Trabalhadores de limpeza do Hospital de São João farão greve de quatro dias

Trabalhadores contratados pela empresa Euromex exigem ser tratados sem discriminação face aos colegas no mesmo local de trabalho. A paralisação tem início dia 15 de abril. Para dia 12, entre as 10h e as 12h30, está agendada uma concentração de protesto e denúncia em frente ao hospital.
Foto STAD (arquivo).

Com mais esta luta, os trabalhadores e as trabalhadoras do Hospital de São João, contratados pela Euromex, continuam a reivindicar a aplicação das tolerâncias de ponto, nos mesmos moldes em que estas são aplicadas aos trabalhadores do próprio estabelecimento de Saúde.

“Somos trabalhadores de limpeza, mas também temos família, por isso queremos passar a véspera de Natal e de Ano Novo, entre outros, com os nossos familiares”, assinalam em comunicado.

“Exigimos ser tratados com respeito e dignidade, somos trabalhadores de limpeza mas não somos lixo”, continuam.

O STAD - Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas, que convoca a paralisação, “tudo tem feito para resolver e ultrapassar este conflito”. No entanto, a empresa Euromex “não mostrou abertura para negociar uma solução para acabar com o conflito”. Na verdade, “durante as reuniões que existiram, a Euromex voltou atrás na negociação, não aceitando nada das propostas apresentadas pelo STAD”, lê-se no documento.

O STAD defende que “a empresa tem que criar condições para melhorar a vida dos trabalhadores, acabando com esta questão que discrimina os trabalhadores de limpeza hospitalar”.

Considerando que a “posição de intransigência da Euromex está errada”, os trabalhadores voltam à luta com uma greve de 96 horas, que se inicia dia 15, e uma concentração agendada para dia 12, entre as 10h e as 12h30, a ter lugar em frente ao Hospital de São João.

E deixam uma certeza: “Vamos continuar a lutar até que o problema seja resolvido em benefício dos trabalhadores”.

Termos relacionados Saúde