Está aqui

Unilabs: ex-deputado do PSD retira dias de férias e horas aos trabalhadores

Plataforma Resposta Solidária e Despedimentos.pt denunciaram abusos laborais aos 3.000 trabalhadores na empresa de análises clínicas e teste de diagnóstico. Dispensa de recibos verdes e banco de horas negativo fazem parte da receita.
Unilabs. Foto do despedimentos.pt.
Unilabs. Foto do despedimentos.pt.

É uma rede com mais de mil laboratórios de análise e diagnóstico médico e com mais de três mil trabalhadores no país. A Unilabs, que tem como CEO Luís Menezes, ex-deputado do PSD entre 2009 e 2014, está a impor “um vasto conjunto de abusos laborais” aos 3000 trabalhadores.

Segundo a Plataforma Resposta Solidária (PRS) e o Despedimentos.pt, a empresa está a dispensar recibos verdes, a forçar férias, a mudar trabalhadores de postos de trabalho e funções sem compensação e a criar um banco de horas negativo “para compensação futura” de forma a “ter uma bolsa de trabalho gratuito”.

Luís Menezes publicou um vídeo a 30 de março a explicar as medidas justificando-as com a “contingência de ter de adotar diversas medidas, urgentes e excepcionais, assegurando a sustentabilidade da empresa”. Estas medidas, segundo a Plataforma Resposta Solidária, são, contudo “na sua maioria, um abuso e desrespeito pelos direitos de quem trabalha”. A empresa que, segundo a mesma fonte, tem dado conta dos seus “avultados lucros" em Portugal, diz que pretende “encontrar respostas que ajudem a melhorar a vida das pessoas” e “ir mais além quando sabemos que é a coisa certa, quer nos tenham ou não pedido para o fazer”.

A PRS salienta que este discurso é “exactamente o oposto de deixar milhares de pessoas sem salário e guardar o dinheiro público na gaveta dos lucros”. Também o site despedimentos.pt diz que “infelizmente, a prática da empresa não parece estar sintonizada com este sentimento divulgado no vídeo”, referindo-se ao vídeo promocional lançado pela empresa ao serviço “Drive-Thru”, “dominado pelo registo emocional conferido pela narração da filha de uma “colaboradora” da Unilabs, que termina com um agradecimento “a todas as equipas que estão na linha da frente”.

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
Comentários (1)