Está aqui

Trabalhadores denunciam “farsa das AEC” num agrupamento de escolas de Sintra

No agrupamento de escolas Alfredo da Silva são assistentes operacionais que ficam com as crianças durante o tempo das Atividades de Enriquecimento Curricular e não professores formados para o efeito. Em protesto, os trabalhadores não docentes decidiram fazer greve entre segunda e quarta-feira da próxima semana.
Escola. Foto de Paulete Matos.
Escola. Foto de Paulete Matos.

Os trabalhadores não docentes do agrupamento de escolas Alfredo da Silva, em Sintra, vão realizar uma greve nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, a partir das 14 horas. Concentrar-se-ão também em frente à sede do agrupamento nestes dias. Em causa estão questões relacionadas com as Atividades de Enriquecimento Curricular.

Segundo a CGTP, os trabalhadores defendem que “as Atividades de Enriquecimento Curricular não podem ser uma farsa!” Recordam que de acordo com a Portaria n.º 644-A/2015, de 24 de agosto, as Atividades de Enriquecimento Curricular “são atividades de caráter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia na educação”, “são enriquecedoras do currículo e das aprendizagens” e devem “ser realizadas por Técnicos com Formação, nomeadamente Docentes”. Só que neste agrupamento de escolas “esta obrigação não está a ser cumprida”.

Ou seja, as crianças deviam estar a ter atividades formativas, artísticas, tecnológicas ou outras de caráter educativo “mas nada disso está a suceder pois não existem técnicos contratados para tais tarefas”. Assim, “as crianças não têm estas atividades e, ficam ao Cuidado das Assistentes Operacionais, nos pátios ou em Salas de aula, ou Biblioteca, quando as condições atmosféricas estão piores”.

Esta situação é classificada com “altamente incorreta e esgotante para as Assistentes Operacionais” e como um “simulacro de AEC”. Exige-se assim a concentração de técnicos habilitados para exercer estas funções “como sucede em todas as restantes Atividades de Enriquecimento Curricular de todo o país”.

Termos relacionados Sociedade
(...)