A coordenadora do Bloco de Esquerda esteve nesta quinta-feira de manhã na Feira de Carcavelos, no concelho de Cascais, numa ação de pré-campanha, acompanhando Cecília Honório, candidata do Bloco à Câmara de Cascais. À margem da ação, Catarina Martins pronunciou-se sobre a notícia do “Jornal de Notícias”, acerca dos vistos gold.
De acordo com o JN, dos 5.243 vistos gold concedidos desde 2012, só oito apontaram para a criação de emprego. 4.945 vistos compraram casa (com valor igual ou superior a 500 mil euros) para terem autorização de residência, 290 foram obtidos pela transferência de capitais. No total, entraram 3.223 milhões de euros.
“O PSD disse que quem tem dinheiro pode ter todos os direitos para viver em Portugal e no Espaço Shengen europeu”, denunciou Catarina Martins, sublinhando que PSD/CDS não quiseram saber de onde vem o dinheiro “ou se tem ou não ligação a alguma atividade criminosa”.
“Quem não tem dinheiro, quem quer trabalhar, quem tem um contrato de trabalho, quem cá está e paga as suas contribuições, esses devem ser perseguidos se não forem portugueses” denunciou também a coordenadora bloquista, questionando: “Haverá discurso mais xenófobo e socialmente racista do que este? Do que dizer que se forem ricos, os emigrantes são bem-vindos, venha lá o dinheiro de onde vier. Se forem pobres e estiverem a trabalhar e a pagar as suas contribuições, fechamos-lhes a porta.” “Não é assim num país decente”, sublinhou a deputada.
“O PSD decidiu adotar numa das suas candidaturas um discurso xenófobo racista, como não tínhamos visto em Portugal até agora e que na verdade foi secundado pela direção do PSD”, acusou também Catarina Martins, salientando que “o racismo é utilizado para fazer o que pior se pode fazer na política, que é dizer a quem está mal que alguém que ainda está pior é culpado” da situação.
“É a política do pior tipo, que como sabem é utilizada na Europa pelo populismo de extrema-direita. Em Portugal, começou a entrar no discurso por via do PSD é absolutamente lamentável”, criticou ainda a coordenadora bloquista.