Trinta famílias em risco de despejo em Vila Franca de Xira

O senhorio de seis prédios de Castanheira do Ribatejo onde vivem pessoas com baixos rendimentos comunicou aumentos de renda em mais do dobro que os moradores não podem pagar.
Castanheira do Ribatejo. Foto de Rúdisicyon/Wikimedia Commons.

Há cerca de trinta famílias em risco de despejo em Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira. Estas vivem em seis prédios e o senhorio comunicou um aumento da renda em mais do dobro.

A informação foi transmitida à Lusa pela Comissão de Utentes de Castanheira do Ribatejo. O seu presidente, Pedro Gago, indica que se trata de pessoas “com baixos rendimentos”, como o caso de Carina Soares que tem quatro filhos menores, um deles um bebé com trissomia 21, correndo ainda o risco “que lhe retirem os filhos”.

Esta explica a situação em que vive: “inicialmente recebemos uma carta a comunicar a cessação do contrato. Mais tarde, fomos contactados com uma proposta de renda de 680 euros. O meu marido é o único a receber salário e as terapias do Kiko (o bebé) são mais de 500 euros. Portanto, para nós é incomportável”. A moradora, cujo contrato de arrendamento terminar em janeiro, pediu ajuda à Segurança Social e à Câmara Municipal ainda sem resposta. Aliás, estas duas entidades também não comentaram a situação destes moradores quando contactadas pela Lusa.

A associação está a acompanhar o caso e diz que “as pessoas estão desesperadas e nós estamos empenhados em tentar ajudar, nem que seja a encontrar uma alternativa habitacional”. Carina Soares acrescenta: “acho que todos os moradores se devem juntar e protestar contra esta situação. O problema é que a maioria já perdeu a esperança e desistiu”.

Termos relacionados Sociedade