Viana do Castelo: Manifestação contra touradas nas festas da cidade

14 de agosto 2017 - 16:46

Grupo Antitouradas de Viana do Castelo convocou uma manifestação para dia 20 de agosto, por considerar “ofensivo” que a organização pró-touradas local queira dedicar tourada "à mulher de Viana", nas festas de Nossa Senhora da Agonia.

PARTILHAR
Cartaz do Grupo Antitouradas de Viana do Castelo.

Ana Macedo, dirigente do movimento antitouradas de Viana do Castelo em declarações à agência Lusa, referiu que a manifestação será um protesto “pacífico” convocado através do Facebook, em resposta ao movimento “Vianenses pela Liberdade” que pediu licenciamento para instalação de uma praça de toiros amovível, para a realização de uma tourada no próximo domingo, último dia das festas da Senhora da Agonia.

"Eles querem voltar. Nós não vamos deixar. Junta-te a nós", pode ler-se na publicação do movimento cívico antitouradas na sua página do Facebbok. O grupo “Vianenses pela Liberdade” conseguiram entre 2012 e 2015 realizar touradas, porque o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceitou as providências cautelares apresentadas, que acabaram por suspender os indeferimentos municipais.

Ana Macedo referiu numa publicação relativa ao protesto, marcado através das redes sociais, que: “Seria cómico se não fosse triste! "Homenagem à Mulher de Viana" é uma ideia ofensiva e que envergonha as boas gentes de Viana do Castelo... Acho que vamos ter de lhes explicar muito bem a quem devem dedicar os actos aberrantes de tortura com os quais se divertem e que nos saem a todos do bolso!”

Em 2015 e 2016, o movimento antitouradas e de defesa dos animais conseguiu afastar a realização de touradas através de manifestações e também com a oposição da Câmara Municipal de Viana do Castelo que não deu aval à realização dos espetáculos.

"Lamentamos que tenham dedicado uma coisa destas às mulheres de Viana. É ofensivo porque as mulheres de Viana são inteligentes e humanistas e não querem ter nada a ver com este tipo de coisa. Tudo faremos para que a manifestação seja muito participada, para, de forma pacífica, dizermos ‘não’ a um espetáculo que nos querem impor", referiu Ana Macedo.

Contactada pela Lusa, fonte autárquica informou que "o pedido de licenciamento está a ser apreciado".

O espectáculo tauromáquico está anunciada para 20 de agosto, dia dedicado às festividades em honra de Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores de Viana.

O movimento pró-touradas "Vianenses pela Liberdade" foi criado em 2009. A Câmara Municipal de Viana tinha aprovado uma declaração afirmando Viana como "antitouradas", prevendo não autorizar qualquer evento deste género em terrenos públicos ou privados desde que tal dependesse de decisão do município. O grupo pró-touradas tem conseguido, através de expedientes jurídicos realizar touradas.

O grupo antitouradas irá reafirmar a sua oposição aos espetáculos tauromáquicos na cidade de Viana do Castelo, já que considera que a “tortura de animais” deve ser excluída das atividades financiadas pelas entidades públicas da autarquia.

Para mais informações ver evento aqui.