Está aqui

Turquia: Carga policial contra mulheres que cantavam “Um violador no teu caminho”

Centenas de mulheres concentraram-se em Istambul para cantar a música do grupo feminista chileno LasTesis. A polícia turca carregou várias vezes para dispersar as manifestantes e deteve seis mulheres, argumentando que a letra da canção, que denuncia a violência patriarcal, é “inaceitável”.
Reprodução de imagem de reportagem da Efe.

De acordo com a agência Efe, aproximadamente 300 mulheres reuniram-se no bairro de Kadiköy para, através da canção “Um violador no teu caminho” e da coreografia que lhe está associada, denunciarem e repudiarem a violência patriarcal sistémica existente.

As autoridades turcas, alegando que a letra da canção é “inaceitável”, retiraram o megafone às manifestantes e carregaram várias vezes para dispersar o protesto. Seis mulheres foram detidas.

“Um violador no teu caminho”, do grupo feminista LasTesis, da cidade chilena de Valparaíso, rapidamente escalou de um grito de revolta chileno para um hino feminista global que tem sido entoado em protestos do Chile a Bogotá, Nova Iorque, Madrid, Paris e Nova Deli.

Com frases como “o patriarcado é um juiz que nos julga por nascermos. E o nosso castigo é a violência que não vês” e “A culpa não era minha nem de onde estava nem de como vestia” é feita a denúncia do papel das instituições e desmonta-se a culpabilização da vítima”. Em contrapartida, os responsáveis são identificados: “o violador és tu” e “são os bófias, os juízes, o Estado, o presidente”.

 

Termos relacionados Internacional
(...)