Está aqui

Ver concertos na Gulbenkian e visitar o Museu? Temos programa!

As portas estão fechadas mas tudo passa através delas. A Fundação Gulbenkian disponibiliza grandes concertos diariamente, bem como uma visita virtual ao Museu. 
Filarmónica de Viena a tocar na Musikverein. Fotografia DR
Filarmónica de Viena a tocar na Musikverein. Fotografia DR

Portas fechadas e concertos cancelados, o anúncio é o mesmo que em tantos outros locais. Mas, em impercetíveis viagens no tempo e no espaço, a Gulbenkian leva-nos ao passado e a vários países da Europa através dos concertos que disponibiliza diariamente. 

Hoje, sexta-feira, às 19:00 estaremos na fila da frente no concerto da Orquestra Filarmónica de Viena. Mais cinco concertos serão disponibilizados nos próximos dias, sempre à mesma hora. 

O contexto é uma parceria da Gulbenkian com algumas das mais importantes salas europeias da rede ECHO (European Concert Hall Organisation) para partilhar na página de Facebook Gulbenkian Música um concerto por dia, todas as noites. Cada concerto será transmitido simultaneamente nas páginas de Facebook de todas as salas de concerto que aderiram à iniciativa. 

Agenda:
Sexta, 17 - Orquestra Filarmónica de Viena (Áustria)
Sábado, 18 - Orquestra Filarmónica Real de Estocolmo (Suécia)
Domingo, 19 - Orquestra de Câmara da Europa (Holanda)
Segunda, 20 - Orquesta Filarmónica de Viena com Martha Argerich (Áustria)
Terça, 21 - Orquestra Nacional da Hungria (Hungria)
Quinta, 23 - Wolfgang Muthspiel Large Ensemble feat. Ambrose Akinmusire (Alemanha)

Dos últimos dias estão ainda disponíveis conteúdos no site ou no facebook, dos quais podemos destacar o concerto de Paixão Segundo São Mateus de J.S.Bach pela orquestra e o coro da Gulbenkian, bem como a atuação do pianista Daniil Trifonov, tocando o único concerto para Piano e Orquestra de Schumann ao lado da mesma orquestra. Podemos ainda voar à Casa da Música para assistir a Amériques (1929) de Edgard Varèse, interpretado pela Orquestra Sinfónica do Porto. 

Quem no final tiver vontade e energia para visitar o museu, pode fazê-lo virtualmente, percorrendo cada sala da Coleção do Fundador e da Coleção Moderna e observando cada peça com todo o tempo do mundo. Quem nunca quis visitar um museu vazio, sem pressas nem atropelos? A visita aos jardins terá de ficar para mais tarde, talvez quando o sol voltar. 

Termos relacionados #FicaemCasa, Covid-19, Cultura
(...)