Numa manifestação de solidariedade, três alcaides de grandes cidades galegas estiveram no comício do Bloco de Esquerda em Braga. Os alcaides Martiño Noriega, de Santiago de Compostela, Jorge Suárez, de Ferrol, e Xulio Ferreiro, de A Coruña intervieram e comentaram nas suas páginas no tweeter a sua participação.
Jorge Suárez na sua intervenção falou de Ferrol, destacando que é a cidade chave do “movimento operário galego”, onde nasceu o sindicalismo galego. O alcaide também não esqueceu que nela “nasceu o maior fascista galego – Francisco Franco”.
Jorge Suárez foi eleito alcaide em 2015 na candidatura “Ferrol em Común”.

Xulio Ferrero é alcaide de A Corunha, tendo sido eleito em 2015 pela candidatura Marea Atlantica. Na sua intervenção sublinhou que são fundamentais as “políticas de proximidade” e, como tal, as “políticas dos concelhos, das autarquias”.
Martiño Noriega foi eleito alcaide de Santiago de Compostela, também em 2015, pela candidatura Compostela Aberta, uma “candidatura cidadã” com “pessoas de diferentes trajetórias e procedências diversas”.
Na sua intervenção, segundo as notas que publicou no tweeter, lembrou que é alcaide da capital da Galiza, “a cidade onde o Zeca Afonso tocou por primeira vez em público o 'Grandola'”.
Martiño Noriega refere que quando está em Portugal nunca se sente “estrangeiro”, mas sente-se sempre como se estivesse em casa. Apelou a que o Bloco construa uma alternativa que “mostre que também em Braga as coisas podem mudar” e sublinhou que há dois anos trabalham duro para "tornar possível o impossível", colocando o concelho ao serviço da cidadania.
Aquí @XulioFerreiro, @martinhonoriega e @Jorge_Suarez_F preparando a súa intervención en #Braga, no encontro municipalista de @EsquerdaNet pic.twitter.com/rQbzJI1XeF
— Marea Atlántica (@mareatlantica) September 22, 2017