode substituir – imagem retirada do site do Agrupamento de Escolas da Trafaria

Aprender com o E@D hoje para melhorar a Escola amanhã

18 de Junho, 2020 - 13:22h

Na reta final deste 3º período de Ensino à Distância, há reflexões necessárias para preparar aquilo que vai ser a abertura prevista das escolas em setembro. Texto de Jorge Humberto Nogueira, professor, mestre em Educação Especial e Inclusão.

Evolução das assimetrias na UE (2): O aumento das disparidades regionais

16 de Junho, 2020 - 10:02h

As áreas centrais das capitais crescem bem mais rapidamente que o resto do território, e em quase toda a União se verifica o definhamento progressivo de um grande número de áreas rurais. Por Jorge Martins.

Quando vivemos num Estado de Direito, com uma Constituição democrática, direitos, liberdades e garantias que estão relativamente firmes, temos que perceber o que isso implica para perceber o quão perigosas podem ser as vozes que tentam destruir toda esta configuração

A ameaça do populismo penal

14 de Junho, 2020 - 23:25h

Nestes dias urge recordar conceitos básicos, que numa sociedade contemporânea, democrática e estável como a nossa deviam estar claros e imaculados, mas que alguns têm tentado ultrajar, desvalorizar, criticar e pior, abolir, para perigo de todos nós. Texto de Afonso Maia da Silva.

Bandeira da União Europeia. Foto de Rock Cohen /Flickr.

Evolução das assimetrias na UE (1): Leste converge, Sul diverge

11 de Junho, 2020 - 10:25h

Com elevadas dívidas externas, economias muito assentes no turismo e afastada do centro do continente, a Europa meridional arrisca a tornar-se, a curto prazo, na área mais pobre do continente. Por Jorge Martins.

Páginas

TV.Esquerda

621568048563989

Republicamos no esquerda.net o vídeo do “Brasil de Fato” no dia em que o país atinge os 100 mil mortos, menos de 5 meses após a primeira morte registada pela covid-19.