Está aqui

Victor Heringer (1988-2018)

O escritor carioca Victor Heringer foi encontrado morto esta quarta-feira, 7 de março, aos 29 anos. As causas são ainda desconhecidas.
Victor Heringer morreu aos 29 anos.
Fotografia do site do autor.

Victor Heringer foi o autor de “O amor dos homens avulsos”, lançado pela Companhia das letras em agosto de 2016, e finalista do Prémio Rio de Literatura, do Prémio São Paulo de Literatura e do Prémio Oceanos. A ação da narrativa, com o pano de fundo da evolução de um bairro suburbano fictício do Rio de Janeiro, gira em torno da história de afeto entre dois meninos, e foi escrita com o objetivo de “vencer a indiferença do mundo”. Decorre nos anos 70, e descreve a forma como a vida de um menino se transforma quando o seu primeiro amor é assassinado e como, já adulto, tenta exorcizar o trauma.

Em entrevista à Globo, aquando do lançamento do romance, Heringer falou da ternura como estratégia narrativa: “Eu, que antes buscava a saída pela ironia distanciada, pela teoria seca ou pela indignação paralisante, resolvi que a ternura pode ter uma potência também.” Foi graças a esta presença constante, e à sua adoção como estratégia, que Bolívar Torres considerou Heringer “um escritor a serviço da ternura”.

Este livro, publicado quando o autor tinha 27 anos, valeu-lhe rasgados elogios por parte da crítica brasileira, e Camila von Holdefer veio gabar-lhe a “escrita surpreendentemente madura” e o “apurado trabalho de linguagem, que evidencia uma noção de ritmo e sonoridade que parece intuitiva, revela uma voz que não fica a dever para os autores mais experientes.”

O autor escreveu ainda “Automatógrafo” (7Letras, 2011) e “Glória” (7Letras, 2012), que lhe valeu uma estátua de Jabuti em 2013. Em 2014, lançou “Lígia” (Egalaxia).

As causas da morte de Victor Heringer são ainda desconhecidas.

Termos relacionados Cultura
(...)