Vários movimentos e organizações convocam vigília contra garraiada na ESAV de Viseu

26 de maio 2018 - 13:21

A iniciativa, a realizar-se às 15h de dia 30 de maio, quarta-feira, na entrada da Escola Superior Agrária de Viseu, é organizada pelo Bloco de Esquerda e pela Viseu Animal Save com o apoio da Juventude Socialista, Porto Animal Save, Braga Animal Save, VeganHood, Acção Directa Norte de Portugal e Acção Directa Lisboa.

PARTILHAR

Em comunicado, os organizadores da vigília afirmam que “a garraiada é uma prática que inclui apenas tortura, sofrimento e exploração animal” e sublinham que “é muito claro que todo e qualquer tipo de actividades tauromáquicas tem vindo a perder adeptos em todo o mundo e Portugal não é excepção”.

“Existem apenas 8 países no mundo onde estas actividades ainda acontecem e não faz sentido o nosso país ainda ser um deles”, lê-se no documento.

De acordo com os movimentos e organizações envolvidos “usar animais para diversão não é cultura, não é diversão, não é justo e não faz parte de um país que se quer evoluído a todos os níveis”, sendo que a “garraiada é uma tradição dolorosa e carregada de crueldade”.

“Enquanto a garraiada não for abolida da nossa cidade, que nunca teve sequer espírito de qualquer tipo de actividade tauromáquica, não nos calaremos e não deixamos de lutar para nos aproximarmos de uma sociedade mais humana, com muito mais compaixão e amor pelos animais, à semelhança do que vemos acontecer em todos os países”, garantem.

Os organizadores da vigília silenciosa, a realizar-se às 15h de dia 30 de maio, quarta-feira, na entrada da Escola Superior Agrária de Viseu, apelam a uma mobilização massiva:

“Para esta vigília teremos vários activistas do país connosco, vamos mostrar que não estamos sozinhos enquanto viseenses nesta luta e que não se trata de uma opinião pessoal gostar ou não de garraiadas, mas sim uma questão de direitos dos animais não-humanos. E temos o dever de os defender quando eles não o podem fazer por si mesmos. Venham mostrar que não apoiam a garraiada, tragam amig@s e família. Toda a gente é importante, ainda que não possam estar o tempo todo”.

A iniciativa é organizada pelo Bloco de Esquerda e pela Viseu Animal Save com o apoio da Juventude Socialista, Porto Animal Save, Braga Animal Save, VeganHood, Acção Directa Norte de Portugal e Acção Directa Lisboa.