Está aqui

Um livro e três autores, segundo Teresa Rita Lopes

Numa obra que vai ser apresentada hoje em Lisboa, a catedrática Teresa Rita Lopes, defende que o Livro do Desassossego, de Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa, corresponde a "três monólogos".
Para a autora, "Os três monólogos do(s) livro(s) do Desassossego" são agora restituídos aos seus verdadeiros autores.

Em declarações à Lusa, a autora disse: "No plural?- Será a primeira surpresa (sobre a obra). É verdade: o Livro (do Desassossego) é três livros, assinado por três autores, perfeitamente diferenciados: o primeiro por Fernando Pessoa que, a certa altura, nomeou Vicente Guedes seu representante, o segundo, pelo Barão de Teive, e o terceiro por Bernardo Soares”.

Para Teresa Rita Lopes “ não há apenas um Livro do Desassossego, mas antes três Livros do Desassossego, que dão voz e palavras a três autores distintos: o jovem artista Vicente Guedes, decadente “dandy” e “blasé”; o frio Barão de Teive, dono de uma surpreendente austeridade de pensamento e de linguagem, e Bernardo Soares que, apesar de ser um simples ajudante de guarda-livros da baixa lisboeta, se tornou o semi-heterónimo pessoano mais conhecido e reconhecido, desde que se manifestou pela primeira vez, em 1929”, adiantou, por seu turno à Lusa, uma fonte da Global Editora, responsável pela edição do livro.

“Apresentar os escritos de Vicente Guedes como se tivessem saído da pena de Bernardo Soares, equívoco em que caem várias edições anteriores a esta obra, equivale a confundir as falas de diferentes atores e a criar uma cacofonia literária”, acrescentou a mesma fonte.

Para a autora, Os três monólogos do(s) livro(s) do Desassossego são agora restituídos aos seus verdadeiros autores, num gesto que resgata as intenções de Pessoa”.

Além de investigadora, Teresa Rita Lopes é também poetisa, dramaturga, investigadora literária e ensaísta e durante a ditadura viveu em Paris onde foi professora na Universidade Sorbonne Nouvelle, entre 1969 e 1982.

Actualmente é professora de Literaturas Comparadas na Universidade Nova de Lisboa que ajudou a fundar e é colaboradora regular em vários jornais e revistas nacionais e internacionais. Considerada uma das maiores especialistas de Fernando Pessoa já publicou vários escritos inéditos do poeta e coorganizou edições críticas da sua obra.

Termos relacionados Cultura
(...)