Está aqui

Um milhão de barris à deriva num petroleiro avariado na Arábia Saudita

O Hapiness I, um petroleiro iraniano, avariou no Mar Vermelho junto à costa da Arábia Saudita. A tripulação foi resgatada e não se conhecem até ao momento fugas de combustível mas a situação levanta a preocupação de um possível derrame.
fabcom/Flickr

O petroleiro iraniano navegava a cerca de 70 quilómetros a sul da costa de Jeddah, na Arábia Saudita, na passada terça-feira, quando enviou um pedido de ajuda às autoridades locais em que reportou “falha do motor e perda de controlo”.

Do interior do Hapiness I foram resgatados os 26 tripulantes, 24 de nacionalidade iraniana e 2 do Bangladesh. Mas a bordo há ainda mais de um milhão de barris que levantam preocupações sobre a possibilidade de um derrame no Mar Vermelho. Isto apesar da agência de notícias iraniana ter garantido que só houve vazamento de petróleo na casa das máquinas do navio.

Por sua vez, as autoridades sauditas adiantaram esta quinta-feira que há várias agências governamentais envolvidas nas operações de salvamento da embarcação, incluindo a agência nacional de proteção ambiental, mas não deram nenhuma indicação sobre possíveis derrames.

Termos relacionados Ambiente
(...)